Conservação de peixes continentais e manejo de unidades de conservação
DOI:
https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v7i1.722Resumo
Falar sobre peixes é falar sobre a maior biodiversidade vivente entre os vertebrados do planeta! Das cerca de 60.000 espécies já descritas de vertebrados, 32.000 (53%) são peixes, e esse número só faz crescer ano a ano, sendo que o Brasil é um dos países que lideram novas descobertas. Para além de números que impressionam, a região Neotropical é seguramente a mais diversa. Somente o território brasileiro, em área, representa mais de 50% da região Neotropical. Os seis artigos apresentados na seção sobre conservação de peixes trazem diferentes perspectivas acerca desse grande tema dentro e fora das unidades de conservação (UCs). Na seção sobre gestão de unidades de conservação, são trazidos, coincidentemente, temas que dialogam com a conservação e o manejo da ictiofauna, ao tratar da participação social na gestão das áreas protegidas e na gestão do conhecimento e da relação entre conservação e desenvolvimento socioeconômico, além de focarem áreas em que o manejo da pesca é um dos temas centrais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos sem restrições, concedendo ao editor direitos de ção não exclusivos.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.