Programa de Abertura de Escalada em Rocha na Floresta Nacional de Ipanema

Autores

  • Pietro Scarascia Instituto Manacá, Brasil.
  • Hiago Ermenegildo Instituto Manacá, Brasil.
  • Rafael Ferreira Costa Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, Brasil
  • Maria Helena Reinhardt de Almeida Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v12i3.1970

Palavras-chave:

Monitoramento, urubu-rei, escalada em rocha, visitação

Resumo

A Floresta Nacional de Ipanema (FNI), além de sua importância ambiental e histórica, é um relevante atrativo turístico regional. A demanda social por mais e melhores atividades recreacionais em contato com a natureza na UC aumentou nas últimas décadas e culminou em um projeto de abertura de vias de escalada de forma sustentável na FNI. A execução do projeto é fruto de um trabalho conjunto do Instituto Manacá com o ICMBio, e teve apoio financeiro da SOS Mata Atlântica. Para execução do projeto, foram mapeadas área com potencial para escalada no Morro Araçoiaba e áreas de ocorrência ou nidificação do urubu-rei (Sarcoramphus papa), buscando identificar locais apropriados para implementação de vias de escalada que não impactassem no comportamento da espécie. Após essa etapa, foram realizadas diferentes atividades para estruturar a atividade na FNI como capacitação dos condutores, implantação de vias de escalada e abertura e sinalização de trilhas, elaboração do plano de uso público para prática de escalada, elaboração de um guia digital para os escaladores, entre outros produtos e serviços. Dos 17 setores de escalada mapeados, foram implantados 5, com diferentes vias de escalada em cada setor. Após a abertura dos setores de escalada, notou-se a presença contínua de escaladores na FNI e a maior parte desse público avaliou o atrativo como excelente ou bom. O desafio é continuar monitorando os impactos da atividade e envolvendo a comunidade de escaladores na gestão da FNI e na solução de possíveis problemas ocasionados pela atividade. 

Referências

APA (ACCESO PANAM) Manejo de Escalada: Manual sobre Questões Atuais e a Produção de um Plano de Manejo. Rio de Janeiro, RJ, 2017. 143p.

Barros JBG. Ecologia e Conservação da Onça Parda (Puma concolor Linnaeus, 1771) no Parque Estadual do Rio Doce (PERD) e Entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB), Minas Gerais. Tese de Doutorado. Viçosa, UFV. 2009.

Bibby CJ, Burgess ND, DA H. Bird census techniques. Academic Press, London. 1993.

BRASIL (Diário Oficial da União) Sistema Nacional de Unidades de Conservação: Lei n° 9.985 de 18 de julho de 2000.

Carvalho Filho EPM, Zorzin G, Specht GVA. Breeding biology of the King Vulture (Sarcoramphus papa) in southeastern Brazil. Ornitologia Neotropical. Ed. 15, n. 2, p. 219-224, 2004.

Cavazere V et al. Museum Collection Indicate Bird Defaunation in a Biodiversity Hotspot. Biota Neotropica. Ed. 7, n. 4, p. 1-18, 2017.

CEAPM (Comunidade de Ensino e Aprendizagem em Planejamento de Unidade de Conservação). Lições Aprendidas sobre Zoneamento em Unidades de Conservação. Ed. 1, 2015. 60p. Disponível em: www.wwf.org.br/informações/biblioteca. Acesso em: 24/11/2017-A.

CEAPM____. Lições Aprendidas sobre a Etapa de Planejamento em Planos de Manejo de UC. Ed. 1, p. 74, 2015. Disponível em: www.wwf.org.br/informações/ biblioteca. Acesso em: 25/11/2017.

DEVELEY PF. Métodos para estudos com aves. In: Cullen Junior L, Rudran R, Valladares-Padua C. (org.). Métodos de Estudos em Biologia da Conservação & Manejo da Vida Silvestre. Curitiba, UFPR. Ed. 2, Cap. 6, p. 153-168, 2006.

IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Roteiro Metodológico de Planejamento: Parque Nacional, Reserva Biológica, Estação Ecológica. Brasília, DF.1 ed. 2002. 136p.

ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Plano de Manejo da Floresta Nacional de Ipanema. Brasília, DF. 2017. 306p.

ICMBio____ Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume I, 1. ed. Brasília, DF. 2018. 492p.

ICMBio____ Monitoramento da visitação em Unidades de Conservação Federais: Resultados de 2019 e breve panorama histórico. Brasília, DF. Ed. 1. 2020-A.

ICMBio____ Orientações Metodológicas para Elaboração de Planos de Uso Público em Unidades de Conservação. Brasília, DF. Ed. 2, 2020-B.

ICMBio____ Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Manejo de Florestas Nacionais. Brasília, DF. Ed. 1, 2009.

ICMBio____ ROVUC – ROL de Oportunidades de Visitação em Unidades de Conservação. Brasília, DF. Ed. 2, 2020-C.

ICMBio____. Roteiro Metodológico para Manejo de Impactos de Visitação. Brasília, DF. 2011.

Menezes PC. Sinalização de trilhas: Guia Prático. Rio de Janeiro, RJ. 2014. 77p.

MMA (Ministérios do Meio Ambiente). Diretrizes para Visitação em Unidades de Conservação, MMA, Brasília, 2006.

MTUR (Ministérios do Turismo). Estudo da Demanda Turística Internacional. Revista Dados & Informações do Turismo no Brasil. O Turista Internacional no Brasil. Ed. 1, 2018. 200p.

MTUR (Ministérios do Turismo). Mapa do Turismo 2019-2021. Disponível em: www.mapa.turismo.gov.br/ mapa/init.html#/home. Acesso em: 29/03/2021.

Ribeiro AS. Dividir e Conquistas: manual de abertura de vias de escalada. Rio de Janeiro, RJ. Ed. 2ª, 2013. 139p.

RTHA (Região Turística: História & Aventura). Plano Regional de Turismo. Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Iperó, Sorocaba & Votorantim, SP. Ed. 1, 2020. 184p.

Sick H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.

Silva, C. & Regalado BL. Nidificação em cavidade rochosa por urubu-rei (Sarcoramphus papa) (Falconiformes: Cathartidae) no Morro de Araçoiaba (Floresta Nacional de Ipanema–Iperó, São Paulo). Boletim CEO. Ed. 13, n. 2, p. 4-8, 1998.

Silva C & Regalado BL. Nidificação em cavidade rochosa por urubu-rei (Sarcoramphus papa) (Falconiformes: Cathartidae) no Morro de Araçoiaba (Floresta Nacional de Ipanema–Iperó, São Paulo). Boletim CEO. Ed. 13, n. 2, p. 4-8, 1998.

Downloads

Publicado

01/04/2022

Edição

Seção

Gestão do Uso Público: Turismo e Lazer em Áreas Protegidas