<b> Fauna silvestre utilizada em comunidades rurais no semiárido paraibano </b>

Autores

  • Sebastiana Lima Santos Departamento de Biologia, Universidade Estadual da Paraíba/ UEPB, Avenida das Baraúnas, 351, Campus Universitário, Bodocongó, 58109-753, Campina Grande, PB, Brasil.
  • Rômulo Romeu Nóbrega Alves Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, Laboratório de Etnobiologia e Etnoecologia, Campina Grande, 58429-500, Brasil.
  • Lívia Emanuelle Tavares Mendonça Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, Laboratório de Etnobiologia e Etnoecologia, Campina Grande, 58429-500, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v8i2.733

Resumo

As atividades de caça são praticadas na região semiárida para fins de alimentação, criação como animais de estimação e proteção (controle contra animais considerados nocivos). A carne de animais silvestres faz parte da dieta de várias comunidades na região, sendo uma prática enraizada na cultura local. Diante disto, esta pesquisa objetivou documentar e caracterizar as atividades de caça, considerando suas influências sociais e culturais em zonas rurais do município de Taperoá, PB, Brasil. Foram utilizados questionários semiestruturados para obtenção de coleta de dados e conversas informais contendo perguntas referente à caça. A fauna cinegética foi representada por um total de 49 espécies e o grupo que mais se destacou foi o de aves (n=29), em seguida, os mamíferos (n=15), por último os répteis (n=5). Houve variação no número de espécies citadas de acordo com os parâmetros socioeconômicos dos entrevistados. Para uso alimentar, os mamíferos e as aves foram os grupos mais frequentemente mencionados. Os répteis geralmente são abatidos por motivos de desprezo ou proteção. Foram citadas 14 espécies de aves criadas como animais de estimação. Técnicas de caça para o semiárido foram descritas pelos entrevistados, as que mais evidenciaram-se foram “cacetada ou paulada”, “com as mãos”, “tarrafa” e “toco”. Isso demonstra que a população interage com a fauna local, sendo a caça uma das principais ameaças a fauna silvestres no domínio caatinga. Evidencia-se a necessidade de planos de conservação que considerem os aspectos socioeconômicos e culturais da região para elaboração de plano de conservação das espécies. Palavras-Chave: Atividades cinegéticas; conservação; fauna cinegética.

Biografia do Autor

Sebastiana Lima Santos, Departamento de Biologia, Universidade Estadual da Paraíba/ UEPB, Avenida das Baraúnas, 351, Campus Universitário, Bodocongó, 58109-753, Campina Grande, PB, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), departamento de Biologia. Especialista em Etnobiologia, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), departamento de Biologia.

Downloads

Publicado

09/05/2023

Edição

Seção

Caça: subsídios para a gestão de unidades de conservação e manejo de espécies (v. 2)