Aspectos geológicos da Baía Babitonga, estado de Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Celso Voos Vieira Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Norberto Olmiro Horn Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Carlos Ferreira Melo Júnior Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.37002/revistacepsul.vol10.681eb2021003

Palavras-chave:

Geologia, unidade litoestratigráfica, sistema deposicional, planície costeira, mapeamento geológico.

Resumo

A geologia dos ambientes costeiros apresenta uma dinâmica muito particular com a ação de inúmeros agentes em sua formação e forte ação antrópica. Os estudos e pesquisas que possam contribuir no mapeamento e identificação dos agentes atuantes na formação dos ambientes costeiros da Baía Babitonga, tornam-se valiosos para o entendimento e o preenchimento de lacunas na evolução dos ambientes costeiros. O presente estudo realizou uma revisão bibliográfica das pesquisas de cunho geológico na Baía Babitonga. O resultado da revisão bibliográfica dos aspectos geológicos identificou que houve uma grande evolução das pesquisas desde 1947, com uma tendência de especialização das pesquisas, redução das áreas investigadas e detalhamento das características das unidades litoestratigráficas e deposicionais. Também foi identificado uma anormalidade na distribuição espacial dos estudos com a formação de lacunas ao longo da Baía Babitonga.

Biografia do Autor

Celso Voos Vieira, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui Graduação em Geografia com Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, área de concentração em Utilização e Conservação de Recursos Naturais (UCRN) na linha de pesquisa em Oceanografia Costeira e Geologia Marinha. Atua como docente nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Biologia e Biologia Marinha, Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

Norberto Olmiro Horn Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Norberto Olmiro Horn Filho é graduado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1979), mestre em Geociências (Geologia Marinha) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutor em Geociências (Geologia Marinha) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando junto ao Departamento de Geociências e Programa de Pós-graduação em Geografia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, ministrando aulas na pós-graduação e graduação em Geografia, Oceanografia e Geologia. Coordenou durante o período de 2002 a 2006, o Programa de Pós-graduação em Geografia. Tem experiência na área de Oceanografia Geológica, com ênfase em Sedimentologia Marinha, enfocando principalmente os seguintes temas: sedimentologia, geologia costeira, geomorfologia costeira, paleogeografia, geologia do Quaternário costeiro, morfologia e faciologia de fundos oceânicos e lagunares, morfodinâmica e sedimentologia de praias arenosas, gestão costeira e temas correlatos. Tem orientado diversos trabalhos de conclusão dos cursos de graduação em Geografia, Oceanografia e Geologia, bolsas de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado nos temas supracitados. Foi coordenador do Programa do Geologia e Geofísica Marinha - PGGM durante a gestão 2001 - 2003 e vice-coordenador durante a gestão 2007 - 2011. Coordenou também os projetos do PROANTAR no CECO - Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica, da UFRGS, nas áreas de sedimentologia marinha e costeira, tendo adquirido experiência na Antarctica a bordo e em atividades terrestres que envolveram morfodinâmica das praias das ilhas Shetland do Sul. Tem atuado nas atividades dos laboratórios de Ensino de Geologia, Sedimentologia e Oceanografia Costeira do Departamento de Geociências da UFSC, coordenando o grupo de pesquisa em Geologia do Quaternário da planície costeira do estado de Santa Catarina, inclusive sendo responsável pela geologia e geomorfologia da planície costeira dos 36 municípios catarinenses, no âmbito do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro (2010). Participa também do grupo de pesquisa do CNPq e linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Geografia na área de Oceanografia Costeira e Geologia Marinha. Tem participado como consultor ad hoc de artigos científicos em periódicos nacionais indexados. No ano de 2012 organizou a edição do "Atlas geológico das praias arenosas da ilha Santa Catarina, SC, Brasil", publicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Exerceu a função de coordenador do curso de Oceanografia da UFSC durante o período de 2009 a 2012. Atualmente é membro participante do grupo de pesquisa ANBA (Análise de Bacias) (CNPq/UFSC).

João Carlos Ferreira Melo Júnior, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

É Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade da Região de Joinville (1999), especialista em Espaço, Sociedade e Meio Ambiente (2000) pela Unibem, Mestre em Botânica (2003) e Doutor em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Realiza estágio pós doutoral na Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. É professor titular da disciplina de Botânica Estrutural da Universidade da Região de Joinville. Atua no ensino de graduação dos cursos de Ciências Biológicas (Biologia Marinha, Licenciatura e Meio Ambiente e Biodiversidade) e no pós-graduação em Arqueologia na disciplina de Arqueobotânica. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Morfologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia ecológica, morfologia funcional, anatomia da madeira, diversidade funcional, anatomia vegetal aplicada à paleoetnobotânica e etnobotânica, antracologia e anatomia aplicada à conservação patrimonial. Coordena o Laboratório de Anatomia e Ecologia Vegetal da Univille e é curador da Xiloteca da referida instituição. É editor-assistente do periódico científico Acta Biológica Catarinense. Integra o grupo nacional de pesquisa em biodiversidade da Mata Atlântica (PPBio MA).Coordena o módulo de pesquisas em biodiversidade da restinga do Parque Estadual Acaraí em Santa Catarina.

Referências

ANGULO, R. J. & SOUZA, M. C. 2004. Mapa Geológico da Planície Costeira entre o Rio Saí-Guaçu e a Baía de São Francisco, Litoral Norte do Estado de Santa Catarina. Boletim Paranaense de Geociências 55: 9–23.

ANJOS, M. L. M. 2010. Mapeamento geológico-geomorfológico da planície costeira quaternária da Ilha de São Francisco do Sul, sul do Brasil. Curitiba. 82p. (Dissertação Mestrado em Geologia, UFPR).

BARBOZA, E. G., ANGULO, R. J., SOUZA, M. C., ROSA, M. L. C. C., STEVAUX, R. S. & LIGABUE, H. K. 2011. O registro holocênico em subsuperfície da porção sul da ilha de São Francisco do Sul (SC), Brasil. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNÁRIO, 13, 2011, Armação de Búzios. Anais eletrônicos... Armação de Búzios: ABEQUA, 2011. Disponível em: < http://www.abequa.org.br/trabalhos/ABEQUA_2011_Barboza.pdf>. Acesso em: 13 mar 2017.

BESSA JR., O. 1996. Estratigrafia e sedimentação dos depósitos continentais cenozoicos da planície costeira do estado do Paraná. São Paulo. 143 p. (Dissertação de Mestrado em Geologia, USP).

BIGARELLA, J. J. 1954. Os sambaquis na evolução da paisagem litorânea sul-brasileira. Arquivos de Biologia e Tecnologia, 9-10: 199-221.

BIGARELLA, J. J., MARQUES FILHO, P. L. & AB’SABER, A. N. 1961. Ocorrência de pedimentos remanescentes nas fraldas da serra do Iquererim (Garuva, SC). Bol. Par. Geografia, 4-5: 83-93.

BOGO, M. 2013. Arquitetura deposicional da barreira holocênica na região meridional da Ilha de São Francisco do Sul, SC. Curitiba. 123 p. (Dissertação de Mestrado em Geologia, UFPR).

BOGO, M., SOUZA, M. C., ANGULO, R. J., BARBOZA, E. G. & ROSA, M. L. C. C. 2015. Arquitetura deposicional da barreira holocênica na porção meridional da Ilha de São Francisco do Sul, SC, Brasil. Pesquisas em Geociências, 42 (3): 281-295.

CASSETI, V. 2005. Geomorfologia. 1. ed. Recife: FUNAPE. Disponível em: <http://www.funape.org.br/geomorfologia/>. Acesso em: 13 mar 2017.

CORRÊA, I. C. S. 1978. Morfologia e sedimentologia da plataforma continental entre São Paulo e Santa Catarina. Porto Alegre. 147p. (Dissertação de Mestrado em Geociências. UFRGS).

CORRÊA, I. C. S. 1980. Distribuição dos sedimentos modernos da plataforma continental entre São Paulo e Santa Catarina. Pesquisas, 3:109-141.

CURY, L. F. 2009. Geologia do Terreno Paranaguá. São Paulo. 202p. (Tese de Doutorado em Geotectônica. USP).

DEPARTAMENTO NACIONAL DA PRODUÇÃO MINERAL – DNPM. 1974. Carta geológica do Brasil ao milionésimo. Folha Assunción (SG-21) e Folha Curitiba (SG-22). Brasília. 83p. (Texto Explicativo).

DEPARTAMENTO NACIONAL DA PRODUÇÃO MINERAL – DNPM. 1986. Mapa geológico do Estado de Santa Catarina. Escala 1:500.000. Florianópolis.

DIEHL, F. L. & HORN FILHO, N. O. 1996. Compartimentação geológico-geomorfológica da zona litorânea e planície costeira do Estado de Santa Catarina. Notas Técnicas, 9:39-50.

GERHARDINGER, L. C., FREITAS, R. R., CARVALHO, F. G., HERBST, D. F., MERGEN, B., CUNHA, S., CREMER, M. J., VILA-NOVA, D. & PFUETZENREUTER A. 2016. Diagnóstico Socioambiental do Ecossistema Babitonga. Univille. 168p.

GONÇALVES, M. L. 1993. Geologia para planejamento de uso e ocupação territorial do município de Joinville. São Paulo. 68p. (Tese de Doutorado em Geociências. Universidade de São Paulo).

GONÇALVES, M. L. & OLIVEIRA, T. 2001. O Meio Ambiente e sua dinâmica na região de Joinville. In: PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE. Joinville 150 anos. Joinville: Letra d’água, cap. 6: 67-84.

GONÇALVES, M. L. & KAUL, P. F. T. 2002. Evolução geológica. In: FATMA. Atlas Ambiental da Região de Joinville: Complexo Hídrico da baía da Babitonga: Florianópolis: FATMA/GTZ, p. 5-8.

GONÇALVES, M. L., CARVALHO, R. J., BARBOSA, A. & VOLTZ, R. 2002. Descrição dos aspectos fisiográficos da bacia do rio Cubatão, região nordeste de Santa Catarina. Revista Saúde e Ambiente, 3(2): 49−59.

GRÉ, J. C. 1983. Aspectos sedimentares da plataforma continental de Santa Catarina. Porto Alegre. 91p. (Dissertação de Mestrado em Geociências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

HORN FILHO, N. O. O. 1997. Quaternário costeiro da ilha de São Francisco do Sul e arredores, nordeste do Estado de Santa Catarina - aspectos geológicos, evolutivos e ambientais. Porto Alegre. 283p. Tese de Doutorado em Geociências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

HORN FILHO, N. O. 2003. Setorização da Província Costeira de Santa Catarina em base aos aspectos geológicos, geomorfológicos e geográficos. Geosul, 18(35): 71-98.

HORN FILHO, N. O. & DIEHL, F. L. 1994. Geologia da planície costeira de Santa Catarina. Alcance, 1(1): 95-102.

HORN FILHO, N. O. & DIEHL, F. L. 2001. Geologia da planície costeira de Santa Catarina, Brasil. In: CONGRESSO DO QUATERNÁRIO DE PAÍSES DE LÍNGUAS IBÉRICAS, 1, Lisboa. Anais... Lisboa: GTPEQ, AEQUA, SGP, p. 203-206.

HORN FILHO, N. O. & DIEHL, F. L. 2004. Santa Catarina Coastal Province, Brazil: Geology, Geomorphology and Paleogeography. J. Coastal Res., SI 39: 311-315.

HORN FILHO, N. O. & SIMO, D. H. 2008. The upper Pleistocene of São Francisco do Sul Island coastal plain: geomorphologic, sedimentologic and evolutive aspects. Braz. J. Oceanogr., 56(3): 179-187. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-87592008000300003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 mar 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. 2002. Mapa Geológico (Folhas SG-22-Z-B-II e SG-22-Z-B-I). Florianópolis, escala 1:100.000.

KAUL, P. F. T., COITINHO, J. B. L. & ISSLER, R. S. 1982. Suíte intrusiva serra do Mar: resultados preliminares. Florianópolis: RADAMBRASIL, 15 p.

KAUL, P. F. T. & TEIXEIRA, W. 1982. Archean and early Proterozoic complexes of Santa Catarina, Paraná and São Paulo states, southsoutheastern Brazil: an outline of their geological evolution. Rev. Bra. Geociências, 12(1): 172-182.

MAACK, R. 1947. Breves Notícias Sobre a Geologia dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Braz. Arch. Biol. Technol., Curitiba, Arquivos de Biologia e Tecnologia, 2: (63-154). Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/babt/vjubilee/a10vjub.pdf>. Acesso em: 21 abr 2017.

MARTIN, L., SUGUIO, K., FLEXOR, J. M. & AZEVEDO, A. E. G. 1988. Mapa geológico do Quaternário costeiro dos estados do Paraná e Santa Catarina. Série Geologia, n. 28, seção geologia básica, n. 18. Brasília: DNPM.

NASS, D. N. & VIEIRA, C. V. 2014. Análise evolutiva e morfológica do esporão arenoso na foz do rio Itapocú, município de Barra Velha/SC, entre os anos de 1938 a 2011. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 13, Itajaí. Anais eletrônicos... Itajaí: CBO.

OLIVEIRA, F. A. & VIEIRA, C. V. 2008. Geologia. In: FATMA. Plano de Manejo do Parque Estadual Acaraí. Florianópolis: FATMA, 232p.

OLIVEIRA, M. S. C. 2000. Os sambaquis da planície costeira de Joinville, litoral norte de Santa Catarina: geologia, paleogeografia e conservação in situ. 2000. Florianópolis. 310p. (Dissertação de Mestrado em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina).

POSSAMAI, T. , VIEIRA, C. V. , OLIVEIRA, F. A. & HORN FILHO, N. O. 2010. Geologia Costeira da Ilha de São Francisco do Sul, Santa Catarina. Rev. Geografia (Recife), 2: 45-57.

SANTA CATARINA. GABINETE DE PLANEJAMENTO. 1986. Atlas de Santa Catarina. Rio de Janeiro: Aerofoto Cruzeiro, 173 p.

SAWAKUCHI, A. O., MENDES, V. R., PUPIM, F. N., MINELI, T. D., RIBEIRO, L. M. A. L., ZULAR, A., GUEDES, C. C. F., GIANNINI, P. C. F., NOGUEIRA, L., SALLUN FILHO, W. & ASSINE, M. L. 2016. Optically stimulated luminescence and isothermal thermoluminescence dating of high sensitivity and well bleached quartz from Brazilian sediments: from Late Holocene to beyond the Quaternary. Braz. J. Geol., 46(Suppl. 1): 209-226. https://dx.doi.org/10.1590/2317-488920160030295.

SIGA JR., O. 1995. Domínios Tectônicos do Sudeste do Paraná e Nordeste de Santa Catarina: Geocronologia e Evolução Crustal. 1995. São Paulo. 212p. (Tese de Doutorado em Geociências. Universidade de São Paulo).

SIGA JR., O., BASEI, M. A. S. & MACHIAVELLI, A. 1993. Evolução geotectônica da porção NE de Santa Catarina e SE do Paraná, com base em interpretações geocronológicas. Rev. Bras. Geociências, 23(3): 215-223.

SOUZA, M. C. 1999. Mapeamento da planície costeira e morfologia e dinâmica das praias do município de Itapoá, Estado de Santa Catarina: subsídios à ocupação. 1999. Curitiba. 196p. (Dissertação de Mestrado em Geologia. Universidade Federal do Paraná).

SOUZA, M. C., ANGULO, R. J., PESSENDA, L. C. R. 2001. Evolução paleogeográfica da planície costeira de Itapoá, litoral norte de Santa Catarina. Rev. Bras. Geociências, 31: 223–230.

SUGUIO, K. 1999. Geologia do Quaternário e mudanças ambientais: (passado + presente = futuro?). São Paulo. Paulo’s Comunicação e Artes Gráficas, 366 p.

SUGUIO, K, MARTIN, L, FLEXOR, J. M. & AZEVEDO, A. E. G. 1986. The Quaternary sedimentar deposits in the states of Paraná and Santa Catarina coastal plains. In: RABASSA, J. (ed.) Quaternary of South America and Antarctic Peninsula. Rotterdam, AABalkema Publishers, 4: 3-25.

VIEIRA, C. V. 2005. Análise Paleogeográfica do sambaqui Ribeirão do Cubatão: subsídios para uma análise geoarqueológica. Joinville. 97p. (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Geografia. Universidade da Região de Joinville).

VIEIRA, C. V. 2008. Geologia costeira e evolução paleogeográfica do setor oriental da folha Garuva, nordeste de Santa Catarina, Brasil. Florianópolis. 171p. (Dissertação de Mestrado em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina).

VIEIRA, C. V. 2015. Evolução paleogeográfica da planície costeira do extremo norte da ilha de São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil. Florianópolis. 322p. (Tese de Doutorado em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina).

VIEIRA, C. V. & HORN FILHO, N. O. 2007. Carta sedimentológica do complexo estuarino da baía da Babitonga, Santa Catarina, Brasil. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR, 12, Florianópolis. Anais... Florianópolis: COLACMAR, CDROM.

VIEIRA, C. V. & HORN FILHO, N. O. 2012. Mapeamento geológico costeiro do canal do Palmital, litoral Norte de Santa Catarina. Geosul, 27(54): 33-54. DOI:10.5007/23262.

VIEIRA, C. V., HORN FILHO, N. O., BONETTI, C. V. D. H. & BONETTI, J. 2008. Caracterização morfosedimentar e setorização do complexo estuarino da baía da Babitonga/SC. Bol. Paranaense Geociências, 62-63: 85-105.

VIEIRA, C. V., POSSAMAI, T. & HORN FILHO, N. O. 2011. Geologia costeira da ilha de São Francisco do Sul/SC. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNÁRIO, 13, Armação de Búzios. Anais eletrônicos... Armação de Búzios: ABEQUA. Disponível em: <http://www.abequa.org.br/trabalhos/Geologia_Costeira_da_Ilha_de_Sao_Francisco.pdf>. Acesso em: 17 abr 2017.

ZEMBRUSCKI, S. G. 1979. Geomorfologia da margem continental sul brasileira e das bacias adjacentes. In: CHAVES, H. A. F. (Org.). Geomorfologia da margem continental brasileira e das áreas adjacentes (Relatório Final). Rio de Janeiro: PETROBRÁS/CENPES, p. 129-177. (Série Projeto REMAC).

ZULAR, A. 2011. Sedimentologia e cronologia por luminescência da Ilha de São Francisco do Sul (SC): considerações sobre a evolução holocênica de barreiras arenosas da costa sul e sudeste do Brasil. São Paulo. 95p. (Dissertação de Mestrado em Geoquímica e Geotectônica. Universidade de São Paulo).

ZULAR A., SAWAKUCHI A. O., GUEDES C. C. F., MENDES V. R., NASCIMENTO-JR D. R., GIANNINI, P. C. F., AGUIAR V. A. P. & DEWITT, R. 2012. Late Holocene intensification of colds fronts in southern Brazil as indicated by dune development and provenance changes in the São Francisco do Sul coastal barrier. Mar. Geol., 335:64-77.

Downloads

Publicado

08/06/2021

Edição

Seção

Artigo de revisão