Conservation status of the “Piracanjuba” <b> <i>Brycon orbignyanus</i> (Valenciennes, 1850) (Characiformes, Bryconidae): basis for management programs </b>

Autores

  • Daniela José de Oliveira Laboratório de Biologia e Genética de Peixes (LBGP), Departamento de Morfologia, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista.
  • Fernando Yuldi Ashikaga Laboratório de Biologia e Genética de Peixes (LBGP), Departamento de Morfologia, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista.
  • Fausto Foresti Laboratório de Biologia e Genética de Peixes (LBGP), Departamento de Morfologia, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista.
  • José Augusto Senhorini Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental CEPTA-ICMBio

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v7i1.612

Resumo

A exploração excessiva dos recursos de água doce tem causado muitos impactos sobre as populações naturais, especialmente em peixes. Diferentes fatores relacionados com a poluição, sobrepesca, introdução de espécies exóticas, construção de barragens e destruição de vegetação ripárias podem determinar mudanças nas populações atuais e interferir em seu equilíbrio. Neste contexto, Brycon orbignyanus, popularmente conhecida como “piracanjuba”, é uma espécie de peixe ameaçada de extinção pela pesca excessiva e degradação do meio ambiente. A qualidade da carne e do seu comportamento agressivo na prática da pesca desportiva e profissional, ocorrendo concomitantemente às mudanças contínuas no habitat, resultaram no esgotamento rápido dos estoques naturais e determinaram sua entrada na lista de espécies de peixes brasileiros ameaçados de extinção. A espécie tem distribuição ao longo da bacia do Rio da Prata em áreas altamente impactadas pela ocupação demográfica, construção de barragens e atividades agrícolas em áreas marginais. Populações nativas desta espécie ocupam regiões menos afetadas, sendo atualmente restrita a poucos rios distantes de centros urbanos e pequenos afluentes onde as condições ambientais permanecem preservadas. Com o objetivo de verificar o estado de conservação das populações de B. orbignyanus, visando o desenvolvimento de programas de gestão eficazes para a conservação da espécie, o artigo reúne informações disponíveis na literatura e fornecer informações biológicas da espécie sobre a sua real distribuição geográfica, principais ameaças, características genéticas de populações e as perspectivas para o uso em programas de conservação.

Downloads

Publicado

19/07/2017

Edição

Seção

Efetividade das Ações de Conservação de Peixes Ameaçados de Extinção