Declaração de ética e compromissos

Declaração de Ética da BioBrasil

A revista Biodiversidade Brasileira está comprometida com práticas que prezam pela ética e integridade da pesquisa. Assim, exige que os autores, os editores e os avaliadores tenham o mesmo nível de comprometimento. Para tanto, pauta-se em documentos orientadores como Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre Ética na Publicação – COPE, (disponível em http://publicationethics.org/) e o CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications do Conselho de Editores Científicos (Council of Science Editores – CSE), disponível em http://www.councilscienceeditors.org/wp-content/uploads/entire_whitepaper.pdf.

Para garantir a clareza e transparência de todo o processo editorial, a BioBrasil estabelece os seguintes compromissos e exige o cumprimento por parte dos envolvidos:

 

Compromissos dos Autores

  • Os autores devem estar cientes das normas e orientações da revista BioBrasil, bem como comprometer-se a segui-las.
  • Quando enviar um manuscrito para BioBrasil, o manuscrito não pode ter sido publicado ou submetido a outro periódico. O autor não pode enviar seu manuscrito para outro lugar enquanto estiver sendo considerado na BioBrasil.
  • Responsabilizar-se pela informação sobre autoria ao submeter o manuscrito. Nomes deverão ser informados no momento da submissão, no preenchimento no sistema da revista. Caso solicitado pelos editores da revista, os autores têm o compromisso de declarar os papéis e responsabilidades de cada autor.
  • Observar a coduta ética com relação às fontes de informação para assegurar a integridade da pesquisa. Os autores são responsáveis por citar todas as fontes utilizadas na sua pesquisa de forma adequada, conforme as Diretrizes para Autores e as normas da BioBrasil. O autor deve certificar-se das apropriadas citações e identificação das fontes no uso de materiais de terceiros.
  • Se o manuscrito incluir comunicações pessoais, forneça uma declaração de permissão por escrito de qualquer pessoa citada. A permissão por e-mail é aceitável.
  • BioBrasil não exige que todos os autores de um trabalho de pesquisa assinem a carta de apresentação no momento da submissão, nem impõem uma ordem na lista de autores. A submissão de um artigo a BioBrasil será entendida que todos os autores listados concordaram com todo o conteúdo. O autor correspondente é responsável por garantir que este acordo foi alcançado e por gerenciar toda a comunicação entre a publicação e todos os coautores, antes e depois da publicação.
  • Agir de forma ética e não cometer plágio. O plágio é um comportamento antiético na publicação em todas as suas formas e é inaceitável.

Compromissos da Equipe Editorial

  • A equipe editorial se compromete a manter a confidencialidade a respeito do autor e de informações relacionadas aos manuscritos submetidos à revista durante todo o processo editorial. 
  • O rigor ético deve ser observado em todas as etapas do processo editorial. A equipe editorial não pode agir por interesse próprio nem tomar atitudes baseadas na subjetividade. 
  • A transparência deve acompanhar os editores ao longo do processo editorial, sendo obrigatória a observância da política da revista.
  • Qualquer tipo de conflito de interesse deve ser comunicado ao editor, tão logo seja identificado. Se o conflito de interesse estiver relacionado ao editor chefe, este deve recusar a avaliação e repassar a atividade para os editores temáticos ou a um dos membros do Conselho Editorial.
  • A base de avaliadores deverá ser atualizada constantemente, de acordo com o desempenho do avaliador.
  • Orientar os novos membros do Conselho Editorial sobre as suas funções e sobre as políticas da revista.
  • Investigar toda e qualquer suspeita de plágio nos manuscritos submetidos à BioBrasil, seguindo o fluxograma proposto pela COPE's Core Practices, disponível em https://publicationethics.org/core-practices.
  • A BioBrasil reserva o direito de rejeitar um artigo mesmo depois de aceito, se ficar aparente que há sérios problemas com seu conteúdo científico ou que as políticas de publicação foram violadas.

Compromissos dos Avaliadores

  • Manter a confidencialidade das informações relacionadas ao manuscrito atribuído para a sua avaliação e parecer.
  • Levar em conta o mérito da pesquisa e a Política Editorial do periódico ao avaliar o manuscrito.
  • Agir de maneira isenta. A avaliação e a decisão não devem ser influenciadas de forma positiva ou negativa por motivações profissionais, pessoais e/ou financeiras, raciais, de origem étnica, de orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, orientação política ou classe social dos autores.
  • Informar ao editor, imediatamente, caso identifique algum indício de má conduta (plágio, falsificação de dados, por exemplo).
  • Informar ao editor quando não se sentir qualificado para avaliar um manuscrito por incompatibilidadetemática ou conflito de interesse. 
  • Apresentar pareceres objetivos e justificados, de forma a subsidiar a decisão final do editor.
  • Agir com pontualidade. Caso o avaliador não consiga avaliar o manuscrito dentro do prazo previsto, cabe a ele notificar prontamente o editor, a fim de que o processo editorial não seja prejudicado. Ao aceitar a tarefa de emitir parecer sobre um manuscrito, é de responsabilidade do avaliador cumprir com os prazos estabelecidos pela revista.

Conflito de Interesse 

Todos os autores são responsáveis por informar ao editor qualquer tipo de conflito de interesse potencial ou existente quando da submissão do manuscrito e/ou durante o processo editorial. O contato deverá ser feito mediante e-mail enviado para [email protected].

Igualdade de gênero e diversidade

A revista BioBrasil repudia atitudes preconceituosas, racistas, discriminatórias de qualquer natureza ou que incitem à violência. A publicação compromete-se a buscar o equilíbrio de gênero em seu Conselho Editorial e no corpo de editores(as) temáticos(as), valorizando a  pluralidade institucional e geográfica.