Contribuições da relação entre comunicação e educação ambiental para a gestão participativa de unidades de conservação
DOI:
https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v4i1.359Keywords:
communication, environmental education, educommunication, participatory managementAbstract
This article reflects on the relationship between communication and environmental education,
and bring the concept of educommunication, with a focus on participatory management of protected
areas. The communication between the actors involved in participatory management of a conservation
unity is pointed by authors as a challenge. Access to information, the meanings and remeaning of what is
communicated, and consequences of the interpretation and understanding of what is communicated are part
of the communication process. From examples of the experiences of implementation of educommunication
and environmental education activities in three protected areas of Southern Bahia (Corumbau Marine
Extractive Reserve, the National Park Discovery and Pau Brazil National Park), some communication
challenges and how they can be worked to enhance dialogue and knowledge's circulation are presented.
Experiences show that it is possible to bring the concepts of educommunication for practices that permeate
environmental education and communication in protected areas. For this, we need to change the debate
not only on educommunication, but about what communication and environmental education mean in the context of participatory management. This advance is being made possible through policies's practice,
as the National Strategy for Environmental Education and Communication (ENCEA).
References
Aguiar, S. & Cerqueira, J.F. 2012. Comunicação ambiental como campo de práticas e de estudos. Revista Comunicação e Inovação, 13(24): 11-20.
Biodiversitas, Fundação. Relatório das reuniões - Diagnóstico com as comunidades do entorno do Parna do Pau Brasil. Produto integrado à elaboração do plano de manejo da unidade de conservação. 2009. Não do.
Bordenave, J.E.D. 1999. O que é comunicação? 23ª reimp. São Paulo: Brasiliense. 108p.
Brasil. 1999. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF
Brasil. 2003. Lei no 10.650/2003. Dispõe sobre o acesso público aos dados e informações existentes nos órgãos e entidades integrantes do SISNAMA, Brasília, DF.
Brasil. 2011. Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília, DF.
Carvalho, I. 2004. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez Editora. 258p.
Freire, P. 1983. Extensão ou comunicação? Paz e Terra, Rio de Janeiro, 7ª edição, 51p.
Furriela, R.B. 2002. Democracia, cidadania e proteção do meio ambiente. Annablume/FAPESP, São Paulo, 193p.
Guimarães, M. 2009. A dimensão ambiental na educação. 9ª ed. Papirus Editora, Campinas, 107p.. Jacobi, P. 1996. A percepção dos problemas ambientais urbanos em São Paulo. p. 177-187 In: Ferreira, L.C. & Viola, E. (org.). Incertezas de sustentabilidade na globalização. Editora Unicamp, São Paulo.
Kaplun, M. 1999. Processos educativos e canais de comunicação. Revista Comunicação & Educação, 5(14) : 68-75.
Layrargues, P.P. 1998. Educação para a gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. Pp. 108-113, In: Mata, S.F. et al. (orgs.) . Rio de Janeiro: Terceiro Milênio. 359p.
Loureiro, C.F.B.; Azaziel, M. & França, N. 2006. Educação ambiental em unidades de conservação. IBASE/Instituto Terrazul/Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. 30p.
Martim-Barbeiro, J. 2003. Dos meios à s mediações - comunicação, cultura e hegemonia. 2ª ed., Editora UFRJ, Rio de Janeiro. 360p.
Ministério do Meio Ambiente (MMA). 2008. Programa de educomunicação socioambiental - comunicação popular e educação ambiental.
Ministério do Meio Ambiente/DEA/CGA, Brasília. Ministério do Meio Ambiente (MMA). 2005. Programa nacional de educação ambiental. Brasília, DF.
MMA/ICMBio. 2011. Estratégia nacional de comunicação e educação ambiental no âmbito do Sistema nacional de Unidades de Conservação. Brasília, DF: MMA/ICMBio. Disponível em . Acesso em: 2 mar. 2013. Soares, I.O. 2000. Educomunicação: um campo de mediações. Revista Comunicação & Educação, 19: 12-24.
Soares, I.O. 2002. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. 2002. Revista Comunicação & Educação, 20: 16-25.
Valenti, M.W.; Oliveira, H.T.; Dodonov, P. & Silva, M.M. 2012. Educação ambiental em unidades de conservação: políticas públicas e a prática educativa. Educação em Revista, 28(1): 167-188.
Zhouri, A.; Laschekski, K. & Pereira, D.B. (orgs.). 2005. A insustentável leveza da política ambiental: desenvolvimento e conflitos socioambientais. Editora Autêntica, São Paulo. 292p
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.