Uma reflexão sobre a sistematização de aprendizados organizacionais a partir de Iniciativas de Inclusão Produtiva em Unidades de Conservação de Uso Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v5i1.468Keywords:
biodiversity conservation, institutional learning, protected areas, systematization of experiencesAbstract
The paper presents the results of the project "Organizational Learning in Productive Inclusion
Initiatives" developed by the Coordination of Production and Sustainable Use (COPROD) from the Chico
Mendes Institute for Biodiversity Conservation (ICMBIO). The main goal of the project is to analyze local
initiatives related to productive inclusion of local communities in sustainable use protected areas and
understand how the context and different factors influence in their success. The methodological approach
includes personal and group interviews, and document analysis. The cases analyzed in the project include
experiences from the Amazon basin and coastal marine environment, however this paper emphasized theresults from the Amazon region. The preliminary findings show the importance of local social organization,
community capacity building programs, technical support and the engagement of local communities in
biodiversity conservation efforts. In a broad sense, the project aims to promote an analysis of productive
inclusions initiatives developed by local communities that have extractivism as their main income generation
strategy in federal sustainable use protected areas.Â
References
Bikel, A. 1998. Sintesis interpretativa de las sistematizaciónes regionales alforja. San Salvador, Editora.
Barnechea, M.M.; Gonzalez, E. & Morgan, M. de la L. 2005. A produção de conhecimentos em sistematização. Tradução de Valdir Duarte. Biblioteca Virtual de Sistematización/programa Latinoamericano de Apoyo a La Sistematización Del CEAL. http://www.cepalforja.org/sistematizacion/biblio.shtml. Acesso: abril, 2011.
Carrillo, A.C.; Luz, L.; Catapan, M.; Arguedas, S. & Zimmermann, N. 2011. Aprendizados para aprimorar a prática: a experiência da comunidade de ensino e aprendizagem em planejamento de unidades de conservação. Série Cadernos ARPA. Ministério do Meio Ambiente, Brasília.
Cervera, J.P. & Franco, P.V. 2006. Manual para o uso não sexista da linguagem. 1ª. Ed. Aliusprint S.A. de C.V. 3.Ed. tradução para o português e disponível em: http://www.mulherespaz.org.br/wp-content/ uploads/manual-para-o-uso-nao-sexista-da-linguagem.pdf. Acesso: março, 2014.
CGU. Controladoria-Geral da União. 2010. Cartilha Olho Vivo - Controle Social e Cidadania. Via Brasília, Brasilia. http://www.cgu.gov.br/publicacoes/CartilhaOlhoVivo/Arquivos/ControleSocial.pdf
FAO/PESA. Organización de las Naciones Unidas para la Agricultura y la Alimentación Programa Especial para la Seguridad Alimentaria (PESA) en Centroamérica. 2004. Guia Metodológica de Sistematización. Editora. Honduras.
Freire, P. 2001. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti & Lillian Lopes Martin. 24º Ed. São Paulo: Editora Paz e Terra.
Gomes, M.A.O. 2014. Apostila do Curso de ferramentas da ação participativa. Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).
GTZ. 2009. Guia metodológico de implementação das oficinas de promoção de cadeias de valor. Programa para Proteção e Gestão Sustentável das Florestas Tropicais do Brasil. Editora Brasília.
GTZ, WWF-Brasil, UICN, Núcleo Maturi. 2012. Governança em cadeias de valor da sociobiodiver sidade:experiências e aprendizados de grupos multi-institucionais do Castanha do Brasil e Borracha - FDL no Acre. Editora. Brasilia.
Jara, O. 2001. Dilemas y desafios de la sistematización de experiencias. Texto apresentado no Seminário ASOCAM: Agricultura Sostenible Campesina de Montaña, Cochabamba, Bolívia.
Jara, O. 2006. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviana V. Resende, 2.ed..Ministério do Meio Ambiente, Brasília.
Jara, O. 2012. A sistematização de experiência: prática e teoria para outros mundos possíveis. Tradução de Luciana Gafrée e Silva Pinevro; colaboração Elza M. Falckembach. - 1.ed. - Contag, Brasília.
DFID - Ministério Britânico para o Desenvolvimento Internacional. 2001. Manual de Orientação sobre Meios de vida sustentáveis.
Oakley, P. & Clayton, A. 2003. Monitoramento e avaliação do empoderamento ("empowerment"). Tradução de Zuleika Arashiro e Ricardo Dias Sameshima. Instituto Pólis , São Paulo.
Souza, J.F. sem data. Sistematização: um instrumento pedagógico nos projetos de desenvolvimento sustentável.
Zimmermann, N. (org). 2003. Sistematizando caminhos. Transposição de obstáculos e ocupação de espaços no mundo do trabalho. ção do Fundo para Igualdade de Gênero (FIG). Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional/CIDA, Brasília.
Zimmermann, N. 2014. Oficina de capacitação para sistematização de lições aprendidas em projetos de inclusão produtiva desenvolvidos por RESEX e FLONAS. Documento 1: Orientações Metodológicas - Ferramentas Conceituais e Práticas. Relatório Técnico, Brasília.
Zimmermann, N. 2014. Oficina de capacitação para sistematização de aprendizados organizacionais em projetos de inclusão produtiva desenvolvidos em RESEX e FLONA. Documento 2 - Orientações Metodológicas: Ferramentas Práticas Complementares. Relatório Técnico. Brasília.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.