<b>Interferência humana no estabelecimento e distribuição de <i>Furcraea foetida</i> (L.) Haw (Agavaceae) na Praia Mole, Ilha de Santa Catarina, Brasil: uma interface entre etnobotânica e espécies exóticas invasoras</b>

Autores

  • Ariana Sousa de Moraes Sarmento Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
  • Cristiana Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
  • Tânia Tarabini Castellani Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
  • Natalia Hanazaki Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v3i2.325

Resumo

Furcraea foetida é uma espécie com histórico de invasão em ambientes costeiros de solos arenosos. No Brasil, é considerada exótica invasora e ocorre em diversas regiões da Ilha de Santa Catarina. Esse estudo objetiva verificar a interferência humana no estabelecimento e distribuição da espécie na Praia Mole, Florianópolis, SC, e obter indicativos do histórico de uso nesta região. Realizaram-se 25 entrevistas semi-estruturadas com uso de estímulo visual com moradores ou frequentadores assíduos desta localidade que vivenciaram ou ouviram falar de experiências de utilização da espécie. Obtiveram-se relatos de uso da inflorescência, da folha e também da planta inteira, apesar de hoje seu valor e uso restringirem-se à ornamentação. Percebe-se que há interferência da comunidade local no estabelecimento e distribuição da espécie, entretanto sugere-se que essa ocorreu, principalmente, através dos hábitos de coleta do material e da frequência de uso, não do plantio direto da espécie. Conclui-se que estudos acerca da inter-relação da população com o ambiente são fundamentais no planejamento de ações de manejo de espécies exóticas invasoras.

Biografia do Autor

Ariana Sousa de Moraes Sarmento, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

Graduanda em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnobiologia, Ecologia Humana, conservação, invasão biológica e Educação Ambiental.

Cristiana Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Departamento de Ecologia e Zoologia/ECZ. Atuando na área de invasão biológica em ambientes costeiros, com ênfase em estudos de demografia e genética de populações de espécie vegetal com estratégia reprodutiva exclusivamente clonal.

Tânia Tarabini Castellani, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

Departamento de Ecologia e Zoologia/ECZ, Laboratório de Ecologia Vegetal/LEV. Tem experiência na área de Ecologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: duna frontal, dinâmica de praia, Dinâmica de populações, Ipomoea pes-caprae.

Natalia Hanazaki, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

Departamento de Ecologia e Zoologia/ECZ, Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica/LEHE. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia humana, etnoecologia, etnobiologia, etnobotânica e conservação.

Downloads

Publicado

08/03/2014