Editorial

Authors

  • Carlos Frederico B.Loureiro Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade, Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ.
  • Cláudia Conceição Cunha Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais / CNPT, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade / ICMBio.
  • Maria Auxiliadora Drummond Laboratório de Sistemas Socioecológicos, Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG
  • Marta de Azevedo Irving Grupo de pesquisa “Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social”, Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ
  • Maryane Vieira Saisse Núcleo de Educação Ambiental, Jardim Botânico do Rio de Janeiro / JBRJ

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v4i1.435

Abstract

Em seu quarto ano de existência a revista Biodiversidade Brasileira nos apresenta um número temático dedicado à participação social na gestão pública da sociobiodiversidade. Apesar da temática estar presente de forma transversal nos outros números da revista, foi a primeira vez que tivemos um número totalmente dedicado a este, que é um dos objetivos estratégicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Assim, contribuir na divulgação e fortalecimento de experiências, assim como na reflexão sobre as possibilidades e desafios para a participação social na gestão pública da sociobiodiversidade em todos os níveis de governo e na sociedade civil, foi um dos objetivos desse número temático, oriundo de uma articulação entre Divisão de Gestão Participativa e da Coordenação de Apoio à Pesquisa do Instituto Chico Mendes, que encontrou eco em pessoas de diferentes setores da sociedade e em distintas regiões brasileiras, que assumiram para si esse desafio e enviaram artigos para a revista. Os doze artigos que compõem esse número temático expressam a diversidade de abordagens que podem ser feitas, todas com a preocupação de maior inserção da sociedade na tomada de decisão dos aspectos referentes à gestão das áreas protegidas. Os artigos abordam temas que se apresentam como desafios para todos os que atuam na gestão da sociobiodiversidade.

Published

14/05/2014