Caracterização das Queimas Prescritas Realizadas no Território Quilombola Kalunga e no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no Âmbito do Manejo Integrado do Fogo

Autores

  • Ana Carla dos Santos Departamento de Ecologia, Instituto de Ciências Biológicas, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília – Brasília, DF - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1331

Resumo

O fogo é um distúrbio natural que ocorre em diversos ecossistemas no mundo, inclusive no Cerrado, além de ser utilizado tradicionalmente como ferramenta de manejo para diversas finalidades. Apesar disto, até recentemente, o Cerrado era uma das poucas savanas tropicais em que o fogo não era ativamente usado no manejo. Esta política do ‘Fogo Zero’ não é condizente com a ecologia e a história evolutiva do Cerrado, e a tentativa de exclusão do fogo por muitos anos em áreas protegidas raramente foi efetiva, resultando em incêndios recorrentes e de grandes proporções. Tais incêndios ocorrem geralmente no final da estação seca e frequentemente afetam a vegetação sensível ao fogo, como matas de galeria, cujas espécies não têm adaptações para sobreviver a eventos frequentes de queima. Além disso, a proibição do uso do fogo pode gerar conflitos entre populações que vivem próximas às áreas protegidas e os gestores dessas áreas. Neste contexto, as queimas prescritas, realizadas a partir do Manejo Integrado do Fogo (MIF) em áreas protegidas do Cerrado, são uma alternativa para evitar grandes incêndios no período seco. Os objetivos deste trabalho foram: (i) caracterizar as queimas prescritas realizadas em 2019 dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) e no Território Quilombola Kalunga (TQK), ambos localizados em Goiás, e (ii) acessar os históricos de queima no PNCV e no TQK através das imagens de satélite disponíveis. Para isso, mediu-se os seguintes parâmetros do comportamento do fogo: intensidade das queimas, quantidade de calor liberado, eficiência de queima e o tempo de residência do fogo a 1cm e a 50 cm do solo. Os resultados obtidos auxiliarão as tomadas de decisões dentro do PNCV e do TQK, uma vez que a realização de queimas prescritas nesses territórios são recentes e nunca foram caracterizadas anteriormente em termos de comportamento do fogo. Além disso, os históricos de queima podem auxiliar no mapeamento dos usos do fogo dentro e próximo ao PNCV e ao TQK. Conclui-se que outras ações, como visitas e reuniões, serão úteis para integrar os diversos atores envolvidos com o uso do fogo na região e, consequentemente, com o MIF.

Referências

ALENCAR, A.; NEPSTAD, D. C.; DIAZ, M. DEL C. V. Forest understory fire in the Brazilian Amazon in ENSO and Non-ENSO years: area burned and committed carbon emissions. Earth Interactions, v. 10, n. 1, p. 1–17. doi: 10.1175/EI150.1, 2006.

LEWIS, S. L.; BRANDO, P. M.; PHILLIPS, O. L.; HEIJDEN, G. M. F. VAN DER; NEPSTAD, D. C. The 2010 Amazon drought. Science, v. 331, n. 6017, p. 554–554. doi: 10.1126/science.1200807, 2011.

MORTON, D. C.; PAGE, Y. L.; DEFRIES, R. S.; COLLATZ, G. J.; HURTT, G. C. Understorey fire frequency and the fate of burned forests in southern Amazonia. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, v. 368, n. 1619. doi: 10.1098/rstb.2012.0163, 2013.

SILVA, S. S.; FEARNSIDE, P. M.; GRAÇA, P. M. L. DE A.; et al. Dynamics of forest fires in the southwestern Amazon. Forest Ecology and Management, v. 424, p. 312–322. doi: 10.1016/j.foreco.2018.04.041, 2018.

Downloads

Publicado

15/11/2019