Atividades do Corpo de Bombeiros da Paraíba em Resgates de Animais Silvestres Impactada por Queimadas

Autores

  • Francisco Fredson de Sousa Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paraíba, Brasil
  • Charlton Ribeiro de Santana Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paraíba, Brasil
  • Leonardo Guimarães da Penha Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paraíba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1099

Resumo

No espaço de atuação do Corpo de Bombeiros da Paraíba ocorre a Caatinga, que é um bioma de ampla ocorrência na região Nordeste e que dispõe de uma diversidade de plantas e animais com uma elevada taxa de endemismo, capazes de se adaptar a condições climática extremas de temperatura. Porém apesar de seu destaque biológico, a região vem sendo um dos biomas mais ameaçados do país, há muito sofrendo modificações, seja pela ação antrópica por meio da desertificação e queimadas, seja pela escassez de ações efetivas para a conservação e proteção. Desta maneira, o fogo em vegetação reflete resultados relevantes para a destruição da fauna dos biomas, acarretando em potencial desequilíbrio nos ecossistemas. Neste sentido, o presente trabalho é um estudo descritivo com objetivo de realizar uma caracterização dos serviços realizados pela unidade do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (6º BBM) no resgate da fauna da Caatinga paraibana e ações socioeducativas em escolas públicas. O resultados relatados foram o desenvolvimento de atividades de resgate de fauna impactada por queimadas em nove cidades do interior paraibano no período de 2015 a 2018 e a execução de ações socioeducativas de conscientização para preservação ambiental em dez escolas da região. Dessa maneira, conclui-se que o desenvolvimento de ações para o salvamento de animais silvestres em áreas impactadas por incêndios florestais e o desenvolvimento de trabalhos socioeducativos são essenciais para colaborar com a proteção ambiental de áreas preservadas impactadas pelo fogo. 

Biografia do Autor

Francisco Fredson de Sousa, Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paraíba, Brasil

Biólogo (UFPB 2016) e Acadêmico de Medicina Veterinária (IFPB) Atua no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba como soldados do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Sousa

Charlton Ribeiro de Santana, Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paraíba, Brasil

Atua no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba como Major e Comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Sousa

Leonardo Guimarães da Penha, Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paraíba, Brasil

Atua no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba como Oficial Tenente do Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Sousa

Referências

ALVES, Í. B. S. Diversidade do resgate de fauna e as ações do 3º Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba em Guarabira-PB. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/646>. Acesso em: 25 jul. 2018.

BRASIL. Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. MACHADO, A.B.M; DRUMMOND, G.M.; PAGLIA, A.P. (ed.). 1.ed. - Brasília, DF: MMA; Belo Horizonte, MG: Fundação Biodiversitas, 2008. 2v. 1420 p.

IBAMA. Relatório de atividades dos centros de triagem e áreas de soltura e monitoramento de animais silvestres. Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros do IBAMA. São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.ceo.org.br/campanhas/soltura/Revista%20IBAMA%20CETAS%20e%20ASMS%204%20-%202012.pdf. Acesso em: 30 ago 2018.

Downloads

Publicado

15/11/2019