Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • TIPOS DE MANUSCRITOS ACEITOS

    A revista Biodiversidade Brasileira publica artigos técnico-científicos inéditos, como revisões, sínteses, artigos de opinião e relatos de experiência. No campo “comentários ao editor”, no sistema da revista, os autores devem indicar a que categoria se encaixa o texto submetido. Os textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

  • CONCORDÂNCIA DOS AUTORES

    É necessária a concordância de todos os autores do manuscrito submetido em relação ao conteúdo e à oportunidade de publicação, além de exigida a exclusividade, ou seja, o manuscrito não deve ter sido publicado ou submetido concomitantemente a outro periódico. 

     

    O autor que submete o artigo assume toda e qualquer responsabilidade pelas informações, que os demais autores estão de acordo com a submissão e que o artigo é inédito. Os conceitos e afirmações emitidas no artigo são de exclusiva responsabilidade dos autores. Contudo, o Conselho Editorial reserva-se o direito de solicitar ou sugerir modificações no texto original.

  • AUTORIA DAS FIGURAS

    Os gráficos, mapas, imagens e fotografias serão publicadas mediante concordância do autor, junto com seu nome para os créditos.

  • AVALIAÇÃO

    Os manuscritos submetidos à revista Biodiversidade Brasileira são encaminhados aos editores do número, que avaliam se o trabalho está de acordo com as diretrizes da publicação e da chamada. Em seguida, o manuscrito é submetido à avaliação por no mínimo dois pareceristas, profissionais da área, em processo duplo cego.

     

    Uma vez aceito, o texto seguirá para revisão de textos e posterior diagramação, sendo publicado em formato digital e, eventualmente, em versão impressa.

  • DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

    Biodiversidade Brasileira é uma revista de acesso livre. Todos os textos nela publicados podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as fontes. 

  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE

    Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, a não ser nos próprios artigospublicados.

  • PRINCÍPIO ÉTICO

    A revista Biodiversidade Brasileira está comprometida com a ética e a qualidade das publicações, e defende que todasas partes envolvidas no processo editorial sigam o mesmo princípio ético.

Diretrizes para Autores

A revista Biodiversidade Brasileira – BioBrasil tem como objetivo fomentar a discussão e a disseminação de experiências e desafios em conservação e manejo, com foco em áreas protegidas e espécies ameaçadas. Este periódico constitui um fórum em que um mesmo tema pode ser abordado pelas mais variadas perspectivas e, ao longo das edições, pretende comportar toda a gama de temas relacionados à conservação da biodiversidade. São questões contemporâneas complexas, relacionadas a um amplo espectro de situações e contextos cuja compreensão requer o envolvimento de numerosas áreas do conhecimento, bem como o desenvolvimento e compartilhamento de técnicas, tecnologias e abordagens teóricas e práticas. Isto também se alinha ao processo de aproximação entre especialistas de diversos campos do conhecimento, organizações da sociedade e gestores, que tem gerado perspectivas inovadoras com reflexos significativos para a conservação da biodiversidade e gestão de áreas protegidas.

A revista publica edições temáticas e também recebe artigos em fluxo contínuo, desde que o tema esteja dentro de seu escopo. 

Confira aqui as Normas de Formatação 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.