Inflamabilidade do Ingá para o uso em cortina de segurança na prevenção de incêndios florestais
DOI:
https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1160Palavras-chave:
Incêndios florestais, silvicultura preventiva, conservação, epirradiadorResumo
Tendo em vista que os incêndios florestais estão acontecendo com mais frequência, para proteger a vida e conservar a biodiversidade, a silvicultura preventiva tem tomado medidas para combater e prevenir esse acontecimento. Um dos principais artifícios para prevenção e combate desse fenômeno é o uso de cortinas de segurança. As cortinas de segurança baseiamse na implantação de espécies com menor teor de inflamabilidade do que a plantação principal, com a finalidade de conter a propagação do fogo. À vista disso, esse trabalho tem o propósito de avaliar a espécie Inga marginata (ingá/ingazeiro) para o uso potencial em cortina de segurança, medindo isso através do seu teor de inflamabilidade. Nessa pesquisa, foi utilizado o Pinus taeda (pinheiro) como espécie controle. Para realização desse experimento foram sucedidos 50 testes com epirradiador com folhas verdes, utilizadas em até 2 horas após a coleta e no conjunto de 1g por teste determinado com auxílio de uma balança de precisão. A temperatura do epirradiador foi controlada entre 250 e 350ºC, todo processo foi feito com utilização de luvas para não ter contato com o material. Foram avaliados a frequência de ignição (FI), o tempo de ignição (TI), a duração da combustão (DC), altura da chama (HC) e o valor da inflamabilidade (VI). Com isso consegue-se concluir que a espécie Inga marginata indicou um baixo teor de inflamabilidade com: FI=14; TI= 44,83s; DC=7,05s, HC=10,92cm, VI= pouco inflamável (nível 0), valores inferiores aos apresentados por Pinus taeda em que FI=50, TI=18,38s, DC=11,83s, HC= 12,12cm e demonstrou ser uma espécie moderadamente inflamável (nível 3). Deste modo o Inga marginata apresenta potencial para uso em cortinas de segurança na prevenção de incêndios florestais. Recomenda-se a realização de análises referentes à combustibilidade e calorimetria em estudos futuros, a fim de corroborar com os resultados desse estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos sem restrições, concedendo ao editor direitos de ção não exclusivos.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.