O Inventário da Oferta Turística como Estratégia de Diálogo com a Comunidade: um Estudo de Caso sobre o Parque Nacional das Sempre-Vivas e seu Entorno

Autores

  • Paula Ferreira Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, Parque Nacional das Sempre-Vivas/PNSV
  • Raquel Scalco UFVJM
  • Virginia Martins Fonseca Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades/FIH, Curso de Turismo.

DOI:

https://doi.org/10.37002/biobrasil.v12i3.1931

Palavras-chave:

Unidades de conservação, uso público, planejamento turístico, turismo de base comunitária

Resumo

O Inventário da Oferta Turística é um instrumento utilizado para fazer o diagnóstico de tudo que determinado destino tem para oferecer ao turista, abrangendo os atrativos turísticos, os equipamentos e serviços turísticos e a infraestrutura. É um importante instrumento de planejamento e gestão da atividade turística. No entorno de Unidades de Conservação (UC), este levantamento, quando realizado em parceria com a comunidade local, pode contribuir para o diálogo entre a equipe de gestão e a comunidade. Esta foi a estratégia adotada neste projeto de pesquisa para o levantamento da oferta turística nos distritos localizados no entorno do Parque Nacional das Sempre-Vivas, visando a implementação do uso público na UC, desenvolvido por meio de parcerias. Assim, optou-se por um trabalho participativo, orientado pelo modelo de Turismo de Base Comunitária, entendendo as comunidades como protagonistas deste processo. Este trabalho teve como objetivo contribuir para a implementação do uso público no Parque, por meio do levantamento e análise da oferta turística de atrativos de distritos do seu entorno. Para tanto, foram realizados pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, trabalhos de campo e tratamento das informações, contando com o envolvimento e participação de membros das comunidades. Como resultados, entende-se que este projeto, embora ainda não concluído, contribui para um maior conhecimento sobre o potencial turístico dos distritos que dão apoio à travessia entre Inhaí e Curimataí e para que os objetivos de gestão da UC sejam mais facilmente alcançados, principalmente aqueles relacionados ao uso público e a aproximação e diálogo com as comunidades locais. 

Biografia do Autor

Paula Ferreira, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, Parque Nacional das Sempre-Vivas/PNSV

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, Parque Nacional das Sempre-Vivas/PNSV. Diamantina/MG, Brasil. CEP: 39.100-000.

Virginia Martins Fonseca, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades/FIH, Curso de Turismo.

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades/FIH, Curso de Turismo. Diamantina/MG, Brasil. CEP: 39.100-000.

Downloads

Publicado

01/04/2022

Edição

Seção

Gestão do Uso Público: Turismo e Lazer em Áreas Protegidas