<b>Características de desenvolvimento inicial em teste de progênie de uma população de araucária na Flona de Três Barras-SC</b>

Autores

  • Roberta Inácia Duarte Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando André Loch Santos da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliano Schultz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliano Zago da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maurício Sedrez dos Reis Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v2i2.279

Resumo

A espécie Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze marca a fitofisionomia da Floresta Ombrófila Mista. Foi uma das espécies florestais nativas mais importantes no Brasil, em função da qualidade da madeira e de sua abundância nas áreas de ocorrência, características essas que, aliadas a expansão das fronteiras agrícolas, levaram a uma drástica redução de sua área de ocorrência original. É de fundamental importância a realização de estudos e ações visando à caracterização da variação genética, domesticação e melhoramento da espécie, no sentido de favorecer a conservação e uso deste importante recurso. Diversas ações vêm sendo feitas na tentativa de garantir a manutenção da variabilidade genética das populações ainda remanescentes, através de ações de conservação in situ e ex situ. Dessa forma, esse trabalho avaliou características de desenvolvimento inicial em um teste de progênie instalado na Floresta Nacional de Três Barras-SC, com o objetivo de fornecer suporte para ações de uso e conservação da espécie. Cinqüenta e um meses após a implantação do ensaio foram coletados dados de altura, DAP e sobrevivência. A média de altura das progênies foi de 1,59m (CV=13,3%), com variação de 1,32m a 1,89m (IMA médio de 0,37 m); o valor médio para a variável DAP foi de 1,76cm (CV=23,5%) variando de 1,0m a 2,2m (IMA médio de 0,41cm); a sobrevivência média foi de 80,9% (CV=16,2%), com variação de 61,2% a 92,5%. Os valores das estimativas de herdabilidade encontrados foram de 30% para altura média, 21,2% para DAP médio e 36,8% para sobrevivência média. Ainda que prematuro para inferências relacionadas ao potencial de cada progênie no ambiente, foram observados alta sobrevivência e valores intermediários para a herdabilidade, indicando efetividade na conservação ex situ da procedência Painel e demonstrando a importância da condução desses ensaios dentro de Florestas Nacionais. Os resultados também indicam que o teste de progênie em questão possui potencial para futuras inferências sobre conservação in situ, manejo e conservação dos recursos genéticos da espécie.

Palavras-chave: Araucaria angustifolia; conservação ex situ; herdabilidade; recurso genético vegetal; teste de progênie.

Downloads

Edição

Seção

Uso e manejo de recursos vegetais em unidades de conservação