Política de seção

Expediente

Nas edições da revista Biodiversidade Brasileira é publicada uma lista com os nomes dos colaboradores da revista, incluindo o Conselho Editorial, os editores temáticos e os avaliadores.

 

Editorial

De autoria dos editores temáticos, o texto deve oferecer ao leitor um panorama geral da edição, destacando sua relevância tanto na linha editorial da revista Biodiversidade Brasileira como na área de conservação da biodiversidade. Deve ter, preferencialmente, até 800 (oitocentas) palavras.

 

Reconhecimento aos avaliadores

A revista Biodiversidade Brasileira emite declarações a todos os avaliadores de artigo, como forma de retribuição e reconhecimento do empenho e da dedicação dos avaliadores.

 

Tipos de artigos aceitos pela revista Biodiversidade Brasileira

  • Artigo técnico-científico original

A revista Biodiversidade Brasileira aceita submissão de artigos relacionados ao seu escopo e que demonstrem caráter inovador ou contribuam significativamente com os temas relacionados à linha editorial do periódico. Também aceita submissão de artigos que estejam em consonância com o tema específico da sessão temática, conforme detalhado nas chamadas de cada edição. Limite de até 8.000 (oito mil) palavras.

Submissões abertas

Indexado

Avaliado pelos pares

 

  • Artigos de revisão bibliográfica 

A revista Biodiversidade Brasileira aceita submissão de artigos de revisão bibliográfica, que apresentem uma visão geral e sistemática sobre determinado assunto, considerando as diferentes perspectivas teóricas e práticas a partir dos estudos clássicos e atuais. Limite de até 8.000 (oito mil) palavras.

Submissões abertas

Indexado

Avaliado pelos pares

 

  • Estudos de caso

A revista Biodiversidade Brasileira aceita submissão de estudos de caso, com informações e descrições de casos individuais ou múltiplos de interesse do periódico. Limite de até 8.000 (oito mil) palavras.

Submissões abertas

Indexado

Avaliado pelos pares

 

  • Artigo de opinião 

A revista Biodiversidade Brasileira aceita submissão de artigos de opinião, ainda que o posicionamento não reflita, necessariamente, o do periódico. Limite de até 1.000 (uma mil) palavras.

Submissões abertas

Indexado

Avaliado pelos pares

 

Declaração do Comitê de Ética 

Em conformidade com a Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, todo artigo que inclua experimentos em animais ou sua morte por meios humanitários deverá anexar, em conjunto com os demais arquivos, uma cópia em pdf do parecer do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA). O número e a data do parecer emitido pelo respectivo comitê de ética deverão constar da Metodologia do artigo. 

 

Limite de autores e coautores

A revista Biodiversidade Brasileira não estabelece quantidade de autores e coautores, desde que seja possível comprovar a participação de cada um, se solicitado pela revista. Listas de autores muito extensas serão incorporadas como anexo do artigo.