Pesquisa de Qualidade de Vida e Atendimento em Saúde com Quiropraxia para Brigadistas do ICMBIO e IBAMA na Chapada dos Veadeiros

Autores

  • Serena Eluf de Quadros Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade , Brasil
  • Isadora Tessler Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1186

Resumo

Após grande incêndio de outubro de 2017 na Chapada dos Veadeiros onde trabalhei como voluntária durante 21 dias na logística, mobilização da sociedade civil, arrecadação de verbas e apoio das operações auxiliando ICMBIO, realizei ajustes de Quiropraxia (coluna vertebral) nos brigadistas em combate, uma vez que já era voluntária do programa de voluntariado do ICMBIO no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros com Quiropraxia. A partir dessa experiência me tornei brigadista voluntária, curso ministrado pelo ICMBIO e ONG Rede Contra Fogo que surgiu pós incêndio. Meu objetivo era além de estudar fogo colaborar com a Saúde dos brigadistas. Realizei voluntariamente em 2018 uma pesquisa de Quiropraxia com os Brigadistas de incêndio do ICMBIO do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) e IBAMA (5 brigadas do PREVFOGO Goiás, municípios de Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante e brigadas KALUNGAS do Engenho e Vão do Muleque), totalizando 111 brigadistas. O Brigadista é um profissional que está submetido constantemente a stress físico, químico, emocional e mental, aspectos que causam desequilíbrios e bloqueios na coluna vertebral comprometendo todo o funcionamento e Saúde do corpo (subluxações vertebrais). O objetivo do estudo foi ajustar a coluna vertebral dos brigadistas das duas instituições atuantes na região da chapada dos Veadeiros para a melhoria da Saúde e desenvolvimento de performance em combate. O Quiropraxista é um especialista em coluna vertebral, com formação específica de 5 anos de faculdade. A pesquisa foi realizada semanalmente durante o período de 25/6/18 a 29/10/2018, no total foram realizados 885 ajustes. Antes de começar o trabalho foi realizada uma palestra sobre quiropraxia em cada esquadrão, totalizando 14 palestras. Foi aplicado questionário de qualidade de vida validado mundialmente (WHOQOL) no início e término dos ajustes. Cada brigadista optou por participar ou não. O objetivo agora para o ano de 2019 é continuar com a pesquisa de forma mais específica, colhendo dados em Saúde como nível de oxigênio nas células, batimento cardíaco, alteração de pressão arterial e melhoria de Qualidade de Vida para os Brigadistas através da Quiropraxia.

Referências

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. ATA DE JULGAMENTO DA CHAMADA CNPq/Prevfogo-Ibama Nº 33/2018 - Pesquisas em ecologia, monitoramento e manejo integrado do fogo. Brasília: CNPq, novembro de 2018.

Downloads

Publicado

15/11/2019