PROPOSTA PARA A DETERMINAÇÃO DE CAVERNAS DE DIMENSÕES NOTÁVEIS EM CAVERNAS FERRÍFERAS

Autores

  • Gilberto Nicacio Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável. Belém - PA
  • Allan Calux Vale S/A - Diretoria de Planejamento de Ferrosos - Gerência de Espeleologia Instituto de Geociências da USP – Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.
  • Amanda Queiroz de Paula Vale S/A - Diretoria de Planejamento de Ferrosos - Gerência de Espeleologia.
  • Iuri V. Brandi Vale S/A - Diretoria de Planejamento de Ferrosos - Gerência de Espeleologia.
  • Clovis Wagner Maurity Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável. Belém - PA
  • José O. Siqueira Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável. Belém - PA
  • Rodolfo Jaffé Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável. Belém - PA

Palavras-chave:

cavidades subterrâneas, dimensões notáveis, Carajás

Resumo

Com o intuito de contribuir com a definição de uma metodologia adequada para a seleção de excepcionalidades dimensionais, no presente trabalho: 1) Comparou-se diferentes metodologias para estabelecer a categoria “dimensões notáveis” utilizando uma amostra de 1451 cavernas ferríferas da Serra dos Carajás, Pará, Brasil; 2) Avaliou-se diferentes distribuições de probabilidade, de forma a determinar o melhor ajuste das medidas espeleométricas; e 3) Avaliou-se por meio de simulações a influência da assimetria na distribuição dos dados sobre as diferentes metodologias utilizadas para definir a categoria “dimensões notáveis”. Os resultados mostram que os diferentes métodos resultam em um número distinto de cavidades classificadas como de máxima relevância por dimensões notáveis. Conforme encontrado em trabalhos anteriores, as análises revelam que as variáveis espeleométricas utilizadas seguem uma distribuição log-normal. Finalmente, as simulações indicam que maioria dos métodos empregados são influenciados pelo grau de assimetria da distribuição dos dados. Com base nestes resultados, sugere-se o método de quartis como o mais indicado para estabelecer dimensões notáveis, já que ele foi o único que não foi influenciado pela assimetria na distribuição dos dados.

Biografia do Autor

Gilberto Nicacio, Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável. Belém - PA

Biólogo - Universidade Federal de Pernambuco Mestre em Biologia Animal - Universidade Federal de Pernambuco Doutor em Zoologia - Museu Paraense Emílio Goeldi

Downloads

Publicado

14/12/2017

Edição

Seção

Artigos