Pesquisa e Monitoramento como Subsídios para a Conservação dos Recursos Pesqueiros na Rebio do Abufari (Amazonas, Brasil)

Autores

  • Marcelo Bassols Raseira Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio
  • Leila de Sena Blos Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica – CEPAM/ICMBio
  • Cláudia Gemaque Gualberto Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica – CEPAM/ICMBio
  • Thatyla Luana Beck Farago Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA https://orcid.org/0000-0001-5901-4587
  • Jansen Alfredo Sampaio Zuanon Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA https://orcid.org/0000-0001-8354-2750
  • Marcela Juliana Albuquerque Silva Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ)

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v12i5.1815

Palavras-chave:

Termo de Compromisso , pesca, unidade de conservação, manejo, populações tradicionais

Resumo

A geração de conhecimentos voltados para o manejo de recursos naturais é fundamental para estabelecer estratégias de conservação da biodiversidade. Neste sentido, iniciativas de pesquisa, monitoramento, integração de conhecimento científico e empírico, com objetivos de conservação da ictiofauna estão sendo realizadas na Reserva Biológica do Abufari (Rebio do Abufari). Os resultados dessas iniciativas poderão subsidiar gestores e comunidades no manejo e estabelecimento de um Termo de Compromisso que minimize conflitos gerados pelo uso de recursos pesqueiros por populações tradicionais em uma unidade de conservação (UC) de uso direto. Um Diagnóstico Pesqueiro foi elaborado com a finalidade de caracterizar a pesca e sua importância na Rebio. Paralelamente, foi implementado um protocolo de Automonitoramento da Pesca, como parte do Subprograma Aquático Continental do Programa Monitora do ICMBio, em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas, para observar mudanças na atividade ao longo do tempo. Além disso, a UC integra o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração – Diversidade de peixes na várzea amazônica (PELD DIVA-CNPq), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, que visa produzir conhecimento sobre diversidade ictiofaunística e estoques pesqueiros em áreas de várzeas e descobrir como as comunidades de peixes reagem às diferentes ações de manejo e mudanças climáticas. Para promover o diálogo sobre os resultados das iniciativas entre os atores envolvidos, foi realizado em 2020 o primeiro Encontro dos Saberes na Rebio. Neste artigo descreveremos as atividades realizadas e principais resultados, visando a subsidiar a elaboração do Termo de Compromisso e estabelecer estratégias de conservação da ictiofauna que possam minimizar conflitos de interesses entre os diferentes atores. 

Biografia do Autor

Marcelo Bassols Raseira, Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio

Oceanografo pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1999), Mestre em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003) e possui MBA em Gestão de Pessoas por Competências e Coaching. Em 2004 entrou para o quadro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, na área de Recursos Pesqueiros IV, sendo o gerente do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Impacto do Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea - ProVárzea/Ibama e posteriormente, responsável pela Estatística Pesqueira do projeto e em 2007 nomeado o Coordenador do Projeto ProVárzea/Ibama. . Em 2007 foi lotado no Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMBio, exercendo o cargo de Chefe Interino do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica - CEPAM, sendo responsável também pela coordenação técnica do Projeto Manejo Integrado de Recursos Aquáticos na Amazônia - Aquabio, no Amazonas.Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais. Na Amazônia, possui experiência na várzea amazônica, gestão participativa, Acordos de Pesca e monitoramento e avaliação de impactos, além de trabalhos com cadeias de valores de peixes ornamentais e pirarucu. Atualmente vem trabalhando com gestão de projetos, avaliação de espécies ameaçadas de acordo com as categorias e critérios da IUCN e na elaboração e execução de planos de ação nacionais para espécies ameaçadas e com o monitoramento da biodiversidade aquática continental.

 

Cláudia Gemaque Gualberto, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica – CEPAM/ICMBio

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/, 2016). Com experiência na área de Ecologia e Biologia de Peixes de Água Doce, atuando principalmente nos seguintes temas: peixes de riachos, ecologia de populações, monitoramento de peixes. Atualmente bolsista DTI-B No.Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica – CEPAM/ICMBio desenvolvendo atividades relacionadas a monitoramento da biodiversidade aquática em Unidades de Conservação.

Thatyla Luana Beck Farago, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA

Bióloga, Doutora em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência nas áreas de Biologia e Ecologia Aquática, atuando principalmente nas área de ictiologia, ecologia trófica e ecofisiologia digestiva. No momento é bolsista PCI-DB pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e atua no projeto de longa duração PELD-DIVA.

Jansen Alfredo Sampaio Zuanon, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1990) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Pesquisador Titular III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência nas áreas de Ecologia e Taxonomia de Peixes de Água Doce, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, peixes, ecologia, ictiofauna e comunidades.

Referências

Andrade, G. B. 1981. Estudos efetuados para a criação da Reserva Biológica do Abufari - Rio Purus - Amazonas. Relatório do Projeto Polamazônia (Não publicado). Manaus, AM.

Antunes AP, et al. 2011. Rio, floresta e gente no baixo Purus: Saber e uso da biodiversidade da RDS Piagaçu-Purus. p. 167-195. In: Santos GM (Org.). Álbum Purus. Amazonas: Editora da Universidade Federal do Amazonas - EDUA. 344p.

Arrolho S, Rosa RD. 2010. Implementação de Unidades de Conservação no Interflúvio dos Rios Purus e Madeira, no Estado do Amazonas, Componente Ictiofauna. Secretaria de Desenvolvimento Sustentado do Amazonas, Manaus/AM.68 p.

Batista VS, et al. 2012. O Estado da Pesca na Amazônia, p. 13-30. In: Batista VS, Isaac VJN (eds.). Peixes e pesca no Solimões Amazonas: Uma avaliação integrada. Brasília, IBAMA/ProVárzea. 276p.

Brasil. 2000. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1°, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Diário Oficial da União. <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.html> (Acesso em 23/10/2020).

Brasil. 2002. Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002. Regulamenta artigos da Lei n° 9.985, de 18 de julho de 200, que dispõe sobre Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, e dá outras providências. Diário Oficial da União. (Acesso em 23/10/2020).

Brasil. 1982. Decreto Federal nº 87.585, de 20 de setembro de 1982. Cria a Reserva Biológica do Abufari.1982. Diário Oficial da União. Seção 1. 21/09/1982. p.17695

Campos-Silva JV, Peres CA. Community-based management induces rapid recovery of a high-value tropical freshwater fishery. Scientific Reports, 6(1): 1-13, 2016.

Costa DC, Marchand GA. O programa de monitoramento da biodiversidade e do uso sustentável de recursos naturais –ProBUC – como alternativa de monitoramento comunitário amazônico. Revista Monografias Ambientais - REMOA 14(3): 3383-339, 2014.

Duarte C. 2008. Ictiofauna associada às praias de desova de Quelônios no Baixo Rio Purus, Amazonas, Brasil. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior). INPA. 65p.

Duarte C, Rapp Py-Daniel LH, Deus CP. Fishes assemblages in two sandy beaches in lower Purus river, Amazonas, Brazil. Iheringia Sér. Zool, 100 (4): 319-328, 2010.

Ferrarini S.A. 2009. Rio Purus: História, Cultura e Ecologia, 1ª ed. São Paulo: FTD, 191p.

Gómez MNG. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, 32 (1): 60-76, 2003.

IBAMA. 2003. Portaria nº 29, de 31 de dezembro de 2002. Estabelece os critérios para a regulamentação, pelo IBAMA, de Acordos de Pesca definidos no âmbito de uma determinada comunidade pesqueira. Diário Oficial da União https://www.jusbrasil.com.br/diarios/DOU/2003/01/01 (Acesso em 21/06/2021).

ICMBio. 2011. Processo administrativo SEI nº 02088.000005/2011-11. Assunto: Termo de Compromisso com Comunitários da Barra de São Manoel, Parque Nacional do Juruena.

ICMBio. 2012. Instrução Normativa nº 002, de 30 de Junho de 2003. Estabelece diretrizes e regulamenta os procedimentos para a elaboração, implementação e monitoramento de termos de compromisso entre o Instituto Chico Mendes e populações tradicionais residentes em unidades de conservação onde a sua presença não seja admitida ou esteja em desacordo com os instrumentos de gestão. Diário Oficial da União de 06/07/2012 nº 130, Seção 1, pág. 84.

ICMBio. 2016. Diagnóstico Ambiental para Subsidiar a Elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do Interflúvio Purus-Madeira (BR-319) - Relatório Consolidado do Diagnóstico Ambiental Reserva Biológica do Abufari. Versão Final. Junho/2016. 53p.

ICMBio. 2017. Instrução Normativa nº 3 de 2017. Institui o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes. Diário Oficial da União https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/19281173/do1-2017-09-06-instrucao-normativa-n-3-de-4-de-setembro-de-2017-19280987 (Acesso em 21/06/2021).

ICMBio. 2018a. Plano de Manejo da Reserva Biológica do Abufari. Volume 1: Diagnóstico. Brasília. Fevereiro/2018. 93p.

ICMBio. 2018b. Plano de Manejo da Reserva Biológica do Abufari. Volume 2: Planejamento. Brasília. Fevereiro/2018. 93p.

ICMBio. 2019a. Diagnóstico Pesqueiro do Interior e Entorno Imediato da Reserva Biológica do Abufari, com indicativos do impacto da prática pesqueira sobre o recurso. Relatório Final. Tapauá-Amazonas. Abril/2019. 39p.

ICMBio. 2019b. Processo administrativo SEI nº 02120.000089/2019-91. Assunto: Termo de Compromisso: Elaboração de termos de compromisso com comunidades do rio Jaú - PARNA Jaú.

Junk WJ, Bayley PB, Sparks RE. The flood pulse concept in river—floodplain systems. Special Publication of the Canadian Journal of Fisheries and Aquatic Sciences 106: 10–127, 1989.

Lima MAL, Doria CRDC. Pescarias artesanais em comunidades ribeirinhas na Amazônia brasileira: perfil socioeconômico, conflitos e cenário da atividade. Ambiente & Sociedade, 15(2): 73-90, 2012.

Morales BF, Ota RP, Silva VDP, Deus CP. Ichthyofauna from floodplain lakes of Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus (RDS-PP), lower rio Purus. Biota Neotropica, 19(4): 1-11, 2019.

Pantoja-Lima J, 2007. Aspectos da Biologia Reprodutiva de Podocnemis expansa Schweigger, 1812, Podocnemis sextuberculata Cornalia, 1849 e Podocnemis unifilis Troschel, 1848 (Testudines, Podocnemididae) na Reserva Biológica do Abufari, Amazonas, Brasil. Dissertação (Mestrado Biologia Tropical e Recursos Naturais). INPA/UFAM. 73p.

Pantoja-Lima J. 2012. Integração de conhecimento ecológico tradicional e da ecologia de populações para a conservação de quelônios (Testudines: Podocnemididae) no Rio Purus, Amazonas, Brasil. Tese (Doutorado em Ecologia). INPA.123p.

Pantoja-Lima JP, Pezzuti JCB, Teixeira AS, Silva DF, Rêbelo GH, Monjelo LAS, Kemenes A. Seleção de locais de desova e sobrevivência de ninhos de quelônios Podocnemis no baixo Rio Purus, Amazonas, Brasil. Revista Colombiana de Ciencia Animal, 1(1): 37-59, 2009.

Pantoja-Lima J, Rebêlo GH, Pezzuti JCB. Spectacled (Caiman crocodilus) and black caiman (Melanosuchus niger) populations in the Abufari Biological Reserve, Amazonas, Brazil. Revista Colombiana de Ciencia Animal, 2(1): 33-44, 2010.

Pezzuti JCB, et al. 2008. Ecologia de quelônios Pelomedusídeos da Rebio Abufari. p. 127-173. In: Andrade PCM (Ed.) Criação e Manejo de Quelônios no Amazonas (Projeto Diagnóstico da Criação de Animais Silvestres no Estado do Amazonas). I Seminário de Criação e Manejo de Quelônios da Amazônia Ocidental. 2ed. ProVárzea/FAPEAM/SDS. Manaus/AM. 528p.

Pinha PRS, La Noce EM, Crossa M, Amoras AS. Acordos para Conservação da Reserva Biológica do Lago Piratuba. Biodiversidade Brasileira, 5(1): 32-58, 2015.

Queiroz LJ, Torrente-Vilara G, Ohara WM, Pires THS, Zuanon JAS, Doria CR. (Org). 2013. Peixes do Rio Madeira. Vol 1. 1ed. São Paulo. 402p.

Rapp Py-Daniel LH, Deus CP. 2003. Avaliação preliminar da ictiofauna e comentários sobre a pesca no baixo Rio Purus. p. 31-47. In: Deus CP, Silveira R, Rapp Py-Daniel LH (eds). Piagaçu-Purus: Bases científicas para a criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável. IDSM, Tefé, Amazonas. 83p.

Rossoni F, Amadio S, Ferreira E, Zuanon J.AS. Reproductive and population parameters of discus fish Symphysodon aequifasciatus Pellegrin, 1904 (Perciformes: Cichlidae) from Piagaçu-Purus Sustainable Development Reserve (RDS-PP), lower Purus River, Amazonas, Brazil. Neotropical Ichthyology, 8 (2):379-383, 2010.

Ruffino ML. 2005. Gestão do uso dos recursos pesqueiros na Amazônia. ProVárzea, IBAMA, MMA.120p.

Ruffino ML, Batista VS, Isaac VJ, Fabré NN, Almeida OT. 2012. Gestão da Pesca na Amazônia e seu Monitoramento, p. 251-276 In: Batista VS, Isaac VJN (eds.). Peixes e pesca no Solimões Amazonas: Uma avaliação integrada. Brasília, IBAMA/ProVárzea,. 276p

Santos GM, Santos ACM. Sustentabilidade da pesca na Amazônia. Estudos Avançados, 19 (54): 165-182, 2005.

Santos GM, Ferreira EJG, Zuanon JAS. 2006. Peixes Comerciais de Manaus. Manaus, IBAMA/AM, Provárzea. 144p.

Silvano RAM, Hallwass G, Lopes PFM, Ribeiro AR, Lima RP, Hasenack H, Juras AA, Begossi A. Co-management and spatial features contribute to secure fish abundance and fishing yields in tropical floodplain lakes. Ecosystems 17: 271–285, 2014.

Vazzoler AE. 1996. Biologia da reprodução de peixes teleósteos: teoria e prática. EDUEM, Maringá. 169p.

Wootton RJ. 1998. Ecology of teleost fish. The Netherlands: Kluwer Academic Publishers. Netherlands. In: Wootton, R.J.; Smith, C. 2015. Reproductive biology of teleost fishes. Hoboken, Wiley Blackwell. 499p.

Zhouri A, Laschefski K, Pereira, D. 2005. Introdução: desenvolvimento, sustentabilidade e conflitos socioambientais, p. 11-34. In: Zhouri A, Laschefski K, Pereira D (ORGs.). A insustentável leveza da política ambiental: desenvolvimento e conflitos socioambientais, Belo Horizonte. Autêntica. 288p.

Downloads

Publicado

01/11/2022

Edição

Seção

Manejo Comunitário de Recursos Naturais em Unidades de Conservação