NOVOS DADOS PRELIMINARES SOBRE O PADRÃO BIOGEOGRÁFICO DE Spelaeogammarus trajanoae Koenemann & Holsinger, 2000(Amphipoda: Bogidiellidae) NO AQUÍFERO CÁRSTICO DA BACIA DO RIO SALITRE, CENTRO NORTE DO ESTADO DA BAHIA.
Autores
André Vieira Araújo
IFSertão - Pe; UFBA; SEA.
Luiz Rogério Bastos-Leal
UFBA
Doriedson Ferreira Gomes
UFBA
Palavras-chave:
Hidroquímica, Água subterrânea, Amphipoda.
Resumo
A distribuição da espécie Spelaeogammarus trajanoae, crustáceo aquático pertencente à ordem Amphipoda e endêmico das cavernas do norte da Bahia foi determinada em sete cavernas distribuídas no sentido norte-sul do aquífero cárstico da Bacia do rio Salitre, foi também analisada as condições hidroquímica de cada ponto amostrado. Os crustáceos encontrados habitam exclusivamente águas subterrâneas. Essa distribuição localizada pode sugerir uma dispersão na direção do fluxo dentro do aquífero. Os resultados mostram que apesar do aquífero possuir três diferentes classes químicas de água, essa condição parece não afetar a distribuição da espécie. A vicariância aliada a mudanças climáticas pode ter um papel maior que a dispersão para explicar a distribuição das populações, visto que, apesar do crustáceo ser encontrado em cavernas separadas por mais de 200 km de distancia ele está ausente em cavernas conectadas hidraulicamente e por vezes está limitado a um único ponto no interior de cavernas extensamente alagadas sugerindo baixo poder de dispersão.
Biografia do Autor
André Vieira Araújo, IFSertão - Pe; UFBA; SEA.
Graduado em Biologia pela UNEB mestrando em Hidrogeologia UFBA, Professor efetivo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano e presidente da Sociedade Espeleológica Azimute. (SEA).
Luiz Rogério Bastos-Leal, UFBA
Núcleo de estudos hidrogeológicos e meio ambiente da UFBA (Nehma)