Buscando Soluções Sustentáveis para Áreas Úmidas savânicas florestadas brasileiras via uso múlti

Autores

  • Eliana Paixão Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade/ PPG – ECB, Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas/ INCT-INAU.
  • Erica Cezarine Arruda Universidade de Cuiabá/UNIC, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas/ INCT-INAU
  • Wolfgang Junk Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas/ INCT-INAU
  • Cátia Nunes da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i2.775

Resumo

As áreas úmidas savânicas desempenham múltiplos serviços e produtos ambientais, portanto seu uso múltiplo deve ser incentivado. No Brasil as áreas úmidas savânicas se encontram no Pantanal, Rio Araguaia (Ilha do Bananal), Rio Guaporé e nos lavrados de Roraima. O Brasil, como signatário da Convenção Ramsar, deve compatibilizar suas políticas públicas, através do reconhecimento dos múltiplos valores das áreas úmidas, alcançando assim o uso racional dos seus recursos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. No Brasil, áreas úmidas savânicas não são contempladas na legislação especifica e a orientação de seu manejo uma vez reconhecida como área de uso restrito deverá atender aos princípios das Convenções Ramsar e da Diversidade Biológica. Frente as demandas por produtos florestais madeireiros e não-madeireiros fornecidos pelas áreas úmidas savânicas a adoção de planos de manejo diferenciados é necessária. Esta abordagem propõe formas de manejo ecologicamente benéficas, incorporando valores adicionais ao uso da terra e às formações florestais, além do valor comercial dos recursos madeireiros. O uso múltiplo em áreas úmidas é o tipo de manejo integrado e planejado, onde os vários usos dos recursos, devem estar interligados tornando-se uma estratégia viável para prolongar a disponibilidade dos recursos, o uso viável da terra e manter as características ecológicas desses ambientes. As principais vantagens do manejo de uso múltiplo são: uso diversificado dos recursos naturais, aumento do rendimento de produtos e serviços, desenvolvimento da produtividade florestal, envolvimento das partes interessadas na obtenção de benefícios de recursos naturais, diminuição dos conflitos sociais e degradação dos recursos florestais, o incentivo à manutenção de áreas florestadas e a proteção de sua biodiversidade, entre outros. Modelos de uso múltiplo para as áreas úmidas savânicas florestadas devem considerar seus valores múltiplos e suas interdependências, baseando-se principalmente nos princípios da sustentabilidade, sobretudo no uso integrado de recursos florestais madeireiros e não madeireiros. O conhecimento sobre as savanas florestadas de áreas úmidas e seu uso potencial devem ser divulgados e incentivados, para que seu uso seja realizado de forma sustentável garantindo seu aproveitamento por futuras gerações.

Downloads

Publicado

13/08/2020

Edição

Seção

Diagnóstico e manejo de áreas úmidas em áreas protegidas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)