Início e propagação de incêndio florestal:
estudo de caso na unidade de conservação Serra de Santa Barbara/MT
DOI:
https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1295Palavras-chave:
Área de transição, combate a incêndios, floresta tropical, prevenção a incêndios e topografiaResumo
Os padrões espaciais de ignição de incêndios florestais definem a sua estruturação podendo ter tamanhos diferentes em níveis variados de severidade gerando um mosaico de áreas queimadas. O objetivo deste trabalho foi analisar o padrão espacial do início e a propagação do incêndio florestal ocorrido em 2018 na Unidade de Conservação (UC) Serra de Santa Barbara, localizada nos municípios de Pontes e Lacerda e Porto Esperidião em Mato Grosso. Esta UC é composta de áreas de transição entre a Amazônia e Cerrado totalizando 120.092 hectares. Foram utilizados dados de focos de queimadas (obtidos pelo INPE); limites das áreas protegidas (obtidos pelo ICMBio); descrição das áreas protegidas no Cadastro de Unidades de Conservação (obtidos pelo CNUC - MMA); órgão responsável pelas Unidades de Conservação Estaduais (obtidos pelo SEMA/MT), imagens do satélite LandSat 8 (obtidos pelo sensor OLI, composição RGB654) e condições do tempo medidos (obtidos pelo INMET). Por meio da análise dos dados, constatou-se que este incêndio teve uma duração de 7 dias queimando 8% de área total da UC. Em uma análise mais detalhada, foi possível observar que a primeira detecção do foco de queimada, por meio dos dados de sensoriamento remoto, foi à s 1h42min (no dia 23/07/2018) e a última detecção foi à s 1h30min (no dia 29/07/2018). A propagação deste incêndio se deu pelo consumo da vegetação seca pelo vale na frente principal, devido a própria característica local do terreno plano associado a presença de ventos norte, baixa temperatura do ar e alta umidade relativa do ar. Além disso, constatou-se que durante o dia houve maior área alcançada pela propagação do incêndio, além das formações em aclive do vale associados a radiação solar global. Conclui-se que a compreensão do início e propagação de incêndio florestal permite estabelecer melhores estratégias de prevenção e combate ao fogo, principalmente em áreas suscetíveis como as unidades de conservação
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos sem restrições, concedendo ao editor direitos de ção não exclusivos.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.