Atividades do corpo de bombeiros da Paraíba em resgates de animais silvestres impactada por queimadas
DOI:
https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1099Palavras-chave:
corpo de bombeiro militar, caatinga, resgate de animais silvestres, estratégias de conservaçãoResumo
No espaço de atuação do Corpo de Bombeiros da Paraíba ocorre a Caatinga, que é um bioma de ampla ocorrência na região Nordeste e que dispõe de uma diversidade de plantas e animais com uma elevada taxa de endemismo, capazes de se adaptar a condições climática extremas de temperatura. Porém apesar de seu destaque biológico, a região vem sendo um dos biomas mais ameaçados do país, há muito sofrendo modificações, seja pela ação antrópica por meio da desertificação e queimadas, seja pela escassez de ações efetivas para a conservação e proteção. Desta maneira, o fogo em vegetação reflete resultados relevantes para a destruição da fauna dos biomas, acarretando em potencial desequilíbrio nos ecossistemas. Neste sentido, o presente trabalho é um estudo descritivo com objetivo de realizar uma caracterização dos serviços realizados pela unidade do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (6º BBM) no resgate da fauna da Caatinga paraibana e ações socioeducativas em escolas públicas. O resultados relatados foram o desenvolvimento de atividades de resgate de fauna impactada por queimadas em nove cidades do interior paraibano no período de 2015 a 2018 e a execução de ações socioeducativas de conscientização para preservação ambiental em dez escolas da região. Dessa maneira, conclui-se que o desenvolvimento de ações para o salvamento de animais silvestres em áreas impactadas por incêndios florestais e o desenvolvimento de trabalhos socioeducativos são essenciais para colaborar com a proteção ambiental de áreas preservadas impactadas pelo fogo.Â
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.