Prevenção Contra Fogo em Vegetação de Áreas Paleontológicas da Região do Rio do Peixe - PB

Autores

  • Francisco Fredson de Sousa Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paraíba, Brasil
  • Charlton Ribeiro de Santana Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paraíba, Brasil
  • Leonardo Guimarães da Penha Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paraíba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1202

Resumo

A região interiorana do Estado da Paraíba onde fazem parte as cidades de Sousa e Uiraúna apresentam duas bacias cretáceas que compõem o Rio do Peixe, possuindo um patrimônio histórico com diversas pegadas de Dinossauros. Estas bacias estão localizadas no Nordeste do Brasil e suas origens se relacionam aos movimentos de falhas transcorrentes ao longo da abertura do Oceano Atlântico. Assim sendo, a área de pegadas fósseis demarcadas de maior importância está distribuída na região de Passagem das Pedras, no município de Sousa, onde atualmente abriga um parque natural denominado de Monumento Natural Vale dos Dinossauros, com 40 hectares de área com riqueza icnofossilífera. De outro modo, esta área apresenta muitas ameaças de degradações através da ação antrópica de queimadas pela escassez de ações efetivas para a conservação e proteção. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo realizar planejamento estratégico para preservação contra fogo em vegetação em área paleontológica e geológica das bacias de Sousa e Uiraúna. O gerenciamento destas atividades foi desenvolvido pela unidade do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (6º BBM), através do monitoramento de áreas importantes, demarcação, mapeamento, análise e monitorização das bacias. Em face ao exposto, o presente trabalho resultou na criação de estratégias de prevenção e combate ao fogo em vegetação em sítios geológicos demarcados. Por meio deste trabalho conclui-se que, utilizando-se de ferramentas necessárias para conservação de patrimônio paleontológico é possível alcançar diminuição de ações destrutivas e degradadoras a estes ambientes.

Biografia do Autor

Francisco Fredson de Sousa, Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paraíba, Brasil

Biólogo (UFPB - 2016) e Acadêmico de Medicina Veterinária (IFPB) atua no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba como soldado do 6 Batalhão do Corpo de Bombeiros de Sousa

Charlton Ribeiro de Santana, Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paraíba, Brasil

Atua no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba como Major e Comandante do 6 Batalhão do Corpo de Bombeiros de Sousa

Leonardo Guimarães da Penha, Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paraíba, Brasil

Atua no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba como Oficial Tenente do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Sousa

Referências

Leonardi, G. Mais pegadas de dinossauros na Paraíba. Ciência Hoje, 1985.

Leonardi,G. Pegadas de dinossauros (Carnosauria, Coelurosauria, Iguanodontidae) na Formação Piranhas da Bacia do Rio do Peixe, Sousa, Paraíba, Brasil. Congresso Brasileiro de Paleontologia, 10, Rio de Janeiro, , Sociedade Brasileira de Paleontologia. Anais, 2 vol., 1987.

Lima Filho, M.F. 1991. Evolução tectono-sedimentar da Bacia do Rio do Peixe - PB. Universidade Federal de Pernambuco. Dissertação de Mestrado, 99 p.

Downloads

Publicado

15/11/2019

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)