Risco de incêndio em vegetação contígua rodovias de acesso ao complexo industrial e portuário do Pecém/Ceará-Brasil:
estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1302Keywords:
Incêndios florestais, transporte rodoviário, sensoriamento remoto, Defesa CivilAbstract
O risco de incêndios está relacionado à quantidade de agentes de ignição disponíveis por fontes humanas e por causas naturais de fogo. A literatura indica, ainda, relação significativa entre a ocorrência de incêndios e a distância da estrada mais próxima. Assim, os incêndios, particularmente aqueles próximos à s rodovias, podem gerar distúrbios no tráfego, provocando alterações na demanda e capacidade, reduzindo a velocidade média e, consequentemente, gerando atrasos indesejáveis para os usuários da via, bem como contribuir para ocasionar desastres relacionados a transporte de passageiros e cargas. O presente trabalho apresenta um estudo sobre o risco de incêndios em vegetação em áreas contíguas as principais rodovias de acesso ao complexo industrial e portuário do Pecém, vias de escoamento de matérias primas e produtos. Para o estudo foram considerados trechos das rodovias federais BR-222 e BR-020 e as estaduais CE-085 e a antiga rodovia CE-422, atualmente chamada de CE-155, dentro dos limites dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, ambos pertencentes à Região Metropolitana de Fortaleza, Estado do Ceará, Litoral Setentrional do Nordeste. Na região observa-se um mosaico variado de paisagens conforme os fatores geoecológicos e climatológicos locais. Observa-se escassez de chuvas, baixa umidade do ar e do solo, forte insolação, elevados índices de evaporação e temperatura, e vulnerabilidade à s mudanças climáticas. Foram analisadas estatísticas de registros de focos de calor identificados pelo processamento de imagens de satélite. Para validação dos focos, analisou-se dados atmosféricos de estações meteorológicas de superficie e registros de ocorrências do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. As análises mostraram que os incêndios florestais e mais de 70% dos focos de calor são identificados no período compreendido entre os meses de setembro e dezembro. O estudo possibilitou o mapeamento das áreas de maior incidência de incêndios, as quais requerem maior atenção da comunidade local e das instituições de combate aos incêndios florestais. Esses resultados são subsídios essenciais para que as instituições responsáveis pela prevenção e combate a incêndios em vegetação, prevenção e mitigação de desastres naturais e tecnológicos e a iniciativa privada elaborem Planos de Auxilio Mútuo em casos de emergências. Palavras-chave: Incêndios florestais; transporte rodoviário; sensoriamento remoto; Defesa Civil
References
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Ceará: Inventário Florestal Nacional, principais resultados / Ministério do Meio Ambiente. Serviço Florestal Brasileiro. Brasília: MMA, 2016.
GANEM, R. S. Caatinga: Estratégias de Conservação. Estudo Técnico. Consultoria Legislatíva. 2017.
GOMES, E. C.; ALVES, E. S. Influência do Manejo Florestal Sobre as Características Físicas e Químicas do Solo. Em: Uso Sustentável e Conservação dos Recursos Florestais da Caatinga. [ORG] Maria Auxiliadora Gariglio, et al. Brasília: Serviço Florestal Brasileiro, 2010.
JUVANHOL, R. S.; FIEDLER, N. C.; SANTOS, A. R. Modelagem de Risco de Incêndios em Florestas Naturais com o Uso de Geotecnologias. In: Alexandre Rosa dos Santos; Carlos Antonio Alvares Soares Ribeiro; João Batista Esteves Peluzio; Telma Machado de Oliveira Peluzio; Gleissy Mary Amaral Dino Alves dos Santos; Giselle Lemos Moreira; Ivo Augusto Lopes Magalhães. (Org.). Geotecnologias & análise ambiental: aplicações práticas. 1ed.Alegre, ES: CAUFES, 2015, v. 1, p. 160-172.
LABTRANS, Laboratório de Transportes e Logística. Plano Mestre: Terminal. Portuário do Pecém. Cooperação Técnica para Apoio à Sep/Pr no Planejamento do Setor Portuário Brasileiro e na Implantação dos Projetos de Inteligência Logística Portuária. Florianópolis, 2015
MMA, Ministério do Meio Ambiente. Uso Sustentável e Conservação dos Recursos Florestais da Caatinga. [ORG] Maria Auxiliadora Gariglio, et al. Brasília: Serviço Florestal Brasileiro, 2010.
MORRISON, P.H. Roads and Wildfires. Pacific Biodiversity Institute, Winthrop, Washington. 40 p. 2007.
SANTOS, J. E. D. Análise da vulnerabilidade de rotas do transporte urbano de carga: uma abordagem baseada na medição do risco de um evento não regular e imprevisível. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes, Fortaleza, 2016. 131 f.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.