Etapas Prioritárias para uso de Dados Remotos e Sistemas de Informações Geográficas em Planejamento de Inventário, Avaliação e Monitoramento de Áreas Úmidas

Autores

  • Stela Rosa Amaral Gonçalves Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT Instituto Nacional de Pesquisas em Áreas Úmidas - INAU.
  • Cátia Nunes da Cunha Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas/INAU, Departamento de Botânica e Ecologia, Cuiabá/MT, CEP: 78060-900, Brasil.
  • Wolfgang Johannes Junk Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas/INAU, Cuiabá/MT, CEP: 78060-900, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i2.766

Resumo

A integração de dados remotos e de sistema de informação geográfica (SIG) tem a capacidade
de fornecer informações, avaliar e monitorar sítios Ramsar e outras áreas úmidas (AUs) no tempo e no espaço. Assim, sabendo-se da necessidade que o Brasil possui de realizar, na prática, as diretrizes da Convenção Ramsar, são necessárias orientações para o planejamento de inventário, a avaliação e o monitoramento de AUs utilizando dados remotos e SIG. Neste trabalho, definiram-se passos integrados e orientações para garantir a realização de um inventário de AUs e atender às ações da atual Estratégia Nacional de Conservação e Uso Sustentável das Áreas Úmidas do Brasil.

Biografia do Autor

Stela Rosa Amaral Gonçalves, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT Instituto Nacional de Pesquisas em Áreas Úmidas - INAU.

Possui graduação em Engenharia Ambiental e mestrado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é doutoranda da Universidade Federal de Mato Grosso no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade. Tem experiência na área de Meio Ambiente e Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sistema de informação geográfica e ecologia de áreas úmidas.

Cátia Nunes da Cunha, Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas/INAU, Departamento de Botânica e Ecologia, Cuiabá/MT, CEP: 78060-900, Brasil.

Cátia Nunes da Cunha doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Fez pós-doutorado em Ecologia de áreas úmidas no Max-Planck Institut für Limnology, Tropical Ecology Group - Alemanha. É professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso, Depto Botânica e Ecologia. Membro do comitê científico e organizador do 8th International Wetland Conference, 2008 realizado em Cuiabá-MT, membro do comitê cientifico 9th IWC 2012, Orlando Fl, EUA. Membro organizador e Comite cientifico do I, II e III Congresso Nacional de Áreas Úmidas (CONBRAU), Membro do Science Wetland Society e do Global Wetland Consortium. Pesquisadora e Coordenadora do Laboratório Associado Biodiversidade e Manejo de áreas úmidas- INCT - Áreas úmidas (INAU)/CNPq- UFMT, Coordena o Núcleo de Estudos Ecológicos do Pantanal (NEPA), UFMT. Fez parte do Grupo de trabalho que elaborou bases cientificas para Identificação e Caracterização das Áreas Úmidas Brasileiras, e a Classificação de Macrohabitats do Pantanal para fins de gestão. Participa do Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) como responsável pelas bases cientificas para suporte a Conservação e Uso do Pantanal. Orientadora em programas de pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, IB/UFMT e da rede Centro Oeste de doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade (PPGBB-MT). Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica são: Pantanal, Cambarazal, Biodiversidade, Macrohabitats, Vegetação, Áreas Úmidas, Conservação, Planta ?encroachment? no Pantanal.

Wolfgang Johannes Junk, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas/INAU, Cuiabá/MT, CEP: 78060-900, Brasil.

Possui graduação em Zoologia, Botanica, Química, Oceanografia e Limnologia pela Universidade CAU em Kiel (Christian-Albrechts Universität) (1966) e doutorado em Zoologia, Botânica, Química, Oceanografia e Limnologia pela Universidade de Kiel (Christian-Albrechts Universität) (1970). Tenho livre docência em Ecologia Tropical (1990), e sou Pesquisador Senior e líder do Grupo Ecologia Tropical no Instituto Max Planck para Limnologia em Ploen, Alemanha, o qual é pertencente à Sociedade Max Planck. Sou coordenador/pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) , pesquisador visitante da Universidade Federal de Mato Grosso e professor catedrático da Universidade de Hamburgo na Alemanha. Desde Julho 2007 sou aposentado na Alemanha, mas continuo com as minhas atividades de pesquisa e ensino no INPA e na UFMT. Desde Julho 2007 sou Professor visitante da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Sou expert na área de Ecologia Tropical, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia tropical da Amazônia e Pantanal, com ênfase em áreas alagáveis, ciclos de nutrientes, produçao primária, decomposicao, macrófitas aquáticas, peixes, floresta alagada, biodiversidade e manejo sustentável. Desde 2008 sou coordenador cientifico do INCT-INAU.

Downloads

Publicado

13/08/2020

Edição

Seção

Diagnóstico e manejo de áreas úmidas em áreas protegidas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)