Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista CEPSUL – Biodiversidade e Conservação Marinha, publicada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul - CEPSUL/ICMBio, tem como objetivo divulgar pesquisas inéditas relacionadas aos ecossistemas costeiros e marinhos, em especial aquelas voltadas a sua conservação. Os manuscritos a serem apresentados poderão abordar os seguintes temas:

 - Bioinvasão;

- Ecologia de paisagens e de ecossistemas;

- Ecologia humana;

- Ecologia, evolução e biogeografia de populações e de comunidades de táxons marinhos e/ou costeiros;

- Educação Ambiental;

- Etnobiologia e etnoecologia;

- Fisiologia, morfologia, filogenia, genética e taxonomia de táxons marinhos e/ou costeiros;

- Gerenciamento costeiro;

- Gestão de recursos pesqueiros;

- Gestão socioambiental;

- Levantamento faunístico;

- Manejo de áreas protegidas;

- Monitoramento da biodiversidade;

- Oceanografia física ou química;

- Paleontologia;

- Pesca e aquicultura;

- Poluição marinha e toxicologia;

- Unidades de Conservação.

Tipos de manuscritos aceitos

 Artigo

Artigos originais em todas as áreas relacionados ao escopo da revista.

Artigo de revisão

Os artigos de revisão devem ser avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre determinado assunto. Devem ser descritos os métodos e procedimentos adotados para a revisão. O texto deve ser baseado em revisão atualizada da literatura. Tratando-se de temas ainda sob investigação a revisão deve discutir as tendências e linhas de investigação em curso.

Nota Breve

Esta forma de publicação representa informação sucinta e definitiva (em oposição aos resultados preliminares) que não se presta à inclusão num artigo típico e mais abrangente.

Opinião

Deve expressar o posicionamento do(s) autor(es) diante de algum tema atual e de relevância para a sociedade.

É importante que os fatos e argumentos sejam abordados com objetividade, compartilhando um ponto de vista, permitindo ao leitor construir sua própria opinião sobre o assunto.

Documentos técnicos

Documentos produzidos a partir de ações de pesquisa e monitoramento da biodiversidade costeira marinha no âmbito das unidades de conservação federais e centros de pesquisa e conservação do ICMBio. Diferem-se dos artigos científicos e notas técnicas por não seguirem uma estrutura única de organização de texto e número de páginas, bem como por serem avaliados somente no âmbito do Comitê Editorial. Constituem-se assim, em instrumentos de fácil divulgação de propostas, ações e resultados de pesquisas e monitoramento da biodiversidade costeira marinha.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos aprovados pelos Editores para avaliação por pares serão encaminhados para, no mínimo, dois avaliadores colaboradores da revista. A avaliação é feita pelo processo duplo-cego, no qual os avaliadores não têm acesso ao(s) nome(s) do(s) autor(es) e vice-versa. A avaliação é feita considerando a estrutura formal e conceitual do trabalho. Os avaliadores recomendarão a aceitação, a rejeição ou a solicitação de modificações obrigatórias. Cabe aos Editores a decisão final sobre a aceitação ou não do trabalho, com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores. 

As submissões serão avaliadas, conforme os critérios relacionados:

  • Estrutura formal

          -  Correção, clareza e coerência de linguagem

          -  Redação adequada do texto

          -  Conformidade e qualidade das tabelas, gráficos e ilustrações

  • Estrutura conceitual

          -  Abrangência e pertinência do conteúdo em relação à área

          -  Clareza e articulação dos conceitos e de ideias

          -  Atualização dos conceitos

          -  Originalidade

Periodicidade

Publicação continuada.

À medida que o manuscrito esteja revisado e editorado, o mesmo será publicado na Revista. No dia 31 de dezembro de cada ano, fecha-se o volume daquele ano.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.