Comportamento da produção total e por estado, frota permissionada e balança comercial de sardinha-verdadeira.

Autores

  • Jose Dias Dias-Neto IBAMA
  • Geovânio Milton Oliveira de IBAMA
  • Geraldo Clelio Batista dos Santos IBAMA

DOI:

https://doi.org/10.37002/revistacepsul.vol2.30434-49

Palavras-chave:

Pesca de Sardinha, Produção, Colapso da produção, Frota de cerco, Balança comercial.

Resumo

A partir de 2001 ocorreu uma nova, lenta, mas continuada, recuperação da produção de sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis), atingindo 83.920 t, em 2009. A queda de produção em 2010, da ordem de 30,59 %, em relação a 2009, indica a possibilidade de um novo ciclo de declínio, que pode levar a mais um grande colapso na pescaria de sardinha-verdadeira, se medidas urgentes não forem tomadas por parte dos gestores. A grande dinâmica de barcos permissionados, de ano para ano, pode apontar para um descontrole no sistema de Registro Geral da Pesca (RGP) ou, até, irregularidades no processo de renovação de permissões de pesca, ou fornecimento de novas permissões, quando o esforço de pesca dessa frota é limitado há mais de três décadas, levando a que se recomende avaliação rigorosa por parte das autoridades competentes. Agrava esse quadro a recomendação, ainda em 2006 (CERGOLE; DIAS-NETO, no prelo), para que o esforço de pesca total fosse reduzido para 80 barcos-padrão em vista do elevado nível de esforço de pesca observado. A balança comercial, a exceção de 1997, sempre foi negativa, ocorrendo, entretanto, variação anual das importações brasileiras, dominando o quadro de maiores quantidades quando as produções nacionais foram baixas. Ocorreu, ainda, tanto nas exportações quanto nas importações, significativo incremento nos preços (em dólar) por quilo de sardinha comercializada nos últimos anos.

 

Biografia do Autor

Jose Dias Dias-Neto, IBAMA

Engenheiro de Pesca, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Analista Ambiental da COOPE/CGFAP/DBFLO-IBAMA . Pesca Marinha, Avaliação de Estoques, Biologia Pesqueira, Política Pesqueira.

Geovânio Milton Oliveira de, IBAMA

Engenheiro de Pesca e Analista Ambiental da COOPE/CGFAP/DBFLO-IBAMA. Pesca, Estatística, Avaliação de Estoques, Biologia Pesqueira.

Geraldo Clelio Batista dos Santos, IBAMA

Engenheiro de Pesca e Analista Ambiental da COOPE/CGFAP/DBFLO-IBAMA. Pesca, Estatística, Biologia Pesqueira.

Downloads

Publicado

30/12/2011

Edição

Seção

Opinião