Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • TIPOS DE MANUSCRITOS ACEITOS
    Artigo técnico-científico original
    A revista BioBrasil aceita submissão de artigos relacionados ao seu escopo e que demonstrem caráter inovador ou contribuam significativamente com os temas relacionados à linha editorial do periódico. Também aceita submissão de artigos que estejam em consonância com o tema específico da sessão temática, conforme detalhado nas chamadas de cada edição. Limite de até 8.000 (oito mil) palavras.

    Artigos de revisão bibliográfica
    A revista BioBrasil aceita submissão de artigos de revisão bibliográfica, que apresentem uma visão geral e sistemática sobre determinado assunto, considerando as diferentes perspectivas teóricas e práticas a partir dos estudos clássicos e atuais. Limite de até 8.000 (oito mil) palavras.

    Estudos de caso
    A revista BioBrasil aceita submissão de estudos de caso, com informações e descrições de casos individuais ou múltiplos de interesse do periódico. Limite de até 8.000 (oito mil) palavras.

    Artigo de opinião
    A revista BioBrasil aceita submissão de artigos de opinião, ainda que o posicionamento não reflita, necessariamente, o do periódico. Limite de até 1.000 (uma mil) palavras.
  • CONCORDÂNCIA DOS AUTORES

    É necessária a concordância de todos os autores do manuscrito submetido em relação ao conteúdo e à oportunidade de publicação, além de exigida a exclusividade, ou seja, o manuscrito não deve ter sido publicado ou submetido concomitantemente a outro periódico. 

     

    O autor que submete o artigo assume toda e qualquer responsabilidade pelas informações, que os demais autores estão de acordo com a submissão e que o artigo é inédito. Os conceitos e afirmações emitidas no artigo são de exclusiva responsabilidade dos autores. Contudo, o Conselho Editorial reserva-se o direito de solicitar ou sugerir modificações no texto original.

  • AUTORIA DAS FIGURAS

    Os gráficos, mapas, imagens e fotografias serão publicadas mediante concordância do autor, junto com seu nome para os créditos.

  • AVALIAÇÃO

    Os manuscritos submetidos à revista Biodiversidade Brasileira passam, primeiramente, pela avaliação Desk Review, etapa em que é verificada a adequação ao escopo da revista e às diretrizes da publicação, além da coesão, coerência e fluência do texto dentro dos padrões da norma culta do idioma em que foi escrito. Em seguida, o manuscrito é encaminhado para avaliação, quando o editor responsável convida, no mínimo, dois revisores com experiência/excelência na área temática do manuscrito para iniciar o processo de avaliação denominado duplo cego. Os pareceres emitidos pelos avaliadores vão subsidiar a decisão do editor. Uma vez aceito, o texto seguirá para edição de textos e posterior diagramação, sendo publicado em formato digital e, eventualmente, em versão impressa.

  • DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

    Biodiversidade Brasileira é uma revista de acesso livre. Todos os textos nela publicados podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as fontes. 

  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE


    Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, a não ser nos próprios artigospublicados.

  • DECLARAÇÃO DE ÉTICA


    A revista Biodiversidade Brasileira está comprometida com práticas que prezam pela ética e integridade da pesquisa. Assim, exige que os autores, os editores e os avaliadores tenham o mesmo nível de comprometimento. Para tanto, pauta-se em documentos orientadores como Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre Ética na Publicação – COPE, (disponível em http://publicationethics.org/) e o CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications do Conselho de Editores Científicos (Council of Science Editores – CSE), disponível em http://www.councilscienceeditors.org/wp-content/uploads/entire_whitepaper.pdf.

    Para garantir a clareza e transparência de todo o processo editorial, a BioBrasil estabelece os seguintes compromissos e exige o cumprimento por parte dos envolvidos:



    Compromissos dos Autores

    Os autores devem estar cientes das normas e orientações da revista BioBrasil, bem como comprometer-se a segui-las.
    Quando enviar um manuscrito para BioBrasil, o manuscrito não pode ter sido publicado ou submetido a outro periódico. O autor não pode enviar seu manuscrito para outro lugar enquanto estiver sendo considerado na BioBrasil.
    Responsabilizar-se pela informação sobre autoria ao submeter o manuscrito. Nomes deverão ser informados no momento da submissão, no preenchimento no sistema da revista. Caso solicitado pelos editores da revista, os autores têm o compromisso de declarar os papéis e responsabilidades de cada autor.
    Observar a coduta ética com relação às fontes de informação para assegurar a integridade da pesquisa. Os autores são responsáveis por citar todas as fontes utilizadas na sua pesquisa de forma adequada, conforme as Diretrizes para Autores e as normas da BioBrasil. O autor deve certificar-se das apropriadas citações e identificação das fontes no uso de materiais de terceiros.
    Se o manuscrito incluir comunicações pessoais, forneça uma declaração de permissão por escrito de qualquer pessoa citada. A permissão por e-mail é aceitável.
    BioBrasil não exige que todos os autores de um trabalho de pesquisa assinem a carta de apresentação no momento da submissão, nem impõem uma ordem na lista de autores. A submissão de um artigo a BioBrasil será entendida que todos os autores listados concordaram com todo o conteúdo. O autor correspondente é responsável por garantir que este acordo foi alcançado e por gerenciar toda a comunicação entre a publicação e todos os coautores, antes e depois da publicação.
    Agir de forma ética e não cometer plágio. O plágio é um comportamento antiético na publicação em todas as suas formas e é inaceitável.

    Compromissos da Equipe Editorial

    A equipe editorial se compromete a manter a confidencialidade a respeito do autor e de informações relacionadas aos manuscritos submetidos à revista durante todo o processo editorial.
    O rigor ético deve ser observado em todas as etapas do processo editorial. A equipe editorial não pode agir por interesse próprio nem tomar atitudes baseadas na subjetividade.
    A transparência deve acompanhar os editores ao longo do processo editorial, sendo obrigatória a observância da política da revista.
    Qualquer tipo de conflito de interesse deve ser comunicado ao editor, tão logo seja identificado. Se o conflito de interesse estiver relacionado ao editor chefe, este deve recusar a avaliação e repassar a atividade para os editores temáticos ou a um dos membros do Conselho Editorial.
    A base de avaliadores deverá ser atualizada constantemente, de acordo com o desempenho do avaliador.
    Orientar os novos membros do Conselho Editorial sobre as suas funções e sobre as políticas da revista.
    Investigar toda e qualquer suspeita de plágio nos manuscritos submetidos à BioBrasil, seguindo o fluxograma proposto pela COPE's Core Practices, disponível em https://publicationethics.org/core-practices.
    A BioBrasil reserva o direito de rejeitar um artigo mesmo depois de aceito, se ficar aparente que há sérios problemas com seu conteúdo científico ou que as políticas de publicação foram violadas.

    Compromissos dos Avaliadores

    Manter a confidencialidade das informações relacionadas ao manuscrito atribuído para a sua avaliação e parecer.
    Levar em conta o mérito da pesquisa e a Política Editorial do periódico ao avaliar o manuscrito.
    Agir de maneira isenta. A avaliação e a decisão não devem ser influenciadas de forma positiva ou negativa por motivações profissionais, pessoais e/ou financeiras, raciais, de origem étnica, de orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, orientação política ou classe social dos autores.
    Informar ao editor, imediatamente, caso identifique algum indício de má conduta (plágio, falsificação de dados, por exemplo).
    Informar ao editor quando não se sentir qualificado para avaliar um manuscrito por incompatibilidadetemática ou conflito de interesse.
    Apresentar pareceres objetivos e justificados, de forma a subsidiar a decisão final do editor.
    Agir com pontualidade. Caso o avaliador não consiga avaliar o manuscrito dentro do prazo previsto, cabe a ele notificar prontamente o editor, a fim de que o processo editorial não seja prejudicado. Ao aceitar a tarefa de emitir parecer sobre um manuscrito, é de responsabilidade do avaliador cumprir com os prazos estabelecidos pela revista.

    Conflito de Interesse

    Todos os autores são responsáveis por informar ao editor qualquer tipo de conflito de interesse potencial ou existente quando da submissão do manuscrito e/ou durante o processo editorial. O contato deverá ser feito mediante e-mail enviado para biodiversidade.brasileira@icmbio.gov.br.

    Igualdade de gênero e diversidade

    A revista BioBrasil repudia atitudes preconceituosas, racistas, discriminatórias de qualquer natureza ou que incitem à violência. A publicação compromete-se a buscar o equilíbrio de gênero em seu Conselho Editorial e no corpo de editores(as) temáticos(as), valorizando a pluralidade institucional e geográfica. .

Diretrizes para Autores

Normas de formatação

ATENÇÃO: Não serão aceitos manuscritos identificados com o nome dos autores ou com qualquer informação que permita a identificação.

Para artigo científico original

Tipo de arquivo 

Word ou DocX 

Fonte 

Times New Roman, tamanho 12 

Estrutura do manuscrito 

  • Título (em português, inglês e espanhol) 
  • Resumo (em português, inglês e espanhol) 
  • Palavras-chave (em português, inglês e espanhol) 
  • Introdução 
  • Material e Métodos 
  • Resultados 
  • Discussão 
  • Conclusão 
  • Agradecimentos (opcional) 
  • Referências 

Título 

Centralizado, com a primeira letra de cada palavra em caixa-alta e fonte em negrito. Obs.: é obrigatório o envio do título em três idiomas (português, inglês e espanhol). 

Palavras-chave, keywords e palabras clave 

Entre 3 e 4 palavras-chave. Não se deve repetir palavra do título. 

Obs.: é obrigatório o envio das palavras-chave em três idiomas (português, inglês e espanhol). Apenas a primeira letra da primeira palavra é maiúscula. Palavras separadas por ponto-e-vírgula. Ex.: 

Palavras-chave: Revisão; formatação; artigo.

Resumo, abstract e resumen  

Até 250 palavras. Deve contemplar: 

  • contexto: o resumo deve começar contextualizando o estudo; 
  • objetivo: indicar claramente o que o autor pretendia realizar; 
  • metodologia: incluir uma breve descrição dos materiais e métodos do estudo; 
  • resultados: resumir uma descrição dos resultados, enfatizando os dados mais relevantes; 
  • conclusões: devem responder os objetivos e evidenciar os principais achados do estudo com base no resultado e na discussão. 

Obs.: Não incluir referências e abreviaturas no resumo. 

A depender do idioma do manuscrito, a ordem éa seguinte: - Português: Resumo, Abstract, Resumen 

- Inglês: Abstract, Resumo, Resumen - Espanhol: Resumen, Resumo, Abstract 

Títulos dos tópicos principais do manuscrito 

Com as primeiras letras em caixa-alta, negrito, centralizados e numeração sequencial. Ex: 

1. Introdução 

Subtítulos 

Em negrito, com primeira letra maiúscula e numeração sequencial. Ex.: 

1.1. Área de estudo 

 

Para artigo científico de revisão bibliográfica

Tipo de arquivo 

Word ou DocX 

Fonte 

Times New Roman, tamanho 12 

Estrutura do manuscrito 

  • Título (em português, inglês e espanhol) 
  • Resumo (em português, inglês e espanhol) 
  • Palavras-chave (em português, inglês e espanhol) 
  • Introdução 
  • Desenvolvimento 
  • Conclusão 
  • Agradecimentos (opcional) 
  • Referências 

Título 

Centralizado, com a primeira letra de cada palavra em caixa-alta e fonte em negrito. Obs.: é obrigatório o envio do título em três idiomas (português, inglês e espanhol). Fonte tamanho14. 

Palavras-chave, keywords e palabras clave 

Entre 3 e 4 palavras-chave. 

Obs.: é obrigatório o envio das palavras-chave em três idiomas (português, inglês e espanhol). Apenas a primeira letra da primeira  palavra é maiúscula. Palavras separadas por ponto-e-vírgula. Ex.: 

Palavras-chave: Revisão; formatação; artigo. 

Resumo, abstract e resumen 

Até 280 palavras. 

Títulos dos tópicos principais do manuscrito 

Com as primeiras letras em caixa-alta, negrito, centralizados e numerados sequencialmente, começando com a Introdução, que recebe o número 1. Ex: 

1. Introdução 

Subtítulos 

Em negrito, com primeira letra maiúscula e numeração sequencial. Ex.: 

1.1. Área de estudo 

Estudo de caso

Tipo de arquivo 

Word ou DocX 

Fonte 

Times New Roman, tamanho 12 

Estrutura do manuscrito 

  • Título (em português, inglês e espanhol) 
  • Resumo (em português, inglês e espanhol) 
  • Palavras-chave (em português, inglês e espanhol) 
  • Introdução 
  • Descrição do caso 
  • Discussão 
  • Referências 

Título 

Centralizado, com a primeira letra de cada palavra em caixa-alta e fonte em negrito. Obs.: é obrigatório o envio do título em três idiomas (português, inglês e espanhol). Fonte tamanho14. 

Palavras-chave, keywords e palabras clave 

Entre 3 e 4 palavras-chave. 

Obs.: é obrigatório o envio das palavras-chave em três idiomas (português, inglês e espanhol). Apenas a primeira letra da primeira palavra é maiúscula. Palavras separadas por ponto-e-vírgula. Ex.: 

Palavras-chave: Revisão; formatação; artigo. 

Resumo, abstract e resumen 

Até 280 palavras. 

Títulos dos tópicos principais do manuscrito 

Com as primeiras letras em caixa-alta, negrito, centralizados e numerados sequencialmente, começando com a Introdução, que recebe o número 1. Ex: 

1. Introdução

Subtítulos           

Em negrito, com primeira letra maiúscula e numeração sequencial. Ex.: 

1.1. Área de estudo 

Para artigo de opinião

Tipo de arquivo 

Word ou DocX 

Fonte 

Times New Roman, tamanho 12 

Estrutura do manuscrito 

  • Título (em português, inglês e espanhol) 
  • Resumo (em português, inglês e espanhol) 
  • Palavras-chave (em português, inglês e espanhol) 
  • Introdução 
  • Reporte ao caso 
  • Discussão 
  • Referências bibliográficas 

Título 

Centralizado, com a primeira letra de cada palavra em caixa-alta e fonte em negrito. Obs.: é obrigatório o envio do título em três idiomas (português, inglês e espanhol). 

Títulos dos tópicos principais do manuscrito 

Com as primeiras letras em caixa-alta, negrito, centralizados e numerados sequencialmente, começando com a Introdução, que recebe o número 1. Ex: 

1. Introdução 

Subtítulos 

Em negrito, com primeira letra maiúscula e numeração sequencial. Ex.: 

1.1. Área de estudo 

Sobre figuras e tabelas

Tabelas 

Título abaixo da tabela 

Figuras (gráfico, mapa, imagem, fotografia e desenho) 

As figuras devem ser nítidas, preferencialmente coloridas, e seus títulos escritos na parte inferior. Quando o título da figura for maior do que uma linha, deve-se alinhar com a primeira letra. 

Para mencionar as figuras, pode ser usada a palavra completa (Figura 1) ou abreviada (Fig. 1). 

A fonte dos dados apresentados nas Figuras (Fonte:) deve ser inserida na parte inferior das figuras, no tamanho 10.

 

Citações e referências

Autores 

Exemplos de Referências 

Um autor 

Pereira (2020) ou (Pereira, 2020) 

Dois autores 

Pereira e Torres (2020) ou (Pereira e Torres, 2020) 

De três a seis autores 

Pereira et al. (2016) ou (Pereira et al., 2016) 

Obs.: a expressão latina et al. (que significa “entre outros”) fica sem itálico. 

Citação no texto dos autores com o mesmo sobrenome e data 

Por exemplo: (Alonso, 2001; Alonso, 2001) devem utilizar a letra do alfabeto para se diferenciar as citações (Alonso, 2001a e Alonso, 2001b). 

Atenção! As notas de rodapé não são aceitas. Na tabela, a seguir, há uma lista com as principais situações de citação e de referências. 

Livro

Um autor 

Pereira MG. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Porto Alegre: Guanabara Koogan; 2018. 

Mais de seis autores 

Cervo AL, Bervian PA. Metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall; 2002. 

Mais de seis autores 

Nelson B, Holmes PB, Mzadeh M, Xavier MSV, Esteves JC, Zhang L. Medical microbiology. 6thed. St. Louis: Mosby; 2002. 

Livro eletrônico

Sangenis LFC, Oliveira EFR, Carreiro HJS, editores. Formação de professores para uma educação plural e democrática: narrativas, saberes, práticas e políticas educativas na América Latina [Internet]. Rio de Janeiro: EdUERJ; 2018. [citado em 2019 set. 2]. Disponível em: http://books. scielo.org/id/ngnq4/pdf/sangenis- 9788575114841.pdf 

Capítulo de livro

Arellano MAM. OJS/SEER: uma ferramenta de software livre para periódicos científicos. In: Miranda A, Simeão E. Informação e Tecnologia: conceitos e recorte. Brasília: Universidade de Brasília; 2005. P. 220-228.

Artigo científico em periódico impresso

Lange E et al. Assistência domiciliar a idosos: fatores associados, características do acesso e do cuidado. Rev. de Saúde Pública. 2010; 44(6): 1102-1111.

Artigo científico em periódico eletrônico

Scucuglia CL, Creste JE. Diagnosis and recommendation integrated system (DRIS) of tomato in greenhouse. Hortic Bras. [Internet]. 2014 June [cited 2019 June 17]; 32(2):200- 4. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 05362014000200200&lng=en&nrm=iso 

Artigo científico com DOI

Carapeba MOL, Junior BR, Cervelatti MV, Guaresemin FAL, Guaresemin PAL, Abreu MAMM. Cutaneous epithelioid hemangioma of atypical location: a case report. J Bras Patol Med Lab. 2015 Feb;51(1):44-7. doi: 10.5935/1676-2444.201500 

Instituição como autor

Academia Brasileira de Letras. Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. Brasília: Academia Brasileira de Letras; 2009. [acesso em 11 abr 2022]; Disponível em http://www.academia.org.br. 

Site

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [homepage na internet]. Análise da disponibilidade domiciliar de alimentos e do estado nutricional do Brasil [acesso em 27 mar 2005]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. 

Anais

Kibana C, Corrêa R. Contribuição energética de um gerador fotovoltaico de grande porte conectado à rede para uma edificação de alto consumo e para seu alimentador. Anais do 3 Congresso Brasileiro de Energia Solar; 21-24 set 2010; Belém. Porto Alegre: ABENS; 2010. p.1-2. v.1. 

Dissertação/tese

Godinho AMM. Análise da simulação computacional da produtividade de cultivares de cana-de-açúcar no Oeste Paulista [tese]. Presidente Prudente: Universidade do Oeste Paulista; 2019. 72 f. 

Legislação

Constituição Federal 

Presidência da República (Brasil). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal; 1988. 

Decreto 

Decreto n. 9.977, de 19 de agosto de 2019 (Brasil). Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto e o Comitêde Investimentos e Negócios de Impacto. [Internet]. Diário Oficial da União. 2019 ago. 19 [citado em 2019 ago. 23]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019- 2022/2019/ decreto/D9977.htm

Lei                                                                                          

Presidência da República (Brasil). Lei complementar no 168, de 12 de junho de 2019. Autoriza, no prazo que específica, o retorno ao Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) dos optantes excluídos desse regime tributário em 1º de janeiro de 2018. [Internet]. Diário Oficial da União. 2019 jun. 12 [citado em 2019 ago. 22]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp168.htm 

Observações: 

• unidade de medida: colocar um espaço depois do número. Ex.: 8 km, 27 ha; 

• grafia adotada pela BioBrasil: habitat, os habitat; unidades de conservação (UCs); PARNA de Brasília. 

Dúvidas: 

• biodiversidade.brasileira@icmbio.gov.br 

 

Referências 

Oliveto FA, Araújo EPO, Paixão C, Mendes KR. Introdução à comunicação científica. In: Oliveto FA, Araújo EPO, Paixão C, Mendes KR. Curso avaliadores de artigos científicos. Brasília: ENAP [E-book]; 2021. p. 14-20. 

Patrias K. Citing medicine: the NLM style guide for authors, editors, and publishers [Internet]. 2nd ed. Wendling DL, technical editor. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2007 - [updated 2022 Apr 12]. Available from: http://www.nlm.nih.gov/citingmedicineNLM

Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás

O território de Carajás abriga um maciço florestal bem preservado em meio a paisagem fortemente degradada no sudeste do Pará. É composto por seis unidades de conservação de diferentes categorias e uma terra indígena (chamadas de Mosaico Carajás, embora não reconhecido oficialmente), com grandes jazidas minerais em exploração em duas das unidades de conservação, que geram muitos desafios para a conservação dentro e fora das áreas protegidas e uma imensa demanda relacionada a manifestação para o licenciamento ambiental. Geram também oportunidades financeiras e de arranjo institucional para implementação de diversos componentes da agenda de conservação e uso sustentável. Neste cenário, a gestão das UCs Federais integrantes do território de Carajás tem priorizado ampliar o conhecimento sobre a Amazônia para otimizar a gestão do território traçando ações para a elaboração do plano de pesquisa para o território de Carajás, com a indicação de diretrizes e estudos prioritários para a gestão das UCs, além de implementar os protocolos de monitoramento da biodiversidade no âmbito do Programa Monitora. Nesse sentido, o NGI Carajás, por meio de uma edição temática do CGBio na BioBrasil, pretende divulgar para um público abrangente os resultados de estudos realizados com foco na Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás, podendo contemplar análise de questões relevantes para o público em geral, bem como para os tomadores de decisão

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.