TRANSITORY AQUATIC TAXOCENOSIS IN TWO NEOTROPICAL LIMESTONE CAVES

Autores

  • Marconi Souza Silva UNILAVRAS – Centro Universitário de Lavras- Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas
  • Cristhiane Carvalho Souza Liria UNILAVRAS – Centro Universitário de Lavras- Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas
  • Francisco Alexandre C. Sampaio UFLA - Universidade Federal de Lavras - Laboratório de Ecologia Subterrânea - Departamento de Biologia/Setor de Zoologia
  • Rodrigo Lopes Ferreira UFLA - Universidade Federal de Lavras - Laboratório de Ecologia Subterrânea - Departamento de Biologia/Setor de Zoologia.

Palavras-chave:

Riqueza, composição de espécies, taxocenses, espécies transitórias, cavernas.

Resumo

Nos ambientes cársticos, áreas de recarga hídrica são caracterizadas por feições externas, que capturam e veiculam as águas superficiais para compartimentos subterrâneos. O presente estudo teve com objetivo avaliar os efeitos das flutuações naturais de curto prazo no nível da água na composição e abundância das taxocenoses zooplanctônicas e ictiofauna no interior de duas cavernas calcárias. A água da chuva é filtrada através do exocarste acima das cavernas e goteja pelos  espeleotemas. Além disso, pode ser também canalizada por meio de enxurradas, inundando parcialmente o piso das cavernas e misturando-se à água do lençol freático. Nas enxurradas são transportadas argila, troncos, folhas e fezes bovinas que se acumulam no piso das cavernas. Foram encontrados 3 grupos de invertebrados zooplanctônicos (Copepoda, Protozoa e Rotifera) e 3 táxons bentônicos/nectônicos (Annelida, Culicidae e Hyalella sp.), além de onze espécies de peixes (Characiformes e Siluriformes). Os eventos de inundação permitem que espécies de peixes e do zooplâncton oriundas do ambiente epígeo, tenham acesso e explorem locais inacessíveis da caverna durante a estação seca do ano. Ao final das estações chuvosas, aqueles organismos aprisionados em corpos de água temporários morrem e pode servir de recurso alimentar para outras espécies terrestres.

Biografia do Autor

Marconi Souza Silva, UNILAVRAS – Centro Universitário de Lavras- Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas

UNILAVRAS – Centro Universitário de Lavras- Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas

Cristhiane Carvalho Souza Liria, UNILAVRAS – Centro Universitário de Lavras- Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas

UNILAVRAS – Centro Universitário de Lavras- Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas

Francisco Alexandre C. Sampaio, UFLA - Universidade Federal de Lavras - Laboratório de Ecologia Subterrânea - Departamento de Biologia/Setor de Zoologia

UFLA - Universidade Federal de Lavras - Laboratório de Ecologia Subterrânea - Departamento de Biologia/Setor de Zoologia.

Rodrigo Lopes Ferreira, UFLA - Universidade Federal de Lavras - Laboratório de Ecologia Subterrânea - Departamento de Biologia/Setor de Zoologia.

UFLA - Universidade Federal de Lavras - Laboratório de Ecologia Subterrânea - Departamento de Biologia/Setor de Zoologia.

Downloads

Publicado

13/08/2012

Edição

Seção

Artigos