Revisão bibliométrica de estudos da avifauna no Ecossistema Babitonga, Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Alexandre Venson Grose UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE
  • Daniela Fink Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente, Universidade da Região de Joinville, Rua Paulo Malschitzki, 10, Campus Universitário, Distrito Industrial, Bloco A, sala 227b, CEP 89219-710, Joinville, SC, Brasil.
  • Marta Jussara Cremer Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente, Universidade da Região de Joinville, Rua Paulo Malschitzki, 10, Campus Universitário, Distrito Industrial, Bloco A, sala 227b, CEP 89219-710, Joinville, SC, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37002/revistacepsul.vol8.676eb2019005

Palavras-chave:

ameaças, aves, conservação, habitat, riqueza

Resumo

A baía Babitonga vem sofrendo forte especulação imobiliária, incluindo a construção de grandes empreendimentos, o que vem reduzindo significativamente os ambientes naturais na região. Esta ocupação necessita de esforços que busquem a gestão integrada destes impactos. O presente artigo foi elaborado seguindo um roteiro proposto pelo Grupo de Pesquisa Babitonga. Desta forma, foram abordados os assuntos: 1) principais iniciativas e projetos de pesquisa e ação em andamento ou realizados; 2) diversidade de espécies nativas, exóticas/invasoras; 3) diversidade e heterogeneidade de ecossistemas e habitats importantes para o componente na área de estudo; 4) as pressões sobre estas espécies e habitats e; 5) a relevância das populações de espécies-chave em nível regional e/ou nacional. Foram identificados 50 estudos já realizados, que tratam principalmente do levantamento de espécies (53,1%), da reprodução (28,6%), do comportamento (8,16%), da ocorrência de patógenos (6,1%), da dieta e de aspectos relacionados à história natural (2,04%). A riqueza estimada para este para a região da Babitonga foi de 474 espécies, o que representa 70% da avifauna de Santa Catarina. Devido à complexidade de ambientes o a região abriga pelo menos 40 espécies ameaçadas de extinção, assim como espécies migrantes de origem neártica e do extremo sul do Hemisfério Sul. Devido a esta grande riqueza da região, é importante a continuidade dos estudos, principalmente em municípios onde a avifauna é pouco conhecida. Vários aspectos biológicos ainda carecem de informações mais precisas para grande parte destas espécies. Ações que visem garantir a manutenção destas populações, incluindo estudos que possam ampliar o conhecimento sobre avifauna local e acompanhar as alterações a longo prazo são de grande importância. Alguns aspectos são apresentados e precisam ser considerados diante de novas intervenções na região.

Biografia do Autor

Alexandre Venson Grose, UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE

Ornitólogo

Downloads

Publicado

25/10/2019

Edição

Seção

Artigo de revisão