Ilha do Bananal em Chamas: os Karajá e o Manejo do Fogo em seu Território

Autores

  • Lilian Brandt Calçavara Fundação Nacional do Índio (Funai), São Félix do Araguaia, Brasil,

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1663

Resumo

 A Ilha do Bananal (TO) sofre todos os anos com grandes incêndios. Os mais afetados são os povos indígenas Karajá e Javaé (autodenominados Inỹ), que vivem na Ilha desde tempos imemoriais, distribuídos em três Terras Indígenas. Esta pesquisa-ação se deu na Terra Indígena Parque do Araguaia, na Aldeia Fontoura, com cerca de 800 moradores. Desde 2015 o Instituto
Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama)/Prevfogo em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) realizam o Manejo Integrado do Fogo (MIF) na Ilha. Para que o MIF tenha sucesso é fundamental o envolvimento dos indígenas em todas as etapas. Atualmente os brigadistas são Karajá, o que garante a participação deles no planejamento e execução das queimas prescritas.
Um dos desafios é envolver a comunidade para além do grupo de brigadistas, pois todos usufruem do território. O objetivo desta pesquisa-ação foi ampliar a compreensão dos Karajá sobre o MIF para qualificar sua participação, ao mesmo tempo em que busquei informações acerca do uso tradicional do fogo pelos Inỹ. Produzi o vídeo “Mifando a Ilha”, que traz os saberes
de indígenas, anciões e brigadistas, além de agentes do Estado. O vídeo foi utilizado em atividades nas aldeias para aprofundar o debate sobre o uso do fogo ao longo da história e na atualidade. Os Karajá separaram os tipos de fogo entre aqueles realizados por eles antigamente (roça e comunicação em pescarias), os que ocorrem atualmente (MIF, afastar animais, abrir
caminhos e retirar mel) e o “fogo dos outros”, que é a queima de pastagem para que a rebrota do capim alimente o gado. Quase a totalidade do rebanho na Ilha pertence a não indígenas, que utilizam o pasto nativo mediante o pagamento de uma mensalidade. A caracterização dos tipos de fogo feitas pelos Inỹ evidencia que eles entendem alguns como positivos e outros como negativos. O fogo que afeta o uso do território pelos Karajá poderia, mediante um dedicado trabalho, se transformar no fogo que favorece a biodiversidade e o uso sustentável do território. Desta maneira, o fogo passaria de vilão a mediador dos conflitos socioambientais na Ilha do Bananal. 

Biografia do Autor

Lilian Brandt Calçavara, Fundação Nacional do Índio (Funai), São Félix do Araguaia, Brasil,

Antropóloga pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestranda no Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (MESPT), também na UnB. Indigenista especializada na Fundação Nacional do Índio.

Referências

Brilhante MO, Rodrigues FQ, Brilhante NA, Penereiro FM, Ludewigs T, Flores AL, Souza JF. 2006. Avaliação da sustentabilidade de sistemas agroflorestais no Vale Do Juruá, Estado do Acre. . Acesso em: 25/08/2018.

Fischer AE, Vasseur L. 2002. Smallholder Perceptions Of Agroforestry Projects In Panamá, 54: p.103-113. In: Agroforestry Systems. Kluwer, Netherlands.

IBGE – SIDRA. Sistema IBGE de recuperação automática–SIDRA. Censo Agropecuário, 2020. <https://sidra.ibge.gov.br/home/pimpfbr/brasil>. Acesso em: 03/04/2018.

Downloads

Publicado

28/05/2020