DA FORMAÇÃO DA CAVERNA À FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Autores

  • Rodrigo Lopes Lopes Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Laise Vieira Gonçalves Universidade Federal de Lavras
  • Tarsila de Melo Raposo
  • Ana Cristina Morgado
  • Virgílio Couto Neto

Palavras-chave:

Formação de educadores, Cavernas, Ensino de ciências, Concepções alternativas, Imaginário.

Resumo

Utilizando assuntos tão pouco explorados em sala de aula, a espeleologia serviu como temática principal para esta pesquisa, contribuindo para uma reflexão mais ampla acerca da formação de educadores. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância de uma formação acadêmica que possibilite o professor valorizar as vivências de seus alunos para a aprendizagem de conceitos formadores, e não só científicos, bem como levantar dados específicos sobre concepções alternativas sobre os assuntos de espeleologia. Para tal, fez-se um levantamento bibliográfico de livros didáticos e também das concepções alternativas sobre o assunto, com estudantes de duas escolas estaduais de Belo Horizonte, MG e de licenciandos em Ciências Biológicas da UFMG. Através de um questionário, os estudantes caracterizaram uma caverna dentro de suas concepções pessoais. Todas as respostas foram, posteriormente, analisadas. Observou-se que a grande maioria dos estudantes utilizou o senso comum e o imaginário para resolver as questões propostas ou representar uma caverna. Já os universitários ignoraram tais estratégias, apoiando-se exclusivamente no conhecimento científico, muitas vezes errôneo.

Downloads

Publicado

08/08/2014

Edição

Seção

Artigos