Fatores que Determinam a Recorrência de Fogo no Cerrado: Enfoque na Recuperação da Vegetação e Subsídios para o Manejo em Unidades de Conservação

Autores

  • Ana Clara Caixeta Queiroz Pôrto Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Brasil
  • Camila Silva Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
  • Juan Carlos Orozco Filho Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
  • Jonathan Braga Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
  • Angela Garda Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
  • Christian Berlinck Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1284

Resumo

A ocorrência e propagação do fogo é determinada por diversos fatores como condições meteorológicas, sazonalidade, topografia e acúmulo de biomassa combustível, mas a influência antrópica tem gerado um impacto negativo, apesar do histórico de fogo natural no cerrado. Este estudo visou investigar os padrões temporais e espaciais do fogo em duas unidades de conservação: Estação Ecológica Serra Geral de Tocantins (Esec) e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (Parna), de 2010 a 2017, a fim de identificar fatores determinantes da ocorrência de fogo e obter dados para auxiliar na gestão do fogo nestas unidades. Fez-se uso de sensoriamento remoto para delimitação de áreas queimadas (AQs), avaliação da frequência e distribuição. Para indicar qual fator está mais relacionado com AQs anuais, aplicou-se modelos lineares relacionando-os com precipitação mensal (PM), número de dias com chuvas (NDC), tipo de vegetação (Normalized Difference Vegetation Index - NDVI) e a interação entre NDCxNDVI. Os valores de NDVI foram obtidos antes da passagem do fogo, para representar o perigo de incêndio. Os coeficientes de determinação (R²) para AQxNDC e AQxPM foram de 0,438 e 0,424 para Esec, e 0,371 e 0,353 para o Parna. A relação AQxNDVI para a Esec apresentou um R2= 0,040, enquanto NDCxNDVI e AQ resultou em um R2= 0,214. Para o Parna, os R² foram 0,080 e 0,092 para AQxNDVI e AQxNDCxNDVI. Estes valores indicam que para a ocorrência de incêndios nestas áreas de cerrado, o regime de chuva é o fator mais determinante. O fato da vegetação ter apresentado menor relação com AQ, ou seja, ter explicado pouco a ocorrência de fogo, pode ser pelo tipo de solo predominante, arenoso, com poucos nutrientes e alta percolação; bem como pela distribuição das fitofisionomias e do relevo. Os dados obtidos neste estudo podem auxiliar na definição de melhores táticas de manejo do fogo, permitindo predizer as condições adequadas para a prescrição de queimas, como também indica situações de perigo, especialmente em relação ao acúmulo de combustível, auxiliando no combate aos incêndios. Embora os dados encontrados sejam pertinentes, ainda é necessário que outros fatores sejam incorporados nas análises.

Referências

ARCGIS. ArgGis for SharePoint, Camadas de estilo, 2022. Disponível em: https://doc.arcgis.com/pt-br/sharepoint/latest/use-maps/use-style-options.htm. Acesso em: 24 nov. 2018.

BEZERRA, D. da S. et al. Análise dos focos de queimadas e seus impactos no Maranhão durante eventos de estiagem no período de 1998 a 2016. Revista Brasileira de Climatologia, v. 22, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v22i0.57337.

MOREIRA, F.; REGO, F. C.; FERREIRA, P. G. Temporal (1958-1995) pattern of change in a cultural landscape of northwestern Portugal: implications for fire occurrence. Landscape Ecology , Dordrecht, v. 16, n. 6, p. 557-567, 2001

VEGA-GARCIA, C.; CHUVIECO, E. Applying local measures of spatial heterogeneity to Landsat-TM images for predicting wildfire occurrence in Mediterranean landscapes. Landscape Ecology , Dordrecht, v. 21, n. 4, p. 595-605, 2006.

Downloads

Publicado

15/11/2019