Dinâmica Populacional de Fitonematoides em Sistema Integrado de Produção de Milho

Autores

  • Guido Calgaro Junior Instituto Federal Goiano, Campus Iporá - Unidade de Laboratórios Educativos de Produção
  • Leonardo de Castro Santos Instituto Federal Goiano, Campus Iporá - Unidade de Laboratórios Educativos de Produção https://orcid.org/0000-0001-7366-4885
  • Tiago do Prado Paim Instituto Federal Goiano, Campus Iporá - Unidade de Laboratórios Educativos de Produção https://orcid.org/0000-0002-9486-7128
  • Estenio Moreira Alves Instituto Federal Goiano, Campus Iporá - Unidade de Laboratórios Educativos de Produção https://orcid.org/0000-0002-2208-7384
  • Giullia Manoela Moraes Silva Instituto Federal Goiano, Campus Iporá - Unidade de Laboratórios Educativos de Produção
  • Flavio Lopes Claudio Instituto Federal Goiano, Campus Iporá - Unidade de Laboratórios Educativos de Produção https://orcid.org/0000-0002-9664-1886

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v11i1.1745

Resumo

Os Sistemas Integrados de Produção Agropecuária vêm crescendo no Brasil como alternativa mais sustentável de produção de grãos bem como recuperação de áreas de pastagem em degradação. No entanto, têm-se poucas informações sobre a dinâmica de nematoides nesse sistema, os quais podem acarretar perdas de produtividade. Objetivou-se assim, verificar a dinâmica de fitonematoides durante a implantação do sistema integrado de produção com milho. O experimento foi conduzido em Iporá – GO, avaliando-se três tratamentos (épocas de plantio do milho) durante 14 meses de avaliação. A população e produção de matéria seca dos três componentes foram mensurados. Os tratamentos foram analisados por modelos mistos, efeitos fixos e aleatórios utilizados e as médias comparadas usando o ajuste de Tukey. Para avaliação da relação entre as variáveis, foram realizadas análises de correlação e componentes principais (PCA). Verificou-se que o aumento populacional de fitonematoides do gênero Pratylenchus e Criconemella está relacionado com as épocas do ano e com umidade do solo, destacando-se para a temperatura mais elevada. Não se observou correlação significativa entre produção de grãos e população de fitonematoides.  A população de fitonematoides não diferiu entre a área em que foi implantado o SIPA em relação a área de pastagem em degradação e de mata nativa (Cerrado). A implantação do SIPA não afetou a população de fitonematoides e estes não afetaram a produção do milho.

Biografia do Autor

Leonardo de Castro Santos, Instituto Federal Goiano, Campus Iporá - Unidade de Laboratórios Educativos de Produção

Engenheiro Agronômo, graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado e Doutorado em Agronomia pela UFG, tendo realizado Doutorado Sanduiche na Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia e Nematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: nematologia, levantamento, identificação, controle, manejo, manejo alternativo, resistência, indução de resistência, nematoides em grandes culturas e sistemas integrados de produção. Atuou como professor de ensino básico, técnico e tecnológico, do IF Goiano, Campus Iporá, nos cursos de Técnico em Agropecuária, nas disciplinas de Desenho Técnico e Construções Rurais, Administração Rural, Culturas Anuais, Extensão Rural e Associativismo e Projetos Agropecuários; Tecnologia do Agronegócio , na disciplina de Gestão de Culturas Anuais e Perenes; e no curso de Agronomia, nas disciplinas de Introdução à Agronomia, Metodologia Científica, Microbiologia Geral, Fitopatologia, Nematologia e Construções e Instalações Rurais, entre os anos de 2013 e 2017. Atua como professor no curso de Bacharelado em Agronomia, no IF Goiano, Campus Iporá, nas disciplinas de Fitopatologia e Nematologia. Esteve na Coordenação do Curso de Bacharelado em Agronomia, do IF Goiano, Campus Iporá entre 2013 e 2017. Atuou como coordenador do projeto "Avaliação da dinâmica populacional de nematoides em áreas com integração lavoura-pecuária no Bioma Cerrados" junto à Chamada CNPq-SETEC/MEC N º 17/2014, entre de março de 2015 à abril de 2018. Atualmente é Professor/Pesquisador do Instituto Federal Goiano, Polo de Inovação. Atua como responsável pelo Núcleo de Propriedade Intelectual da Unidade Embrapii-Tecnologias Agroindustriais, na cidade de Rio Verde, GO. Pertence ao quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia e Grãos - Mestrado Profissional, ministrando a disciplina de Manejo Integrado de Doenças, Propriedade Intelectual e Inovação no Agronegócio e Seminários Avançados em Bioenergia e Grãos.

Tiago do Prado Paim, Instituto Federal Goiano, Campus Iporá - Unidade de Laboratórios Educativos de Produção

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília - UnB (2010), Mestre em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (USP) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) (2012) e Doutor em Ciências Animais pela Universidade de Brasília - UnB (2018) com período de Doutorado Sanduíche na Colorado State University (CSU). Atualmente, é Médico Veterinário e Pesquisador do Instituto Federal Goiano, Campus Iporá. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos e Conservação dos Recursos Genéticos. Atua principalmente nos seguintes temas: recursos genéticos animais, sistemas de melhoramento dos animais domésticos, cruzamentos, raças compostas e sintéticas, raças localmente adapatadas, sistemas de produção integrados (integração lavoura-pecuária), ovinocultura e bovinocultura.

Estenio Moreira Alves, Instituto Federal Goiano, Campus Iporá - Unidade de Laboratórios Educativos de Produção

Pré-qualificado em Agropecuária (1995) pela Escola Agrícola Municipal de Barra do Garças-MT (Atual IFMT), Técnico em Agropecuária (1998) pela Escola Agrotécnica Federal de Cáceres-MT (Atual IFMT), Pós -Técnico em Zootecnia (1999) pela Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa-ES (Atual IFES), Engenheiro Agrônomo (2007) pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Tangará da Serra-MT, Especialista em Proteção de Plantas (2009) e Mestre em Agroecologia (2014) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Doutor em Ciências Agrárias (2019) pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Campus Rio Verde. Tem experiência em Agronomia, Agrossilvicultura (ILPF), Olericultura e Agroecologia. Atua como pesquisador em sistemas integrados de produção vegetal e animal, avaliando sistemas de produção com ruminantes, grandes culturas e hortaliças com enfase em agroecologia. Atua na função de Engenheiro Agrônomo no Instituto Federal Goiano - Campus Iporá, Iporá - Goiás.

Giullia Manoela Moraes Silva, Instituto Federal Goiano, Campus Iporá - Unidade de Laboratórios Educativos de Produção

Graduada em Agronomia pelo Instituto Federal Goiano, Campus Iporá. Foi estudante de iniciação cientifica PIBIC / IF Goiano. Atuando tambem como estagiária voluntária em projetos de extensão sobre lavoura-pecuária e áreas afins. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em sistemas agropastoris (ILP) e produção de abóboras.

Flavio Lopes Claudio, Instituto Federal Goiano, Campus Iporá - Unidade de Laboratórios Educativos de Produção

Graduado em Tecnologia em agronegócio, pelo IF Goiano-Campus Iporá. Formação em técnico em agropecuária pelo Instituto Federal Goiano. Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Agronomia e Zootecnia

Referências

Alves TCU, Da Silva RA, Borges DC, Motta LCC, Kobayasti L. Reação de cultivares de soja ao nematóide das lesões radiculares Pratylenchus brachyurus. Revista Biodiversidade, 10 (1): 73-79, 2011.

Asmus GL, Ishimi CM. Flutuação populacional de Rotylenchulus reniformis em solo cultivado com algodoeiro. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, 44 (1): 51-57, 2009.

Balbino LC, Barcellos AO, Stone LF. 2011. Marco referencial: integração lavoura-pecuária-floresta. Embrapa. Brasilia. 130p.

Bates D, Maechler M, Bolker B. lme4. 2011: Linear mixed-effects models using S4 classes.

Chiamolera FM, Dias-Arieira CR, Souto ER, Biela F, Cunha TPL, Santana SM, Puerari HH. Suscetibilidade de culturas de inverno a Pratylenchus brachyurus e atividade sobre a população donematóide na cultura do milho. Nematropica, 42: 267-275, 2012.

Cobucci T, Wruch FJ, Kluthcouski J. Opções de integração lavoura-pecuária e alguns de seus aspectos econômicos. Informe Agropecuário, 28 (240): 25-42, 2007.

Debiasi H, Franchini JC, Dias WP, Ramos Junior EUR, Balbino Junior AB. Práticas culturais na entressafra da soja para o controle de Pratylenchus brachyurus. Pesquisa agropecuária brasileira, Brasília, 51(10): 1720-1728, 2016.

Dong Z, Hou R, Chen Q, Ouyang Z, Ge F. Response of soil nematodes to elevated temperature in conventional and no tillage cropland systems. Plant and Soil: An International Journal on Plan-Soil Relationships, 373: 907-918, 2013.

Coolen WA, D'Herde CJ. 1972. A method for the quantitative extraction of nematodes from plant tissue. Ghent, State Nematology and Entomology Research Station. 77p.

Ferraz S. Reconhecimento das espécies de fitonematoides presentes nos solos do estado de Minas Gerais. Experientia (Brasil), 26 (11): 255-328, 1980.

Ferraz LCCB. O nematoide Pratylenchus brachyurus e a soja sob plantio direto. Revista Plantio Direto, Passo Fundo, 96: 23-32, 2006.

Freitas LG, Oliveira RDA de L, Ferraz S. 2014. Introdução a Nematologia. Departamento de Fitopatologia. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa. Minas Gerais. 92p.

Godoy CV, et al. Eficiência de fungicidas para o controle da ferrugemasiática da soja, Phakopsora pachyrhizi, na safra 2013/14: resultados sumarizados dos ensaios cooperativos. Embrapa Soja: Londrina, 103: 1-7, 2014.

Hugot JP, Baujard P, Morand S. Biodiversity in helminths and nematodes as a field of study: an overview. Nematology, 3: 199-208, 2001.

Inomoto MM. Avaliação de resistência de 12 hibridos de milho a Pratylenchus brachyurus. Tropical Plant Pathology, 36: 308-312, 2011.

Inomoto MM, Siqueira KMS, Machado ACZ. Sucessão de cultura sob pivô central para controle de fitonematoides: variação populacional, patogenicidade e estimativa de perdas. Tropical Plant Pathology, 36:178-185, 2011.

Inomoto MM, Asmus GL. 2013. Manejo de nematoides em sistemas consorciados. Estabilidade e produtividade, Dourados-MS, p. 1-8. In: Seminário nacional de milho safrinha, Embrapa Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste. 8p.

Jenkins WR. A rapid centrifugal-flotation technique for separating nematodes from soil. Plant Disease Reporter, 48 (9), 692p, 1964.

Lownsbery BF. Factors affecting population levels of Criconemoides xenoplax. Phytopathology, 51: 101-103, 1961.

Machado ACZ. Ameaças atuais dos nematóides à agricultura brasileira. Agricultural Science and Technology, 20: 26-35, 2014.

Machado ACZ, Amaro PM, Silva SAD. Two novel potential pathogens for soybean. PLoS One, 14 (8), 2019.

Mattos JKA, Huang SP, Pimentel CMRM. Grupos tróficos da comunidade de nematoides do solo em oito sistemas de uso da terra nos cerrados do Brasil central. Revista Brasileira de ciências do solo, 30: 267-273, 2006.

Mc Donald AH, Berg VD. Effect of watering regimen on injury to corn and grain sorghum by Pratylenchus species. Jounal of Nematology, Hanover, 25 (4): 654-658, 1993.

Moreira F. 2012. Manual de biologia do solo tropical. Instituto Nacional de Ecologia, 376p.

Rosa RCT, Moura RM, Pedrosa EMR. Efeitos do uso de Crotalaria juncea e Carbofuran em fitonematoides ectoparasitos de cana-de-açúcar, Brasilia. Fitopatologia brasileira, 29 (4): 447-449, 2004.

Santana SM, Dias-Arieira CR, Biela F, Cunha TPL, Chiamolera FM, Roldi M, Abe VHF. Plantas antagônicas no manejo de Meloidogyne incognita, em solo arenoso de área de cultivo de olerícolas. Nematropica, 42: 287-294, 2012.

Tomazini MD, Ferraz LCCB, Monteiro AR. Abundância e diversidade de nematoides em áreas contíguas de vegetação natural e submetidas a diferentes tipos de uso agrícola. Nematologia Brasileira, 32(3): 185-193, 2008.

Vilela L, Martha Junior GB, Marchão RL, Guimarães Junior R, Barioni LG, Barcellos AO. 2008. Integração Lavoura-Pecuária. p. 931-962. In: Faleiro FG, Farias Neto AL Eds. Savanas: desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais. Planaltina: Embrapa Cerrados; Brasília: Embrapa Informação Tecnológica.

Yorinori JT, Charchar MJD, Nasser LCB. 1993. Doenças da soja e seu controle, p. 333-390. In: Cultura da Soja nos Cerrados. Piracicaba.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Edição

Seção

Fluxo contínuo