Condições operacionais do combate aéreo aos incêndios florestais:
eficiência e efetividade
DOI:
https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1005Palavras-chave:
Combate aéreo, sensoriamento local, efetividade, eficiênciaResumo
O presente trabalho é um segmento de um projeto maior intitulado PROMETEU e busca contribuir no estudo da efetividade e da eficiência do combate aéreo aos incêndios florestais (IF) no Cerrado. A área de estudo foi o Distrito Federal e a coleta dos dados foi feita pela sonda SAPHIRA 3 versão 3, embarcada em uma das aeronaves (Airtractor AT-802F) do CBMDF, com capacidade de lançamento de 3000 litros de água. Foram coletados dados a cada 2 segundos, compreendendo informações de coordenadas geográficas, velocidades, altitudes e dados cinemáticos diversos. A exatidão das passagens sobre a linha de fogo foi avaliada por fotografias ortogonais tiradas pela sonda e o ponto de lançamento de água foi determinado pela na altitude e oscilações barométricas. Um outro conjunto de dados veio de imagens do satélite Landsat 8 do final da época de estiagem, nas quais foram identificadas as cicatrizes deixadas pelos IF. As distâncias entre a fronteira da cicatriz e o ponto de lançamento foram usadas para o enquadramento da operação em classes de eficiência: alta se abaixo de 100m, moderada se entre 100 e 300m e baixa se superior a 300m. A efetividade do combate aéreo foi alta em 46,4% dos casos, moderada em 42,9% e baixa em 10,7%. Os dados atestam a importância do combate aéreo e também revelam que os achados devem ser analisados à luz de diversos fatores, incluindo a coordenação com a equipe em solo (brigadistas locais), fatores vegetacionais (biomassa e umidade), meteorológicos (direção e velocidade de vento) e topográficos/topológicos (relevo e obstáculos), visto que estes fatores interferem na efetividade da operação. O rastreamento também mostrou que 22% do tempo é usado no taxiamento, fato associado à operação baseada no Aeroporto Internacional de Brasília, onde há a interferência de outros segmentos da aviação (militar, civil, geral, comercial, executiva, etc). Este valor é tido como algo que compromete a eficiência e a efetividade da operação, por aumentar o custo operacional e elevar o tempo resposta da operação. Estes dados são úteis para justificar a adoção bases operacionais em aeródromos alternativos, já em uso. Agradecimentos: FAPDF (proc 0193.001387/2016) e CNPq (proc 442722/2018-4).
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