Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice, LibreOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 3MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

    Não serão aceitos textos escaneados.

    Fotos, figuras e imagens deverão ter no máximo 200 dpis de resolução.


  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • As notas científicas somente poderão ter no máximo 10 páginas, seguindo o mesmo formato dos artigos.
  • A partir do mês de janeiro de 2016, a revista passa a aceitar artigos de revisão seguindo os mesmos trâmites dos artigos inéditos.

Diretrizes para Autores

Normas editoriais

1. Os textos da revista só serão publicados após o parecer do Comitê Editorial;
2. Todos os textos, artigos e notas científicas que vierem a ser aceitos devem guardar estreita relação com a temática da espeleologia;
3. Para a publicação de artigos ou notas científicas na revista, obrigatoriamente deverão ser seguidos os seguintes parâmetros:

Titulo do seu trabalho aqui

(Times New Roman, Centralizado, Tamanho 14)

 

Nomes do(s) autor(es), completos e por extenso

Instituição(ões)/empresa(s) a que se vincula(m) e email

 

 

 

(Times New Roman, centralizado, tamanho 10, itálico)

 

RESUMO

 

Palavras-chave:

 

Titulo do seu trabalho aqui em inglês

(Times New Roman, Centralizado, Tamanho 14)

 

 

ABSTRACT

 

Keywords:

 


 


1  INTRODUÇÃO

(Times New Roman, ALINHADO À ESQUERDA, TAMANHO 12)

 

Corpo do texto digitado em Times New Roman, 12, espaçamento simples e justificado

 

Figura 1 - Legenda (Times New Roman, normal, tamanho 10)

 

Tabela 1 - Legenda (Times New Roman, normal, tamanho 10)

 

2  MATERIAIS E MÉTODOS

(Times New Roman, ALINHADO À ESQUERDA, TAMANHO 12

 

Corpo do texto digitado em Times New Roman, 12, espaçamento simples e justificado

 

3  RESULTADOS E DISCUSSÕES

(Times New Roman, ALINHADO À ESQUERDA, TAMANHO 12

 

Corpo do texto digitado em Times New Roman, 12, espaçamento simples e justificado

 

4  CONCLUSÕES

(Times New Roman, ALINHADO À ESQUERDA, TAMANHO 12

 

Corpo do texto digitado em Times New Roman, 12, espaçamento simples e justificado

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

não É NUMERADA

(Times New Roman, ALINHADO À ESQUERDA, TAMANHO 12)

 

Corpo do texto digitado em Times New Roman, 12, espaçamento simples e justificado

 

EXEMPLOS

As referências bibliográficas devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023 da ABNT (Agosto/2002) com as adaptações descritas a seguir.

 

Livros:

SOBRENOME(S), NOME(s). Título em itálico: subtítulo normal. Edição. Local: Editora, ano. nº páginas.

 

SOUNIS, E. Bio-estatística: princípios fundamentais e metodologia estatística aplicada às ciências exatas. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1975. 230p.

 

Capítulos de livro:

 

SOBRENOME(S), NOME(s). Título do capítulo. In: SOBRENOME(S), NOME(s). Título do livro em itálico. Local: Editora, ano. capítulo, nº páginas.

 

BRIAN, M. V. Comparative aspects of caste differentiation in social insects. In: WATSON, J. A. L.; OKOT-KOTBER, N. M.; NOIROT, C. H. Caste differentiation in social insects. Oxford: Pergamon Press, 1985. cap. 4, p. 210-240.

 

Artigos:

 

SOBRENOME(S), NOME(s). Título do artigo. Título do periódico em itálico, local, volume, número, páginas consultadas, ano.

 

1. Até dois autores:

OLIVEIRA, F. C.; MATIAZZO, M. E. Metais pesados em latossolo tratado com lodo de esgoto e em plantas de cana-de-açúcar. Scientia Agrícola, Piracicaba, v. 58, n. 3, p. 581-593, 2001.

 

2. Mais de dois autores:

NOGUEIRA, T. A. R.; SAMPAIO, R. A.; FONSECA, I. M.; FERREIRA, C. S.; SANTOS, S. E. Metais pesados e patógenos em milho e feijão caupi consorciados, adubados com lodo de esgoto. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 331-338, 2007.

 

Monografias, Dissertações e Teses:

 

SOBRENOME(S), NOME(s). Título em itálico. Data. Número de folhas. Categoria da Tese (Graus e área de concentração) - Nome da Faculdade, Universidade, cidade, data.

 

BARFFI, M. H. Utilização da amoreira (Morus alba L.), cultivar Yamada para caprinos: curva de crescimento e disgestibilidade "in vitro". 1992. 35 f. Monografia (Trabalho de Graduação em Zootecnia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 1992.

 

MELO, V. P. Propriedades químicas e disponibilidade de metais pesados para a cultura de milho em dois latossolos que receberam adição de lodo de esgoto. 2002. 134 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2002.

 

MARQUES, M. O. Efeito da aplicação de lodo de esgoto na produtividade e qualidade da cana-de-açúcar. 1990. 164 f. Tese (Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1990.

 

Trabalhos apresentados em eventos:

 

SOBRENOME(S), NOME(s). Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, numeração., ano, local de realização. Tílulo em itálico...Local de publicação: Editora, data de publicação. Paginação.

 

LAW, C. N.; OWRLAND, A. J. Chromosome substituitions and their use in the analysis and prediction of wheat varietal performance. In: INTERNATIONAL WHEAT GENETICS SYMPOSIUM, 4., 1974, Missouri. Proceedings... Missouri: University of Missouri, 1974. p. 41-50.

 

FONSECA, I. M.; PRADO, R. M.; VIDAL, A. A.; NOGUEIRA, T. A . R. Efeito da escória de siderurgia e do calcário na disponibilidade de silício no solo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE SILÍCIO NA AGRICULTURA. 4., 2007, Botucatu. Anais... Botucatu: FCA, 2007. p. 26-29.

 

Fontes eletrônicas

 

Autor. Título do em itálico. Edição (se houver). Local de publicação (se houver): Editora (se houver), anos de publicação. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: data do acesso.

 

BRASIL. CONAMA. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução nº 375, de 29 de agosto de 2006. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res06/res37506.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2007.

 

Redação das citações dentro de parênteses

 

Citação com um autor: sobrenome grafado com a primeira letra maiúscula, seguido de vírgula e ano de publicação (Santos, 2008).

 

Citação com dois autores: sobrenomes grafados com a primeira letra maiúscula, separados pelo "e" comercial (&), seguidos de vírgula e ano de publicação (Santos & Silva, 2008).

 

Citação com mais de dois autores: sobrenome do primeiro autor grafado com a primeira letra maiúscula, seguido da expressão et al., em fonte normal, vírgula e ano de publicação (Santos et al., 2008).

 

Deve ser evitada a citação de citação, pois há risco de erro de interpretação.

 

Redação das citações fora de parênteses

 

Citações com os nomes dos autores incluídos na sentença: seguem as orientações anteriores, com os anos de publicação entre parênteses; são separadas por vírgula como segue: Santos et al. (2008), Santos & Silva (2008), Santos (2008).

 

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.