Impactos Socioambientais Relacionados com a Pesca do Camarão-da-Amazônia Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) na Visão de Pescadores do Rio São José no Município de Abaetetuba/PA
DOI:
https://doi.org/10.37002/biobrasil.v12i2.1885Palavras-chave:
Problemas socioambientais , camarão regional, pesca de camarãoResumo
A pesca pode ser utilizada para o comércio, lazer e fonte de alimentação, sendo uma das principais atividades na Amazônia, responsável pela geração de emprego e renda. Há diversos problemas ocasionados pela interferência humana nessa atividade. Com isso, a presente pesquisa teve por objetivo identificar os principais impactos socioambientais que, na visão dos pescadores locais, estão relacionados com a pesca do camarão-da-amazônia (Macrobrachium amazonicum) no Rio São José, do município de Abaetetuba/PA. Para tanto, foi realizada a aplicação de um questionário dividido em quatro blocos com um total de 66 perguntas, sendo aplicado com 16 pescadores da região em estudo, com o intuito de identificar o perfil socioeconômico destes, bem como investigar aspectos relacionados com a prática da pesca no rio. Os dados obtidos mostram que todos são naturais do município, sendo 25% pertencentes ao gênero feminino e 75% ao masculino. Do total, 50% dos pescadores afirma que o tamanho dos camarões capturados nos últimos anos diminuiu, e 81% afirma que essa espécie diminuiu muito em quantidade devido à poluição, ao aumento da população em torno do rio e ao elevado número de pescadores. Conclui-se que muitos dos entrevistados ainda vivem em condições socioambientais inadequadas, com ausência de saneamento básico, água potável e sem tratamento de lixo, o que contribui para a poluição do rio, prejudicando assim a espécie e, portanto, a atividade pesqueira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.