O Reflexo do Olhar Nacional para as Autorizações para Prestação de Serviços de Apoio à Visitação em Unidades de Conservação Federais

Autores

  • Roberta Rayane Cunha Barbosa Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, Brasil
  • Carla Guaitanele Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, Brasil
  • Claudia Sacramento Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v12i3.1963

Palavras-chave:

Portarias nacionais , modelagem de processos

Resumo

O presente artigo é um relato da experiência trazida pela mudança no fluxo dos processos de autorização para a prestação de serviços de apoio à visitação nas unidades de conservação (UCs) federais. Apresenta os resultados de uma atuação prática de facilitação interna para o desenvolvimento da modelagem dos processos de autorização para prestação de serviços de apoio à visitação nas UCs federais, administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e desenvolvido pela Divisão de Ordenamento e Autorização para Visitação. A atuação contribui para a organização e o gerenciamento dos processos, com geração de resultados cumulativos significativos, em cumprimento ao princípio constitucional da eficiência na Administração Pública, além de atuar, também, na garantia do direito da população a um ambiente equilibrado. 

Referências

BPM CBOK. 2013. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento. ABPMP – Association of Business Process Management Professionals.

Crema & Faria. 2018. Rol de Oportunidades de Visitação em Unidades de Conservação – ROVUC. Organizadores: Allan Crema e Paulo Eduardo Pereira Faria. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Brasil, 1998. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Promulgada em 5 de outubro de 1988.

Brasil, 2006. Diretrizes para Visitação. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/estruturas/ascom_boletins/_ arquivos/livro.pdf> Acesso em: 30/03/2020.

Brasil, 2008. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Instrução Normativa n° 08/08. Diário Oficial da União. Brasília.

Brasil, 2016. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Instrução Normativa n° 02/16. Diário Oficial da União. Brasília.

ICMBio, 2020. Relatório de monitoramento da visitação em unidades de conservação federais em 2020. Brasília.

ICMBio, 2018. Instrução Normativa nº 05, de 1º de junho de 2018. Brasília, 2018. Disponível em: http:// www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/portarias/ intrucao_normativa_5_2018.pdf.

Breves, et al. Monitoramento da Visitação em Unidades de Conservação Federais: Resultados de 2019 e breve panorama histórico. BREVES, G.S.S; BARBOSA, E.F.P; GARDA, A. B; SOUZA, T. V. S. B. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/ centraisdeconteudo/publicacoes/publicacoesdiversas/ monitoramento_visitacao_em_ucs_federais_ resultados_2019_breve_panorama_histor ico.pdf. Acesso em: 30/03/2020.

Chiavenato. 2003. Introdução a Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. CHIAVENATO, I. Rio de Janeiro: Elsevier 7. ed.

ENAP. 2015. Introdução à Gestão de Processos: Módulo 1 – Introdução e conceitos básicos. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.

Ferreira, et al. Percepções do impacto da COVID-19 no Turismo outdoor no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Journal of Tour sm & Development, nº 36, vol. 1, 2021.

Gauss. Mapeamento e Gestão por Processo. GAUSS.C.G. Disponível em: guassconsulting.com.br. 2018.

Kipper, et al. Gestão por Processos: Comparação e análise entre metodologias para implantação da gestão orientada a processos e seus principais conceitos. KIPPER, L. M.; Ellwanger MC. et al, Santa Cruz do Sul, v. 15, n. 2, p. 89-99, jul./dez.

Motta. 2001. Transformação Organizacional: teoria e a prática de inovar. MOTTA, Paulo Roberto. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Pavani Júnior, Scucuglia. 2011. Mapeamento e Gestão por Processos – BPM: Gestão orientada à entrega por meio de objetos. PAVANI JÚNIOR, O.; SCUCUGLIA, R. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda.

Souza. 2017. Contribuições do Turismo em Unidades de Conservação Federais. SOUZA, T.V.S.B. et al.

Downloads

Publicado

01/04/2022

Edição

Seção

Gestão do Uso Público: Turismo e Lazer em Áreas Protegidas