Avaliação das estratégias de capacitação para o monitoramento da biodiversidade em unidades de conservação
DOI:
https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v14i3.2540Palavras-chave:
monitoramento participativo, Programa Monitora, processo formativo, avaliação de reaçãoResumo
O objetivo deste estudo de caso é avaliar as estratégias de capacitação que vêm sendo implementadas desde 2013 no ciclo de capacitação do Programa Monitora. Foram analisados 39 cursos nacionais de pontos focais, de 2013 a 2023, e 15 cursos do Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoas do ICMBio de 2021 a 2023. Com esse esforço de capacitação, foi possível iniciar a implementação do Monitora em 113 unidades de conservação (UCs) federais. Para cada curso, a média foi de 26 alunos e 10 UCs federais participando. Foi possível observar que o maior número de UCs que iniciaram o monitoramento, geralmente, ocorreu em torno de um ano após os primeiros cursos de pontos focais. O resultado da avaliação de reação mostrou que os cursos contribuem para o aprimoramento da atuação profissional dos educandos: 92% responderam que o curso contribuiu para a melhoria no seu desempenho no trabalho, e 87% observaram segurança em usar os conhecimentos e habilidades adquiridos. É um grande desafio elaborar os cursos para o monitoramento da biodiversidade em um panorama de ampla diversidade ambiental, social e econômica. Por isso é necessário diferentes estratégias para um melhor desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e das competências dos educandos. Nesse sentido, destacam-se as seguintes estratégias: o uso de diferentes modalidades de ensino (presencial, híbrida, EAD) e os formatos de abrangência do curso (local – apenas uma UC ou regional/nacional – várias UCs), a construção coletiva desde a concepção do curso até a análise dos dados e a variedade de ferramentas pedagógicas utilizadas no processo de aprendizagem.
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