Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • TIPOS DE MANUSCRITOS ACEITOS

    A revista Biodiversidade Brasileira publica artigos técnico-científicos originais, artigos de revisão bibliográfica, estudos de caso e artigo de opinião. No campo “comentários ao editor”, no sistema da revista, os autores devem indicar a que categoria se encaixa o texto submetido. Para outros formatos, é necessário consultar previamente a coordenação da revista (biodiversidade.brasileira@icmbio.gov.br). Os textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

  • CONCORDÂNCIA DOS AUTORES

    É necessária a concordância de todos os autores do manuscrito submetido em relação ao conteúdo e à oportunidade de publicação, além de exigida a exclusividade, ou seja, o manuscrito não deve ter sido publicado ou submetido concomitantemente a outro periódico. 

     

    O autor que submete o artigo assume toda e qualquer responsabilidade pelas informações, que os demais autores estão de acordo com a submissão e que o artigo é inédito. Os conceitos e afirmações emitidas no artigo são de exclusiva responsabilidade dos autores. Contudo, o Conselho Editorial reserva-se o direito de solicitar ou sugerir modificações no texto original.

  • AUTORIA DAS FIGURAS

    Os gráficos, mapas, imagens e fotografias serão publicadas mediante concordância do autor, junto com seu nome para os créditos.

  • AVALIAÇÃO

    Os manuscritos submetidos à revista Biodiversidade Brasileira são encaminhados aos editores temáticos, que avaliam se o trabalho está de acordo com as diretrizes da publicação e o escopo da chamada. Em seguida, o manuscrito é encaminhado para avaliação, quando o editor responsável convida, no mínimo, dois revisores com experiência/excelência na área temática do manuscrito para iniciar o processo de avaliação denominado duplo cego. Os pareceres emitidos pelos avaliadores vão subsidiar a decisão do editor. Uma vez aceito, o texto seguirá para edição de textos e posterior diagramação, sendo publicado em formato digital e, eventualmente, em versão impressa.

  • DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

    Biodiversidade Brasileira é uma revista de acesso livre. Todos os textos nela publicados podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as fontes. 

  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE

    Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, a não ser nos próprios artigospublicados.

  • PRINCÍPIO ÉTICO

    A revista Biodiversidade Brasileira está comprometida com a ética e a qualidade das publicações, e defende que todasas partes envolvidas no processo editorial sigam o mesmo princípio ético.

Diretrizes para Autores

1. Orientações Gerais 

1.1 Tipos de manuscritos aceitos 

A revista Biodiversidade Brasileira publica artigos técnico-científicos originais, artigos de revisão bibliográfica, estudos de caso e artigos de opinião. No campo “comentários ao editor”, no sistema da revista, os autores devem indicar a que categoria do texto submetido. Para outros formatos, é necessário consultar previamente a coordenação da revista (biodiversidade.brasileira@ icmbio.gov.br). Os textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol, sendo obrigatório, qualquer que seja o idioma, que o texto passe por uma revisão profissional. Na revista BioBrasil não faremos correções gramaticais e/ou de estilo. 

As definições a seguir foram extraídas do conteúdo do curso Avaliadores de Artigos Científicos, de autoria do ICMBio e da Enap. 

1.1.1 Artigo científico original 

Este tipo de artigo é elaborado como resultado do desenvolvimento de pesquisas inéditas ou progressos obtidos em determinada investigação, o qual busca responder objetivos específicos, partindo de uma hipótese do estudo, usados para embasar as conclusões concretas e mais relevantes. O artigo científico original é redigido de modo que outros pesquisadores possam reproduzir os experimentos, os quais são descritos no tópico materiais e métodos. Além disso, são mostrados resultados científicos, os quais são discutidos com base na análise de dados. Na discussão podem ser abordados os pontos fortes e os pontos fracos do estudo onde são explanados os achados do estudo, o significado dos principais achados comparados com os de outros estudos publicados. 

 1.1.2 Artigo científico de revisão bibliográfica 

Produção textual desenvolvida de forma completa, estruturada e simples. O artigo científico de revisão bibliográfica utiliza o levantamento de literatura para obtenção de artigos, livros, capítulos de livros, entre outros tipos de documentos, para subsidiar o tema do trabalho de pesquisa. O autor fornece aos seus leitores uma visão geral e sistemática sobre um determinado assunto, considerando as diferentes perspectivas teóricas e práticas a partir dos estudos clássicos e atuais. 

1.1.3 Estudo de caso 

Aborda uma pesquisa pautada em informações e descrições de casos individuais (uma doença, um procedimento técnico) ou múltiplo, nos quais vários estudos são conduzidos simultaneamente: vários indivíduos, várias organizações, por exemplo, acompanhados de análise e discussão. Também é necessário fazer o diálogo do relato de caso com referências teóricas sobre os temas abordados. O estudo de caso apresenta diversas aplicações e utilidades em pesquisas exploratórias e comparadas. 

1.1.4 Artigos de opinião 

Utiliza o gênero discursivo e é considerado adequado para a exposição, descrição e discussão de temas com relevância coletiva e que proporcionam o debate público. Esse tipo de artigo científico busca defender uma opinião que pressupõe argumentos ou provas, e construir um bom texto argumentativo apresentando a situação-problema, discussão e solução-avaliação. (Curso de avaliadores de artigos científicos) 

2. Concordância dos autores 

É necessária a concordância de todos os autores do manuscrito submetido, em relação ao conteúdo e à oportunidade de publicação, além de exigida a exclusividade, ou seja, o manuscrito não deve ter sido publicado ou submetido concomitantemente a outro periódico. O autor que submete o artigo assume toda e qualquer responsabilidade pelas informações, que os demais autores estão de acordo com a submissão e que o artigo é inédito. Os conceitos e afirmações emitidas no artigo são de exclusiva responsabilidade dos autores. Contudo, o corpo de editores reserva-se o direito de solicitar ou sugerir modificações no texto original. 

3. Avaliação: processo avaliativo e critérios de avaliação 

Os manuscritos submetidos à revista Biodiversidade Brasileira são encaminhados aos editores temáticos, que avaliam se o trabalho está de acordo com as diretrizes da publicação e o escopo da chamada. Em seguida, o manuscrito é encaminhado para avaliação, quando o editor responsável convida, no mínimo, dois revisores com experiência/excelência na área temática do manuscrito para iniciar o processo de avaliação denominado duplo cego. Os pareceres emitidos pelos avaliadores vão subsidiar a decisão do editor. As decisões possíveis são: 

  •  Aceitar
  • Correções obrigatórias
  •  Submeter novamente para avaliação
  •  Submeter a outra revista
  •  Rejeitar

Uma vez aceito, o texto seguirá para edição de textos e posterior diagramação, sendo publicado em formato digital e, eventualmente, em versão impressa.

4. Declaração de direito autoral 

Biodiversidade Brasileira é uma revista de acesso livre. Todos os textos nela publicados podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as fontes. 

5. Política de privacidade 

Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, a não ser nos próprios artigos publicados. 

6. Princípio ético 

A revista Biodiversidade Brasileira está comprometida com a ética e a qualidade das publicações, e defende que todas as partes envolvidas no processo editorial sigam o mesmo princípio ético. 

7. Normas de formatação

Clique aqui para acessar as orientações de formatação ou leia a seguir. 

Artigo científico original

Tipo de arquivo 

Word ou DocX 

Fonte 

Times New Roman, tamanho 12 

Estrutura do manuscrito 

  • Título (em português, inglês e espanhol) 
  • Resumo (em português, inglês e espanhol) 
  • Palavras-chave (em português, inglês e espanhol) 
  • Introdução 
  • Material e Métodos 
  • Resultados 
  • Discussão 
  • Conclusão 
  • Agradecimentos (opcional) 
  • Referências 

Título 

Centralizado, com a primeira letra de cada palavra em caixa-alta e fonte em negrito. Obs.: é obrigatório o envio do título em três idiomas (português, inglês e espanhol). 

Palavras-chave, keywords e palabras clave 

Entre 3 e 4 palavras-chave. Não se deve repetir palavra do título. 

Obs.: é obrigatório o envio das palavras-chave em três idiomas (português, inglês e espanhol). Apenas a primeira letra da primeira palavra é maiúscula. Palavras separadas por ponto-e-vírgula. Ex.: 

Palavras-chave: Revisão; formatação; artigo.

Resumo, abstract e resumen  

Até 250 palavras. Deve contemplar: 

  • contexto: o resumo deve começar contextualizando o estudo; 
  • objetivo: indicar claramente o que o autor pretendia realizar; 
  • metodologia: incluir uma breve descrição dos materiais e métodos do estudo; 
  • resultados: resumir uma descrição dos resultados, enfatizando os dados mais relevantes; 
  • conclusões: devem responder os objetivos e evidenciar os principais achados do estudo com base no resultado e na discussão. 

Obs.: Não incluir referências e abreviaturas no resumo. 

A depender do idioma do manuscrito, a ordem éa seguinte: - Português: Resumo, Abstract, Resumen 

- Inglês: Abstract, Resumo, Resumen - Espanhol: Resumen, Resumo, Abstract 

Títulos dos tópicos principais do manuscrito 

Com as primeiras letras em caixa-alta, negrito, centralizados e numerados sequencialmente, começando com a Introdução, que recebe o número 1. Ex: 

1. Introdução 

Subtítulos 

Em negrito, com primeira letra maiúscula e numeração sequencial. Ex.: 

1.1. Área de estudo 

ATENÇÃO: Não serão aceitos manuscritos identificados com o nome dos autores ou com qualquer informação que permita a identificação. 

Artigo científico de revisão bibliográfica

Tipo de arquivo 

Word ou DocX 

Fonte 

Times New Roman, tamanho 12 

Estrutura do manuscrito 

  • Título (em português, inglês e espanhol) 
  • Resumo (em português, inglês e espanhol) 
  • Palavras-chave (em português, inglês e espanhol) 
  • Introdução 
  • Desenvolvimento 
  • Conclusão 
  • Agradecimentos (opcional) 
  • Referências 

Título 

Centralizado, com a primeira letra de cada palavra em caixa-alta e fonte em negrito. Obs.: é obrigatório o envio do título em três idiomas (português, inglês e espanhol). Fonte tamanho14. 

Palavras-chave, keywords e palabras clave 

Entre 3 e 4 palavras-chave. 

Obs.: é obrigatório o envio das palavras-chave em três idiomas (português, inglês e espanhol). Apenas a primeira letra da primeira  palavra é maiúscula. Palavras separadas por ponto-e-vírgula. Ex.: 

Palavras-chave: Revisão; formatação; artigo. 

Resumo, abstract e resumen 

Até 280 palavras. 

Títulos dos tópicos principais do manuscrito 

Com as primeiras letras em caixa-alta, negrito, centralizados e numerados sequencialmente, começando com a Introdução, que recebe o número 1. Ex: 

1. Introdução 

Subtítulos 

Em negrito, com primeira letra maiúscula e numeração sequencial. Ex.: 

1.1. Área de estudo 

Estudo de caso

Tipo de arquivo 

Word ou DocX 

Fonte 

Times New Roman, tamanho 12 

Estrutura do manuscrito 

  • Título (em português, inglês e espanhol) 
  • Resumo (em português, inglês e espanhol) 
  • Palavras-chave (em português, inglês e espanhol) 
  • Introdução 
  • Descrição do caso 
  • Discussão 
  • Referências 

Título 

Centralizado, com a primeira letra de cada palavra em caixa-alta e fonte em negrito. Obs.: é obrigatório o envio do título em três idiomas (português, inglês e espanhol). Fonte tamanho14. 

Palavras-chave, keywords e palabras clave 

Entre 3 e 4 palavras-chave. 

Obs.: é obrigatório o envio das palavras-chave em três idiomas (português, inglês e espanhol). Apenas a primeira letra da primeira palavra é maiúscula. Palavras separadas por ponto-e-vírgula. Ex.: 

Palavras-chave: Revisão; formatação; artigo. 

Resumo, abstract e resumen 

Até 280 palavras. 

Títulos dos tópicos principais do manuscrito 

Com as primeiras letras em caixa-alta, negrito, centralizados e numerados sequencialmente, começando com a Introdução, que recebe o número 1. Ex: 

1. Introdução

Subtítulos           

Em negrito, com primeira letra maiúscula e numeração sequencial. Ex.: 

1.1. Área de estudo 

Artigo de opinião

Tipo de arquivo 

Word ou DocX 

Fonte 

Times New Roman, tamanho 12 

Estrutura do manuscrito 

  • Título (em português, inglês e espanhol) 
  • Resumo (em português, inglês e espanhol) 
  • Palavras-chave (em português, inglês e espanhol) 
  • Introdução 
  • Reporte ao caso 
  • Discussão 
  • Referências bibliográficas 

Título 

Centralizado, com a primeira letra de cada palavra em caixa-alta e fonte em negrito. Obs.: é obrigatório o envio do título em três idiomas (português, inglês e espanhol). 

Títulos dos tópicos principais do manuscrito 

Com as primeiras letras em caixa-alta, negrito, centralizados e numerados sequencialmente, começando com a Introdução, que recebe o número 1. Ex: 

1. Introdução 

Subtítulos 

Em negrito, com primeira letra maiúscula e numeração sequencial. Ex.: 

1.1. Área de estudo 

Figuras e tabelas

Tabelas 

Título abaixo da tabela 

Figuras (gráfico, mapa, imagem, fotografia e desenho) 

As figuras devem ser nítidas, preferencialmente coloridas, e seus títulos escritos na parte inferior. Quando o título da figura for maior do que uma linha, deve-se alinhar com a primeira letra. 

Para mencionar as figuras, pode ser usada a palavra completa (Figura 1) ou abreviada (Fig. 1). 

A fonte dos dados apresentados nas Figuras (Fonte:) deve ser inserida na parte inferior das figuras, no tamanho 10.

 

Citações e referências

Autores 

Exemplos de Referências 

Um autor 

Pereira (2020) ou (Pereira, 2020) 

Dois autores 

Pereira e Torres (2020) ou (Pereira e Torres, 2020) 

De três a seis autores 

Pereira et al. (2016) ou (Pereira et al., 2016) 

Obs.: a expressão latina et al. (que significa “entre outros”) fica sem itálico. 

Citação no texto dos autores com o mesmo sobrenome e data 

Por exemplo: (Alonso, 2001; Alonso, 2001) devem utilizar a letra do alfabeto para se diferenciar as citações (Alonso, 2001a e Alonso, 2001b). 

A Revista Biodiversidade Brasileira utiliza a norma Vancouver. As notas de rodapé não são aceitas. Na tabela a seguir, há uma lista com as principais situações de citação e de referências. 

Livro

Um autor 

Pereira MG. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Porto Alegre: Guanabara Koogan; 2018. 

Mais de seis autores 

Cervo AL, Bervian PA. Metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall; 2002. 

Mais de seis autores 

Nelson B, Holmes PB, Mzadeh M, Xavier MSV, Esteves JC, Zhang L. Medical microbiology. 6thed. St. Louis: Mosby; 2002. 

Livro eletrônico

Sangenis LFC, Oliveira EFR, Carreiro HJS, editores. Formação de professores para uma educação plural e democrática: narrativas, saberes, práticas e políticas educativas na América Latina [Internet]. Rio de Janeiro: EdUERJ; 2018. [citado em 2019 set. 2]. Disponível em: http://books. scielo.org/id/ngnq4/pdf/sangenis- 9788575114841.pdf 

Capítulo de livro

Arellano MAM. OJS/SEER: uma ferramenta de software livre para periódicos científicos. In: Miranda A, Simeão E. Informação e Tecnologia: conceitos e recorte. Brasília: Universidade de Brasília; 2005. P. 220-228.

Artigo científico em periódico impresso

Lange E et al. Assistência domiciliar a idosos: fatores associados, características do acesso e do cuidado. Rev. de Saúde Pública. 2010; 44(6): 1102-1111.

Artigo científico em periódico eletrônico

Scucuglia CL, Creste JE. Diagnosis and recommendation integrated system (DRIS) of tomato in greenhouse. Hortic Bras. [Internet]. 2014 June [cited 2019 June 17]; 32(2):200- 4. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 05362014000200200&lng=en&nrm=iso 

Artigo científico com DOI

Carapeba MOL, Junior BR, Cervelatti MV, Guaresemin FAL, Guaresemin PAL, Abreu MAMM. Cutaneous epithelioid hemangioma of atypical location: a case report. J Bras Patol Med Lab. 2015 Feb;51(1):44-7. doi: 10.5935/1676-2444.201500 

Instituição como autor

Academia Brasileira de Letras. Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. Brasília: Academia Brasileira de Letras; 2009. [acesso em 11 abr 2022]; Disponível em http://www.academia.org.br. 

Site

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [homepage na internet]. Análise da disponibilidade domiciliar de alimentos e do estado nutricional do Brasil [acesso em 27 mar 2005]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. 

Anais

Kibana C, Corrêa R. Contribuição energética de um gerador fotovoltaico de grande porte conectado à rede para uma edificação de alto consumo e para seu alimentador. Anais do 3 Congresso Brasileiro de Energia Solar; 21-24 set 2010; Belém. Porto Alegre: ABENS; 2010. p.1-2. v.1. 

Dissertação/tese

Godinho AMM. Análise da simulação computacional da produtividade de cultivares de cana-de-açúcar no Oeste Paulista [tese]. Presidente Prudente: Universidade do Oeste Paulista; 2019. 72 f. 

Legislação

Constituição Federal 

Presidência da República (Brasil). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal; 1988. 

Decreto 

Decreto n. 9.977, de 19 de agosto de 2019 (Brasil). Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto e o Comitêde Investimentos e Negócios de Impacto. [Internet]. Diário Oficial da União. 2019 ago. 19 [citado em 2019 ago. 23]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019- 2022/2019/ decreto/D9977.htm

Lei                                                                                          

Presidência da República (Brasil). Lei complementar no 168, de 12 de junho de 2019. Autoriza, no prazo que específica, o retorno ao Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) dos optantes excluídos desse regime tributário em 1º de janeiro de 2018. [Internet]. Diário Oficial da União. 2019 jun. 12 [citado em 2019 ago. 22]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp168.htm 

Observações: 

• unidade de medida: colocar um espaço depois do número. Ex.: 8 km, 27 ha; 

• grafia adotada pela BioBrasil: habitat, os habitat; unidades de conservação (UCs); PARNA de Brasília. 

Dúvidas: 

• biodiversidade.brasileira@icmbio.gov.br 

 

Referências 

Oliveto FA, Araújo EPO, Paixão C, Mendes KR. Introdução à comunicação científica. In: Oliveto FA, Araújo EPO, Paixão C, Mendes KR. Curso avaliadores de artigos científicos. Brasília: ENAP [E-book]; 2021. p. 14-20. 

Patrias K. Citing medicine: the NLM style guide for authors, editors, and publishers [Internet]. 2nd ed. Wendling DL, technical editor. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2007 - [updated 2022 Apr 12]. Available from: http://www.nlm.nih.gov/citingmedicineNLM

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.