Grupo Focal como Ferramenta para Construção Participativa e Desenvolvimento do Manejo Integrado do Fogo

Autores

  • Carolina Costa Rodrigues Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Wanderley Jorge da Silveira Junior Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Aloysio Souza de Moura Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Mariana Caroline Moreira Morelli Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Marco Aurélio Leite Fontes Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.928

Resumo

O Manejo Integrado do Fogo compreende uma abordagem contemporânea de gerenciamento do fogo que associa as realidades socioculturais e as necessidades ecológicas dos ecossistemas com abordagens tecnológicas para propor queimadas prescritas, e assim, prevenir, monitorar e combater grandes incêndios. Neste contexto, são necessários espaços que permitam a integração entre os atores sociais, pois muitas vezes há divergências nas percepções e conflito quanto ao uso do fogo. O Grupo Focal é uma estratégia de coleta de informações de um tema foco que privilegia um espaço de interação entre o grupo e o pesquisador/facilitador, sendo que este encoraja os participantes a ouvirem e compartilharem experiências. Este estudo objetivou verificar a experiência de Grupo Focal realizado em Carrancas, Minas Gerais, com diferentes atores sociais conhecedores das ocorrências e práticas de manejo do fogo, para identificar as dificuldades e levantar propostas em relação ao seu uso na gestão e conservação das áreas naturais. Participaram nove atores sociais, entre eles produtores rurais tradicionais, brigadistas, pessoas ligadas ao turismo e poder público. Foram utilizadas técnicas de Diagnóstico Rápido Participativo, como linha do tempo, gráfico histórico e mapeamento participativo, gerando descontração e envolvimento nas atividades. O diálogo possibilitou identificar a prática tradicional de queimadas controladas nos ecossistemas campestres e as mudanças culturais que contribuíram para o aumento dos incêndios nos últimos anos. Foi realizada a linha do tempo e a caracterização dos maiores incêndios, o levantamento de áreas suscetíveis, e ações que devem ser priorizadas para conservação dos ecossistemas naturais. Os diferentes cenários de fogo (queimadas e incêndios) realçam distintas percepções dos atores sociais em relação ao seu uso, existindo, assim, um conflito entre os produtores rurais tradicionais e os brigadistas, principalmente nas questões de manejo do fogo. O Grupo Focal se mostrou eficaz ao proporcionar o diálogo e maior interação entre os atores sociais, diminuindo os conflitos existentes, gerando a reflexão e subsídios à construção do conhecimento e de estratégias de gestão, manejo do fogo e conservação dos ecossistemas naturais.

Biografia do Autor

Carolina Costa Rodrigues, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutoranda em Engenharia Florestal na área de concentração Ecologia Florestal.

Wanderley Jorge da Silveira Junior, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutorando em Engenharia Florestal na área de concentração Ecologia Florestal.

Aloysio Souza de Moura, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutorando em Engenharia Florestal na área de concentração Ecologia Florestal.

Mariana Caroline Moreira Morelli, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutoranda em Engenharia Florestal na área de concentração Ecologia Florestal.

Marco Aurélio Leite Fontes, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Professor do departamento de Ciências Florestais, área de concentração Ecologia Florestal.

Referências

Albuquerque, U. D., Lucena, R. D., & Alencar, N. L. (2010). Métodos e técnicas para coleta de dados etnobiológicos. Métodos e técnicas na pesquisa etnobiológica e etnoecológica, 41-64.

de Souza, R. O., Fieker, C. Z., Reis, M. G., Bruno, S. F., Ribeiro, P. V., & Carvalho, C. M. S. (2017). Estratégias de integração entre pesquisa e manejo do fogo no Parque Nacional da Serra da Canastra como parte do desenvolvimento de um Programa de Manejo Integrado do fogo. Biodiversidade Brasileira, 6(2), 205-219.

Faria, A. D. C. (2006). Ferramentas de diálogo: qualificando o uso das técnicas de DRP-Diagnóstico Rural Participativo. MMA: IEB.

Geilfus, F. (2002). 80 herramientas para el desarrollo participativo: diagnóstico, planificación, monitoreo y Evaluación. IICA, San José (Costa Rica).

Mistry, J., Schmidt, I. B., Eloy, L., & Bilbao, B. (2019). New perspectives in fire management in South American savannas: The importance of intercultural governance. Ambio, 48(2), 172-179.

Schmidt, I. B., Fonseca, C. B., Ferreira, M. C., & Sato, M. N. (2016). Experiências internacionais de manejo integrado do fogo em áreas protegidas–recomendações para implementação de manejo integrado de fogo no Cerrado. Biodiversidade Brasileira, 6(2), 41-54.

Downloads

Publicado

15/11/2019

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)