Avaliação da Percepção do Risco de Incêndio por meio de Treinamento de Abandono de Área em Unidade Escolar Rural de Nível Fundamental

Autores

  • Camylla Kerly Pereira Mariano Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Brasil
  • Luciana Sanches Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brazil
  • Vanusa de Souza Pacheco Hoki Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (UNIC)
  • Karen Mamoré de Matos Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brazil
  • Gersina N. da R. Carmo Junior Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1298

Resumo

O Distrito de Novo Mato Grosso é uma comunidade rural com aproximadamente 800 habitantes, localizada no município de Nova Ubiratã/MT distante 570 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso, Brasil. Devido à atividade econômica regional a comunidade é reconhecidamente um ambiente suscetível à ocorrência de incêndios. A Escola Municipal Rural Getúlio Vargas composta de 80 alunos de nível fundamental e 8 professores, localizada neste distrito, foi o objeto de estudo, devido ao fato de que a comunidade acadêmica será multiplicadora nas ações de prevenção de incêndios locais. Em função disso, este estudo realizado pelo Programa de Controle de Incêndios Florestais e Queimadas integrante da Gestão Ambiental da BR-242/MT, no seu aspecto educacional, objetivou a capacitação da comunidade escolar, por meio sensibilização e conscientização da prevenção de incêndios, e posteriormente o Treinamento de Abandono de Área. Como estratégia metodológica, primeiro, foi elaborado um mapa de emergência e a rota de fuga segundo a NBR 9077/2001 por meio de análise exploratória da edificação, dos preventivos de segurança contra incêndio e das plantas arquitetônicas; segundo, foi avaliada a percepção e o comportamento dos professores e alunos frente ao risco de ocorrência de incêndio na escola por meio da aplicação de questionários pré e pós treinamento; e terceiro, houve o treinamento com simulação de incêndio para abandono de área. Considerando os principais resultados, conclui-se que: houve melhoria na percepção dos professores e alunos frente ao risco de ocorrência de incêndio na escola; e com a simulação de incêndio e o abandono de área, a comunidade escolar envolvida procedeu de forma correta a rota de abandono da área estabelecida, evitando o pânico, de forma orientada e segura conforme foram orientados, demonstrando ser possível o abandono total da escola em menos de 1 minuto. Como futuros treinamentos em ambiente escolar, recomenda-se a inclusão da temática de prevenção de incêndios no Projeto Pedagógico; assim como a elaboração do Plano de Emergência, com realização de treinamentos e simulações regulares além da adequação do edifício escolar quanto às exigências do Corpo de Bombeiros, principalmente em relação a requisitos básicos de segurança.

Referências

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Publicado

15/11/2019

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